INDGER - Comercial
Objetivo
O módulo COMERCIAL, é composto pelos dados e indicadores comerciais, trazendo com detalhes seus códigos, suas identificações, a quantidade apurada de cada um deles e o valor apurado.
O acesso está disponível em: E2COM > Comercial > CRM > INDGER > O campo “Listar a partir de” filtra a partir de qual competência deseja listar os arquivos já gerados e o campo “Situação”, a situação atual dos arquivos. Após a aplicação dos filtros clicar em “Pesquisar” > Selecionar uma das competências apresentadas > Mais opções > Caso a situação esteja como “Calculado” clicar em “Conferir”, caso esteja “Aprovado”, clicar em “Conferir Dados” > Aba "Comercial".
Processos
Para verificar a informação detalhada basta clicar no código de cada indicador, onde serão apresentadas a quantidade e o valor apurado por município. Lembrando que o valor apresentado na coluna "Quantidade apurada", pode ser alterado manualmente, apenas clicando na coluna e inserindo uma nova quantidade.
A tela exibe outras colunas para auxiliar no entendimento das informações. Além da coluna Quantidade apurada, são exibidas as colunas Alterado, informando se o valor de quantidade foi alterado manualmente, Usuário e Data/hora da alteração. Também são mantidos os valores originais nas colunas "Valor Apurado Original" e "Qtde Apurada Original". Para ter mais detalhes das informações de cada município, basta clicar no ícone .
Nessa tela são apresentados os detalhes para cada UC que está incluida no indicador, auxiliando na conciliação das informações.
Indicadores
Nessa seção serão apresentados os indicadores que compõem a aba Comercial do INDGER, e como podem ser conciliadas no sistema.
COM_005
Descrição do Campo: quantidade de unidades consumidoras cujo titular possui contrato vigente com a distribuidora, ainda que não tenha ocorrido faturamento no mês de referência do dado. A título de exemplo, unidades consumidoras com fornecimento suspenso também devem ser consideradas, caso tenham contrato vigente.
Caminho Conciliação: a conciliação é feita através do resultado da soma de duas pesquisas.
- Primeira pesquisa: acesso em Módulo Comