Solicitação de fornecimento
Contextualização
O processo de solicitação de fornecimento é um dos principais do sistema, pois, é a partir dele que o cadastro das unidades consumidoras é efetuado. Composto de diversas partes, o processo pode ser pequeno, contando com a solicitação, vistoria e ligação da unidade ou extenso, com gerenciamentos de obras na rede elétrica, vistorias, adequação do padrão de medição até que seja possível a ligação.
Objetivo
A partir deste manual, o processo será demonstrado por etapas para visualização de seu funcionamento dentro do sistema, também serão apresentadas quais as obrigatoriedades, possibilidades e como ocorre o gerenciamento de prazos. Dúvidas e erros poderão ser buscados dentro deste manual, para direcionamento de como tratar a situação e avanço do processo para sua correta conclusão.
Parametrização
Para o correto funcionamento do processo de solicitação de fornecimento, algumas parametrizações precisam ser definidas, entre elas estão.
- Taxas e serviços
- Cancela convênios BCC de UC existente.
- Telas do atendimento
- Informar UC no BC.
- Bloquear data de cadastro no BCC.
- Carregar perímetro no cadastro BCC.
- Itens
- 2º BCC reprovado.
- Outros parâmetros de instalação
- Verificar Seq. leitura na aprovação BCC.
- Alterar data ligação na aprovação BCC.
- Analisar pedido de ligação BCC.
- CRM
- Watts por m² construído.
- WorkFlow
- Processo utilizado para BCC.
Observação
O parâmetro referente ao WorkFlow aplica-se apenas aos clientes que utilizam esta ferramenta.
Para mais detalhes de como funciona cada parametrização, clicar nos títulos destacados na cor azul, em cada linha.
Um redirecionamento será feito para os respectivos manuais. Em seguida, basta buscar pelo item indicado logo abaixo de cada título.
Processo
Para iniciar um processo de solicitação de fornecimento, é necessário averiguar se existe o cadastro do consumidor no sistema, não havendo, deve-se primeiramente efetuar este cadastro para depois efetuar a solicitação.
E2 CRM
Cadastro do consumidor
O cadastro de um novo consumidor, ocorre apenas pelo E2 CRM e deve ser lançado pelo seguinte caminho.
- Caminho: E2 CRM > Iniciar atendimento > Novo consumidor.
Ao acessar este caminho, será visualizada uma nova tela com quatro abas, sendo elas Identificação, Dados Adicionais, Associado e Ligação.
Identificação
A primeira aba do cadastro de consumidores, tem como objetivo a coleta dos principais dados pessoais do consumidor como nome, endereço, CPF, E-mail, celular e data de cadastro.
Nesta tela, os campos Município, Bairro e Rua possuem pré-cadastro para seu preenchimento, este cadastro está localizado no caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Endereços > Municípios, Bairros ou Ruas.
Dados adicionais
Na aba seguinte, são informados dados adicionais a respeito do consumidor, como nome dos pais, estado civil, empresa em que trabalha, profissão, data de nascimento, entre outros.
Nesta tela, os campos Nacionalidade e CNAE possuem pré-cadastro para seu preenchimento, este cadastro está localizado nos caminhos.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Endereços > Nacionalidade.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Consumidores > CNAE.
Associado
Na terceira aba, são preenchidos dados referente a associação do consumidor a distribuidora. Caso seja definido que ele é associado serão habilitados os campos para preenchimento das informações desta associação, mas se for definido que ele é vinculado apenas o campo de matrícula será habilitado para preenchimento.
Nesta tela, apenas o campo Local votação possui pré-cadastro para seu preenchimento, este cadastro está localizado no caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Cooperados > Locais de votação.
Ligação
A quarta e última aba, destina-se a informações sobre qual será a ligação da unidade que o consumidor vier a ligar, seu preenchimento não é obrigatório.
Nesta tela, os campos Classe, Subclasse e Local de entrega possuem pré-cadastro para seu preenchimento, este cadastro está localizado nos caminhos.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Consumidores > Classes.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Consumidores > Classes > Buscar pela classe > Mais opções > Subclasses.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Locais de entrega.
Solicitação de fornecimento
Para lançar uma solicitação de fornecimento, deve-se acessar o E2 CRM no seguinte caminho.
- Caminho: E2 CRM > Iniciar atendimento > Buscar pelo consumidor > Consumidor > Solicitação de fornecimento > Novo.
Ao acessar esta tela, será observada a divisão de 8 abas para preenchimento com informações desta nova ligação. Sendo estes Dados do consumidor, Equipamentos, Categorização, Dados da UC, Dívidas, Vistoria, Outros e Documentos.
Dados do consumidor
Nesta aba, são apresentadas informações a partir do que foi preenchido no cadastro do consumidor, apenas para visualização, as únicas ações possíveis nesta aba são através dos botões Consumidor, Recadastrar e Movto quotas.
A partir do botão Consumidor, uma nova tela é apresentada com as mesmas abas do cadastro do consumidor com as informações que foram preenchidas, neste momento apenas é possível visualizar, com exceção da informação "Nacionalidade" e "Data nasc. conj." que são apresentados habilitados para edição.
Já no botão Recadastrar, é possível alterar todas as informações do cadastro do consumidor, conforme for identificada a necessidade.
Por fim, no botão Movto quotas, é possível lançar uma subscrição para o consumidor.
Equipamentos
Na aba seguinte, Equipamentos, deverá ser informado todos os novos equipamentos que a UC possui.
Para realizar esta ação, deve-se selecionar os equipamentos na listagem à esquerda e então clicar nas setas que se encontram entre as duas listas, a seta apontada para direita insere um novo equipamento.
Já a seta apontada para a esquerda, retira da lista que está à direita o equipamento que for selecionado. Ainda na lista localizada à direita, é possível definir a quantia que o consumidor possui de determinado equipamento, através da coluna Quantidade.
Para facilitar este processo de identificação das novas aquisições do consumidor, esta tela conta com um filtro composto por dois campos, Filtrar equipamentos pela classe que ao ser preenchido com Sim habilita o campo Classe.
No campo habilitado, ao preencher a qual classe a UC do consumidor pertence, automaticamente a lista a esquerda se reajusta conforme os equipamentos disponíveis para a classe escolhida.
Esta filtragem só é possível caso o cadastro de cada equipamento seja realizado de forma correta, para isso deve-se acessar o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Faturamento > Listas > Consumidores > Equipamentos.
Se já houver o cadastro, clicar no ícone de lápis
localizado na primeira coluna, mas se for necessário criar um novo registro, então clicar em Novo. Para ambas as
situações, na tela que for exibida, será possível visualizar uma seção intitulada Classes com alguns checkbox
.
Para cada classe que for marcada, o sistema apresentará o equipamento em questão em sua listagem, conforme a classe selecionada posteriormente. Mas para as classes que não forem marcadas, não se fará a apresentação do equipamento.
Na parte inferior da aba de equipamentos, há quatro campos, os dois primeiros habilitados e os dois últimos desabilitados. O primeiro campo possui a seguinte descrição, "Possui comprovação de carga" e deve ser preenchido com Sim ou Não, o segundo campo é o "Área construída" e deve ser preenchido com a metragem quadrada da unidade consumidora.
O terceiro campo é a quantia de "Watts" por metro quadrado construído, preenchido a partir de cálculo interno com base na metragem da UC e por fim o campo "Watts total", onde a medida que são selecionados os equipamentos na listagem acima, a somatória dos watts é feita e demonstrada automaticamente neste campo.
Além da somatória dos equipamentos, é contabilizado também o valor dos watts calculados no campo anterior.
Observação
O cálculo dos watts por metro quadrado construído, constitui-se da metragem informada multiplicada pelo valor preenchido em parametrização, resultando então na quantia de watts.
Qualquer valor preenchido será utilizado para efetuar o cálculo, inclusive 0, que neste caso sempre resultará em 0. O parâmetro mencionado encontra-se no seguinte caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Parametrização > CRM > Solicitação de fornecimento > Watts por m² construído.
Categorização
Na aba de categorização, é selecionada a tensão de fornecimento que a nova UC utilizará, para isso existem duas sub-abas, uma chamada Sugerida e outra chamada Aplicada.
Como os próprios nomes sugerem, na sub-aba Sugerida, o sistema faz um cálculo conforme os equipamentos informados na tela anterior, Equipamentos, e então sugere qual a melhor tensão, ou seja, a que se adéqua a necessidade da unidade.
Caso hajam mais de uma tensão que possa atender a UC, o botão Outras sugeridas ficará habilitado e clicando neste, será possível acessar e optar entre as sugestões do sistema.
Na sub-aba Aplicada, visualiza-se a tensão que efetivamente será instalada na UC, caso o consumidor solicite uma tensão diferente, basta marcar o checkbox
Alterar e então clicar no botão
Selecionar que ficará habilitado, por fim escolher a opção de tensão desejada.
As opções demonstradas na tela de Configurações das categorias acessada pelo botão Selecionar, são cadastradas a partir do caminho.
- Caminho: E2 Comercial > CRM > Listas > Solicitação de fornecimento > Configurações das categorias.
Onde é possível editar as categorias já cadastradas, por meio do ícone de lápis
localizado na primeira coluna dos registros; criar novas categorias através do botão Novo e por fim, definir a quantia de demanda contratada de cada categoria,
para isso selecionar o registro da categoria e clicar em Mais opções, em seguida selecionar a opção Demanda contratada.
É possível observar ainda na tela de categorização, um espaço destinado à configuração de cobranças, intitulado Taxas. Esta cobrança se aplica em casos onde o consumidor solicita uma categoria maior do que a sugerida, assim é cobrada uma taxa referente ao investimento de recursos necessários para este atendimento.
Para mais informações a respeito do item e de sua configuração necessária na parametrização, acesse o manual de parametrização da seção Itens clicando aqui e desça até o fim da página para localizar o item Taxa de categorização.
Em seguida é observado o campo "Análise projeto" que conforme a categoria escolhida, pode ficar habilitado para seleção do projeto elétrico, assim através do campo pode-se selecionar um projeto existente.
Ou então, criar um novo projeto diretamente através da tela de análise de projetos, acessada pelo botão de lupa , localizado ao fim do campo análise projeto. Esta mesma tela também é acessada através do sistema E2 CRM.
- Caminho: E2 CRM > Iniciar atendimento > Buscar pelo consumidor > Consumidor > Solicitação de serviço > Análise de projeto elétrico.
Na tela de análise de projetos, visualizam-se alguns filtros para pesquisa do projeto e um botão intitulado Novo, após encontrar ou criar, basta selecionar o registro para fazer sua vinculação ao processo de solicitação de fornecimento.
Por fim, há também o botão Reprovar por falta de projeto elétrico que de forma semelhante ao campo "Análise projeto" passa a ficar habilitado quando a categoria selecionada exige projeto elétrico, neste caso, se não existir o projeto é possível encerrar a solicitação através desta opção.
Observação
Para que seja possível encerrar a solicitação de fornecimento por falta de projeto elétrico, é necessário preencher as demais abas do processo e por fim retornar a aba de categorização para então reprová-lo.
Dados da UC
Na aba Dados da UC, são preenchidas informações a respeito da unidade consumidora. Como primeiro campo encontra-se o questionamento "Possui escritura", onde deve-se preencher com Sim ou Não, como segundo campo ao lado deste, está o "Tipo especial" que pode ser preenchido conforme as opções pre-cadastradas no E2 COM.
Este campo, tipo especial, pode ser utilizado para adicionar uma marcação a UC, a fim de que posteriormente possam ser realizadas ações especificamente com as UCs pertencentes a um determinado tipo. O cadastro se localiza em.
- Caminho: E2 Comercial > Faturamento > Listas > Consumidores > Tipos especiais.
O próximo campo é o "Perímetro", que pode ser preenchido conforme as três opções disponíveis Alterar para rural, Urbano conforme bairro ou Não informado, abaixo deste campo tem-se o espaço para "Telefone" e ao lado deste último o espaço para informar o "Celular", ambos os campos exigem pelo menos a inserção de 8 dígitos.
Para encerrar a primeira parte da aba dados da uc, há o campo "E-mail", onde pode-se informar um endereço de e-mail. Caso o consumidor possua mais de um endereço
eletrônico e deseje informá-los, é possível clicar no botão ao fim do campo com o símbolo de reticências ,
para que uma nova janela seja exibida e se faça o cadastro dos demais e-mails.
Há ainda um checkbox Fatura e-mail, para definir
que o envio das faturas ocorra via envio de e-mail, ao marcá-lo, um segundo checkbox
é exibido, Doc. impresso para definir se mesmo com o envio por e-mail a fatura ainda deve ser impressa em campo.
Atenção
Para que a opção de envio de fatura por e-mail funcione corretamente, é necessário utilizar o sistema E2 SMS.
Como segunda parte da aba dados da UC, existem outras 4 sub-abas, que serão descritas em sequência a seguir.
- Endereço
Esta sub-aba, destina-se ao preenchimento dos dados referentes a localização geográfica da UC, para isso solicita-se Município, Bairro, Rota, Sequência, Rua, CEP, N°, Complemento, Lote e Quadra.
Destes campos município, bairro, rua, CEP e complemento são obrigatórios, os demais campos podem ser preenchidos posteriormente em uma etapa mais adiante.
Como último campo desta sub-aba tem-se a opção de Visualizar no mapa, a partir do CEP preenchido é possível visualizar a localização da UC no mapa.
Observação
Para que a opção Visualizar no mapa, funcione corretamente, é necessário possuir o produto E2 CRM Mapa. Para mais informações deste produto, entrar em contato com a equipe de suporte E2 CRM.
- Faturamento
Para sub-aba faturamento, a configuração de campos se ajusta conforme a classe escolhida para a UC. Para classe Residencial, além dos campos comuns as demais classes, há apenas um campo exclusivo sendo este o "Informar baixa renda" onde as opções são Normal para determinar que a UC não contará com o benefício e Solicitar baixa renda para posteriormente tornar a UC pertencente as UCs baixa renda.
Para as classes Industrial e Comercial além dos campos comuns as demais classes, o campo "Benefício tributário" é apresentado para definição. Já para a classe Rural são apresentados os campos "N° produtor rural" e "Validade do n°".
Com exceção da classe residencial, para todas as demais é apresentado o campo "Subclasse". Além dos campos exclusivos para algumas classes apresentados acima, outros campos, aqui identificados como "campos comuns as demais classes", que constam em tela são.
"Tarifa" para determinar qual será a tarifa a ser aplicada no faturamento da UC, "Tributado" com preenchimento optando entre Sim ou Não, para aplicação de tributação na fatura.
O checkbox Serviço essencial para
identificar a UC como prestadora/utilizadora de serviço essencial, onde consequentemente não pode haver interrupção de energia e o
checkbox
Iluminação pública para definir
se será aplicada cobrança referente a iluminação pública na fatura da UC.
- Cobrança
Na sub-aba cobrança, são definidas informações a respeito da forma de cobrança do valor da fatura. Os 4 primeiros campos estão relacionados entre si e dependem do preenchimento do primeiro campo que se trata do "Débito em conta", caso seja preenchido com Não, os 3 campos seguintes permanecerão desabilitados. Mas se preenchido com Sim, então são habilitados os campos "Banco", "Agência" e "Conta corrente".
O preenchimento do campo banco, é efetuado por meio de lista pré-cadastrada no sistema E2 Comercial.
- Caminho: E2Com > Comercial > Arrecadação > Listas > Geral > Agente arrecadador.
O mesmo ocorre com o campo agência, que também possui pré-cadastro pelo sistema E2 Comercial.
- Caminho: E2Com > Comercial > Arrecadação > Listas > Geral > Agente arrecadador > Selecionar o agente > Mais opções > Agências.
Em seguida observa-se o campo "Vencimento" onde define-se o dia para vencimento da fatura, os dias disponíveis para definição são pré-cadastrados no sistema através do E2 Comercial, através do caminho.
- Caminho: E2Com > Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Dias permitidos para vencimento.
Abaixo visualiza-se o campo "Programa de incentivo", que pode ser preenchido com uma das opções pré-definidas internamente no sistema, ele destina-se a informar se a UC conta com algum programa que forneça subsidio, para abatimento de parte do valor da fatura.
Ao lado do campo anterior, está o campo "Propriedade atendida" que tem como opções de preenchimento Sim ou Não, trata-se de informação quanto a unidade já possuir cadastro junto a distribuidora.
Por fim tem-se o campo "Entrega", onde define-se como ocorrerá a entrega da fatura impressa, as opções apresentadas para preenchimento deste campo, são pré-cadastradas no sistema E2 Comercial.
- Caminho: E2Com > Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Locais de entrega.
- Entrega
Na sub-aba entrega, define-se dados para realização da entrega da fatura. Para isso preenche-se pelo menos duas informações principais, a primeira é o campo "Entrega da fatura" onde há duas opções possíveis Pelo correio ou Pela empresa.
Caso opte-se pela entrega pelo correio, então será necessário definir em qual endereço esta entrega ocorrerá, mas se for optado pela entrega pela empresa, então devera ser preenchido o campo "No endereço" que por sua vez, também possui duas opções possíveis, Do próprio consumidor ou De outro consumidor.
Caso escolha-se o endereço do próprio consumidor, o sistema utilizará o endereço anteriormente preenchido na sub-aba Endereço, mas se escolhido o endereço de outro consumidor então será necessário preencher o campo "UC entrega", para definição da UC de destino da fatura.
Dívidas
Na aba Dívidas, são apresentadas todas as dívidas vinculadas a titularidade do consumidor. Separadas a partir de três tipos, sendo estas Outras UC, Outras cobranças do consumidor e Outras faturas do consumidor.
Há também a demonstração da quantia de documentos em aberto e o total em reais de cada tipo de dívida. Ao clicar em cada totalizador monetário, uma nova tela é aberta possibilitando o acesso aos documentos em aberto.
Em tela, visualiza-se ainda um botão intitulado Reprovar por dívidas, caso deseje-se efetuar esta reprova, é necessário preencher os campos obrigatórios das abas seguintes e ao fim retornar a aba Dívidas, para efetuar a reprovação.
Vistoria
Na aba Vistoria, pode-se informar a vistoria que será realizada para realizar a ligação da UC, através do campo "Tipo vistoria". Este preenchimento não é obrigatório.
Art. 49 - RN 1000/2021
A aba Art. 49 - RN 1000/2021, será exibida apenas em casos onde o campo "Perímetro" da aba Dados da UC, for preenchido como Alterar para Rural. Assim, nesta aba será definida a instalação, ou não, do kit de medição gratuitamente, conforme determina as condições do art 49.
"Art. 49. O consumidor, com fundamento no Decreto nº 7.520, de 8 de julho de 2011, tem direito à instalação gratuita do padrão de entrada, do ramal de conexão e das instalações internas da unidade consumidora, desde que pertença a um dos seguintes grupos:
I - escolas públicas e postos de saúde públicos localizados no meio rural; ou
II - domicílios rurais com ligações monofásicas ou bifásicas, destinados a famílias de baixa renda e que atendam as seguintes condições:
a) o consumidor deve pertencer a uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;
b) a renda familiar mensal no CadÚnico deve ser menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa; e (Redação dada pela REN ANEEL 1.042, de 20.09.2022)
c) a data da última atualização cadastral no CadÚnico não pode ser maior que 2 anos."
No sistema, em caso de instalação, é possível determinar quais partes serão fornecidas através da marcação dos checkbox
Instalar kit interno, Instalar padrão entrada e Instalar ramal conexão. Também será necessário selecionar o beneficiário que receberá a instalação e qual o
formato do padrão.
Mas se o consumidor não desejar receber o kit, então deverá ser informado o motivo pelo qual houve a recusa. Optando-se entre as opções Já está instalada, Consumidor não tem interesse ou Outros.
Outros
Na aba Outros, informa-se as UCs para referência e auxílio na localização da nova UC que esta sendo criada. Para isso deve-se selecionar qual a "UC anterior", e a "UC posterior" através de seleção. Por fim pode-se preencher as informações de "Equipe" que executará a vistoria e uma "Observação".
Documentos
Na aba Documentação, será visualizado quais são os documentos a serem coletados do consumidor para anexo. Esta inserção não é obrigatória pelo sistema, desde que configurado para tal, assim o sistema permite que a distribuidora decida entre exigir a obrigatoriedade ou não.
Observação
Para configurar a obrigatoriedade da inserção dos documentos, deve-se definir no próprio cadastro da Configuração por tipo de cada documento, o qual será apresentado em seguida.
Nesta tela há o campo obrigatório e obrigatoriedade por bairros com as opções Sim ou Não.
No caso da obrigatoriedade por bairros, é habilitada a aba Bairros para definir em quais haverá a exigência do preenchimento da documentação em específico.
Quando um documento é obrigatório, um ícone vermelho é apresentado na primeira coluna, na tela de solicitação de documentação.
A definição de quais documentos serão solicitados neste momento, ocorre através de cadastro prévio no sistema E2 Comercial nos seguintes caminhos.
- Caminho: E2 Com > Comercial > CRM > Listas > Documentos > Classificação.
- Caminho: E2 Com > Comercial > CRM > Listas > Documentos > Configurações por tipo.
Através do primeiro caminho, define-se uma identificação e a qual tipo o documento a ser solicitado pertence. Já no segundo caminho, define-se em qual processo o documento será solicitado vinculando a classificação a este.
Ainda nesta aba, é possível visualizar a opção Reprovar por falta de documentação, ao clicar nesta opção o processo é encerrado e concluído como reprovado.
Após preenchimento de todas as informações necessárias, basta clicar em Salvar para lançamento da solicitação de fornecimento.
E2 COD
O passo seguinte ao lançamento do processo pelo E2 CRM, esta condicionado a forma de parametrização estabelecida no E2 Comercial. Caso o parâmetro "Analisar pedido de ligação BCC" encontre-se preenchido com a opção Sim, então logo após o lançamento do pedido, será necessário acessar o seguinte caminho dentro do sistema E2 Comercial.
- Comercial: E2 Com > Comercial > Solicitação de fornecimento > Pedido de ligação - BT > Buscar pelo processo > Mais opções > Lançar análise.
Nesta tela será realizada a análise da solicitação, caso sejam detectadas inconsistências que impeçam a continuidade do processo, pode-se reprovar a análise, encerrando o pedido como Reprovado. Mas se for constatado que os dados estão corretos, basta Aprovar a análise para que o serviço de vistoria seja lançado no E2 COD.
Caso a parametrização esteja definida como Não, então automaticamente após o lançamento da solicitação pelo E2 CRM, o serviço será criado logo em seguida no E2 COD.
Observação
O parâmetro Analisar pedido de ligação BCC localiza-se no seguinte caminho.
- Comercial: E2 Com > Comercial > Parametrização > Outros parâmetros de instalação > Analisar pedido de ligação BCC.
Após conclusão do serviço no E2 COD é possível seguir com o processo no sistema E2 Comercial.
Atenção
Caso a parametrização esteja definida como "sim", para que a análise seja feita, mas no cadastro da categorização o campo Necessita de análise no BCC, esteja definido como "não".
Então, ao lançar a solicitação de fornecimento, automaticamente o processo aparecerá como já analisado no comercial.
E2 Comercial
Dentro do sistema E2 Comercial a solicitação de fornecimento tem sua continuidade.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Solicitação de fornecimento > Pedido de ligação - BT > Buscar pelo processo > Mais opções.
Neste caminho, ao buscar pelo processo e clicar no botão Mais opções, algumas opções separadas por grupos, são acessadas. O primeiro grupo de funções esta identificado como Boletim.
Dentro deste, as 4 primeiras opções tratam-se do estorno de etapas lançadas, sendo elas Estornar aprovação - vistoria, Estornar reprovação - vistoria, Estornar aprovação - ligação e Estornar reprovação - ligação.
A próxima opção é o Consultar consumidor, ao ser acessada um redirecionamento é feito para a tela de consumidores, onde é possível visualizar o cadastro do consumidor e realizar algumas ações a partir do botão Mais opções desta tela específica.
As duas opções seguintes, estão atreladas ao parâmetro mencionado no tópico E2 COD, caso haja análise do pedido de ligação então haverá a opção de Consultar análise, para visualizar a análise feita e Estornar análise, para retornar a etapa e deixar pendente o processo de análise novamente.
Em seguida, há as opções referentes ao tratamento de obras. Quando selecionada a opção Vincular pedido de obra - Participante, o consumidor é vinculado a uma obra já existente, apenas com o intuito de aguardar a conclusão da obra que também o atenderá.
Já a opção Vincular pedido de obra - Interessado, vincula o consumidor a uma obra no qual ele participará financeiramente.
A opção Vincular UC existente, permite vincular uma UC já criada, mas desligada, a fim de que esta volte a se conectar a rede por meio de um novo contrato.
Após, encontra-se a opção Alterar perímetro, que permite alternar a definição entre urbano e rural da área onde a UC localiza-se. A próxima opção é Lançar multifamiliar que permite definir a UC como pertencente a várias famílias e posteriormente habilitando-a a receber o benefício da tarifa TSEE.
As três opções, na sequência, são gerações de relatórios, Imprimir pedido de vistoria permite visualizar os dados referente a vistoria, Imprimir pedido de ligação apresenta os dados da ligação da UC e Imprimir autodeclaração foi descontinuado.
Por fim, a última opção do primeiro grupo de funções do botão mais opções, é a Assinatura eletrônica no qual é possível gerenciar eletronicamente a assinatura do contrato ANEEL.
Os quatro grupos seguintes, possuem as mesmas opções, que são Imprimir, para visualizar o documento com detalhes da etapa e Enviar por E-mail, onde é possível encaminhar eletronicamente o documento. Os grupos são os seguintes Resultado vistoria, Resultado análise, Contrato ANEEL e Resultado da ligação.
Para encerrar as opções do botão mais opções, há o grupo Relatórios onde existe a opção de mesmo titulo, Relatórios. A partir deste é possível visualizar todos os processos de solicitação de fornecimento e alguns detalhes a respeito de cada um.
Existem dois modelos deste relatório, o Processo x Serviço que demonstra as informações de forma mais resumida e o Padrão, que além de demonstrar os dados dos processos também apresenta um demonstrativo das ligações efetuadas por classe/grupo e por fase/grupo.
O andamento do processo de solicitação de fornecimento, pode apresentar alguns cenários diversos, a seguir serão apresentadas as possibilidades e como proceder em cada etapa.
Análise da solicitação de fornecimento
Como já descrito anteriormente e especificado no tópico E2 COD, caso haja análise das solicitações de fornecimento, após lançamento do pedido no E2 CRM, é necessário acessar o processo no sistema E2 Comercial para lançamento desta análise.
- Caminho: E2 Comercial > Solicitação de fornecimento > Pedido de ligação - BT > Buscar pelo processo > Mais opções > Lançar análise.
Ao abrir esta tela, serão visualizadas as abas anteriormente preenchidas no sistema E2 CRM e algumas novas. Sendo elas Dados da UC, Classific./Entrega, Equipamentos, Documentos, Outros, Cálculos elétricos, Categorização e Análise.
Na aba Classific./Entrega, apenas o campo Propriedade já atendida fica habilitado para edição com as possibilidades de preenchimento Sim e Não. Já na aba Equipamentos é possível editar a lista de equipamentos da UC e alterar a metragem construída.
A aba Cálculos elétricos é uma das abas exclusivas da análise, nela encontra-se apenas um campo intitulado Instalação. Neste campo deve-se preencher o número do transformador que irá atender esta futura UC, para que seja feita uma verificação a partir dos dados buscados do sistema E2 MIG.
Observação
Para encontrar o número do transformador onde a UC pretende ser ligada, deve-se verificar as UCs vizinhas ou então algum dos dados de localização da futura UC para que seja efetuada uma pesquisa na tela de unidades consumidoras dentro do sistema E2 MIG.
Ao encontrar uma unidade de refêrencia, deve-se abrir o cadastro e conferir o dado do campo Inst. transf., o código que estiver preenchido neste campo, deve ser inserido no campo Instalação na aba Cálculos elétricos no sistema E2 Comercial.
A partir destes dados, cálculos poderão ser realizados para avaliar a capacidade da rede e confirmar se é suportada a ligação de uma nova UC, ao clicar em Exibir dados do cálculo, serão exibidos os dados da aba de mesmo nome do cadastro de transformadores do sistema E2 MIG.
Nesta nova tela será possível acessar quatro abas Dados elétricos, Perdas, Consumidores e Solicitações em aberto.
A aba seguinte a ser analisada é a Categorização, onde é possível alterar a tensão de fornecimento da UC. Por fim há a aba Análise, onde deve-se aprovar ou reprovar a solicitação de ligação e informar uma Observação para em seguida salvar o resultado.
Solicitação de fornecimento aprovada
Ao concluir o serviço lançado no E2 COD para vistoria do padrão de medição, é possível lançar também a aprovação/reprovação da vistoria, assim como informar se a UC já foi ligada a rede, na própria conclusão do serviço.
É possível também lançar o resultado da vistoria e da ligação pelo E2 Comercial, através do caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Solicitação de fornecimento > Pedido de ligação - BT.
Ao acessar este caminho, serão visualizados os botões Aprovar vistoria ou Reprovar vistoria. Caso seja lançada a aprovação, semelhante ao laçamento da análise, será necessário verificar as informações anteriormente preenchidas e informar alguns outros dados.
Na aba Dados cadastrais, deverá ser definido a qual rota a UC pertencerá através do campo "Rota", ainda nesta aba, caso o parâmetro Informar UC no BC esteja definido como Sim, então será necessário definir o número da UC no campo "UC".
Observação
Para mais informações a respeito do parâmetro Informar UC no BC, acessar o manual de parametrização Telas do atendimento clicando aqui.
Ao fim, caso a ligação da UC já tenha ocorrido no momento da vistoria, será possível lançar as informações através da alteração do campo "Ligação efetuada na vistoria" para Sim, localizado na última aba Resultado. Neste momento, ao clicar em salvar, uma nova janela será exibida para preenchimento.
Mas se o resultado da vistoria for lançado separadamente do resultado da ligação, então será observado que os botões em tela serão alterados para Aprovar ligação ou Reprovar ligação, para lançamento da próxima etapa.
Neste momento, um novo serviço será lançado para que ocorra mais um deslocamento até a UC, a fim de conectá-la a rede. Somente após conclusão deste novo serviço, será possível lançar o resultado da ligação da UC.
Em caso de aprovação da ligação será observado na tela que na aba Dados cadastrais, além dos dados preenchidos durantes as etapas anteriores, o campo "Grupo faturamento" será um campo obrigatório caso ainda não tenha sido preenchido.
Na aba Ligação o campo "Conjuntos" deverá ser preenchido. Mais adiante será apresentada sua definição e detalhes do preenchimento, para mais informações, clicar aqui.
Por fim, na aba Medidor, deve-se preencher qual o tipo do medidor no campo "Tipo medidor" optando entre Com medidor eletr. reativa em BT, Sem medidor reativa em BT ou Com medidor mecân. reativa em BT.
Também deve-se informar se a UC será uma unidade de alta tensão que optou por ser faturada em baixa tensão, através do campo "Medidor em baixa". Opção embasada no artigo 292 da resolução homologatória 1000.
No campo "Nº medidor kWh/Marca" informa-se o número do medidor, sua constante no campo "Constante" e qual será o formato de faturamento no campo "Lançar por" optando entre Leitura ou Quantidade.
As demais abas possuem campos que devem ser observados e preenchidos conforme identificada a necessidade, contudo não tratam-se de campos obrigatórios.
Ao fim, clicando em salvar, o processo é encerrado e a UC é oficialmente criada.
Lembrete
Caminho: E2 Com > Comercial > Solicitação de fornecimento > Pedido de ligação - BT > Buscar pelo processo e selecioná-lo.
Solicitação de fornecimento reprovada
Em caso de reprova da vistoria efetuada para verificação do padrão de medição, semelhante ao apresentado para a aprovação, é possível lançar tal resultado tanto pelo E2 COD quanto pelo E2 Comercial. No COD o lançamento ocorrerá através da aba Dados vistoria ligação, clicando no botão Reprovar vistoria.
Já no comercial, acessando o caminho mencionado na seção de aprovação da vistoria, clicar no botão Reprovar vistoria e preencher os dados necessários para lançar este resultado. Das abas que ficarão habilitadas, apenas uma possui um campo com pré-cadastro de opções para preenchimento, o campo "Motivo" localizado na aba Resultado.
Para preenchimento deste campo, deve-se cadastrar os motivos válidos no caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Consumidores > Motivos de reprovação de vistoria.
Com a vistoria reprovada, é possível reprovar o processo de solicitação de fornecimento por completo, encerrando-o através do E2 CRM.
- Caminho: E2 CRM > Iniciar atendimento > Buscar pelo consumidor > Consumidor > Solicitação de fornecimento > Selecionar o processo em andamento > Mais opções > Reprovar solicitação de fornecimento.
Também é possível lançar um novo serviço de vistoria, através do caminho mencionado acima, selecionando em Mais opções a opção Gerar nova vistoria. Mais uma vez, dependendo da parametrização, se fará necessário lançar a análise desta vistoria no E2 Comercial, antes de concluir o serviço no E2 COD.
Atenção
Conforme determina o § 3º do inciso IV, art. 624 da resolução 1000.
"§ 3º É vedada a cobrança da primeira vistoria ou comissionamento para solicitação de conexão ou de aumento de carga, sendo permitido à distribuidora cobrar as demais vistorias ou comissionamentos."
Desta forma o sistema não efetua cobrança sobre a primeira vistoria lançada para o processo de solicitação de fornecimento, porém a partir da segunda vistoria passa a ocorre cobrança.
Para isso é necessário preencher a parametrização "2º BCC reprovado" na seção Itens, para mais informações acessar o manual específico clicando aqui e navegar até o item mencionado.
Caso no momento de definir o resultado da vistoria, seja informado que a ligação ainda não foi realizada, então um novo serviço será lançado para que ocorra mais um deslocamento até a UC, a fim de conectá-la a rede.
Contudo, se por algum motivo não for possível realizar esta ligação, então após conclusão do serviço no COD a reprova da ligação deve ser lançada.
É importante ressaltar que este resultado também pode ser lançada tanto na conclusão do serviço dentro do E2 COD quanto dentro do E2 Comercial. No momento em que a reprovação da ligação é efetuada, o processo é encerrado e a UC não é criada.
Solicitação de fornecimento reprovada - com necessidade de obra
O motivo pelo qual a solicitação de fornecimento pode estar passando por uma reprovação, é a necessidade de obras para atender a unidade consumidora. Neste cenário, após reprovar, uma vinculação de obra ao processo deve ser realizada.
Para isso, acessar a solicitação de fornecimento dentro do sistema E2 Comercial, buscar pelo processo selecionando-o e em seguida clicar em Mais opções.
Lembrete
Caminho: E2 Com > Comercial > Solicitação de fornecimento > Pedido de ligação - BT > Buscar pelo processo e selecioná-lo.
Neste momento dentre as opções, serão visualizados Vincular pedido de obra - Participante e Vincular pedido de obra - Interessado. Selecionando a opção de vinculação de obra como participante, o consumidor passará a fazer parte do pagamento da obra além de aguardar sua conclusão.
Já, se optar pela vinculação de obra como interessado, o consumidor apenas aguardará as obras se encerrarem para que seja possível ligar sua unidade a rede.
Para conferir a qual obra o processo está vinculado, basta habilitar a coluna Cód. obra interessado na tela de solicitação de fornecimento dentro do E2 Comercial.
Há também uma terceira opção, a de gerar uma obra em nome do consumidor. Para isso, acessar a tela de Pedido de obras, através da seleção de qualquer uma das duas opções apresentadas anteriormente. Em seguida clicar no botão Novo, confirmar a mensagem que será exibida logo após e desta forma a obra estará gerada.
Caso se faça necessário atrelar mais de uma obra a solicitação, apenas a última obra vinculada terá seu número apresentado na coluna Cód. obra interessado. Para consultar as demais obras, acessar a tela Pedido de obra, pelo caminho orientado anteriormente ou então, através do sistema E2 Administrativo.
- Caminho: E2 Administrativo > Consulta de obras > Preencher o campo consumidor > Pesquisar.
Alta tensão
Para solicitações de fornecimento onde a conexão a rede seja em tensão maior que 2,3 kV, o sistema tratará o pedido como pertencente ao grupo de AT (alta tensão). O lançamento deste processo para o grupo de AT, é bastante semelhante com o processo para o grupo de BT (baixa tensão).
Ligação
A principal diferença entre os processos de conexão de AT e BT, esta na etapa da aprovação da ligação. Neste momento será observado que na aba Ligação existem três campos que são obrigatórios.
O primeiro deles é o de "Tensão nominal", onde é definida a tensão na qual a futura UC será atendida, para preenchimento deste campo existe um cadastro prévio no sistema a ser feito.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Distribuidora > Tensões de fornecimento.
O segundo campo é o de "Tipo especial", para definição se a UC terá alguma identificação que a diferencie das demais, para fins de faturamento diferenciado posteriormente. Este campo também conta com um cadastro prévio de opções.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Consumidores > Tipos especiais.
O terceiro e último campo obrigatório é o de "Conjuntos", que conforme definição estabelecida a partir do item 79 do PRODIST, trata-se da seguinte informação.
"79. Conjunto de unidades consumidoras: agrupamento de unidades consumidoras, aprovado pela ANEEL e pertencente a uma mesma área de concessão ou permissão."
Este é um dado de uso exclusivo pelo sistema E2 MIG, seu cadastro deve ser feito previamente e pode ocorrer por ambos os sistemas.
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Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Consumidores > Conjuntos.
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Caminho: E2 MIG > Listas > Outros > Conjuntos.
Nesta tela, há ainda um campo que apesar de não ser obrigatório é extremamente importante sua definição. O campo "Medição" possui três opções de preenchimento sendo elas Convencional, Verde e Azul.
Ao optar pelas opções verde ou azul, novos campos são apresentados para definições referente a energia reativa, seu período de experiência entre outros.
UC AT Convencional
Apesar do sistema apresentar a opção Convencional, esta não deve ser utilizada. Toda UC de alta tensão deve optar entre contrato verde ou azul, não havendo existência de UCs AT convencionais.
Para ajuste das opções disponíveis no sistema, aplicando a remoção desta opção convencial, existe o cadastro do Work Item 4555.
Para consultar mais informações a respeito dos contratos de alta tensão, acessar o manual de Definições clicando aqui.
Sazonal
Ao definir a partir de qual tipo de contrato a UC será faturada, a aba Sazonal será apresentada ao lado da aba Ligação. Nesta nova aba serão definidas as informações de medidor que contabilizará o consumo e a demanda utilizada além das informações referentes a reativa.
Também serão preenchidos dados referente a TC e TP.
Contrato
A aba Contrato é mais uma das abas exclusivas do processo de solicitação de fornecimento de AT, nela informa-se se houve assinatura de contrato, qual o período de experiência, resolução base para aplicação deste contrato e por fim, faz-se o cadastro do contrato através do botão Adicionar.
Resolução 456
Apesar do sistema apresentar a opção 456 preenchida como padrão para o campo Resolução, esta não deve ser utilizada por conta de não estar mais em vigor, em casos de não alteração para resolução 1000, o faturamento da UC será lançado incorretamente.
Para consultar mais informações a respeito do cadastro de alta tensão, acessar o manual de Definições clicando aqui.
Prazos
Para que cada etapa do processo de solicitação de fornecimento seja executada, a resolução normativa 1000, define prazos que variam conforme o grupo de tensão da unidade consumidora.
Artigo 91
Este artigo apresenta as definições quanto a vistoria e a instalação dos equipamentos de medição na unidade do consumidor, assim os prazos ficam da seguinte forma.
- Em até 5 dias úteis: devem ser executados os procedimentos para UCs de baixa tensão.
- Em até 10 dias úteis: devem ser executados os procedimentos para UCs de alta tensão.
Observação
Ao realizar a leitura do artigo, será observada uma terceira divisão. Onde será verificado que o prazo de 10 dias úteis se aplica a UCs de média tensão e o terceiro prazo, de 15 dias úteis, se aplica as UCs de fato de alta tensão. Contudo, o sistema trabalha apenas com duas divisões, assim deve-se aplicar os prazos de 5 e 10 dias úteis.
Contagem dos prazos de vistoria e instalação
Os prazos mencionados no tópico acima, passam a ser contabilizados a partir de algumas condições, sendo elas.
- 1ª condição: a partir da conclusão da análise da solicitação de conexão, onde é constatado a viabilidade de atender a UC em tensão menor que 2,3 kV, necessitando apenas de instalação de ramal de conexão conforme §1º do art. 64.
§1º do art. 64
Art. 64. A distribuidora deve elaborar e fornecer gratuitamente ao consumidor e demais usuários o orçamento de conexão, com as condições, custos e prazos para a conexão ao sistema de distribuição, nos seguintes prazos, contados a partir da solicitação:
I - 15 dias: para conexão de unidades consumidoras com microgeração distribuída ou sem geração, em tensão menor do que 69 kV, em que não haja necessidade de realização de obras no sistema de distribuição ou de transmissão, apenas, quando necessário, a instalação do ramal de conexão;-
2ª condição: para casos onde não seja necessário realização de obras, mas não se enquadre também na 1ª condição.
- A partir da aprovação do orçamento de conexão, se não houver pendências de assinatura de documentos.
- Havendo documentos a serem assinados, então o prazo passa a contar após as devidas assinaturas serem realizadas.
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3ª condição: conclusão de obra executada tanto pela distribuidora, conforme artigo 88, quanto pelo consumidor, conforme artigo 112.
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4ª condição: solicitação de nova vistoria após reprovação de uma primeira vistoria.
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5ª condição: solicitação por parte do consumidor de vistoria do padrão, conforme optado no momento da solicitação, previsto no artigo 68.
Artigo 94
Neste artigo, encontra-se a definição de que em caso de reprovação das instalações de entrada de energia elétrica na vistoria, a distribuidora tem a responsabilidade de fornecer ao consumidor o relatório com o resultado e as orientações para correção dos problemas.
Isto deve ocorrer dentro de 3 dias úteis após a reprovação.
- Inciso I do § 3º: um dos motivos para que ocorra o cancelamento do orçamento de conexão, é a não solicitação de nova vistoria após reprovação de uma primeira, dentro do prazo de 120 dias após recebimento do relatório com a reprovação.
Artigo 88
Ao consultar este artigo na resolução, será observada a definição dos prazos referente as obras, necessárias para atendimento a solicitação de fornecimento do consumidor.
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Até 60 dias: para obras na rede aérea de tensão menor que 2,3 kV, onde também seja necessário instalar ou substituir transformadores em poste, que já esteja instalado ou que seja novo.
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Até 120 dias: para obras na rede aérea de tensão maior ou igual a 2,3 kV e menor que 69 kV, com até um quilômetro de tamanho, contabilizando neste quilômetro a complementação de fase da rede já instalada e as obras mencionadas no prazo anterior.
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Até 365 dias: para obras na rede aérea de tensão menor que 69 kV, e que não se enquadre nos dois prazos anteriores.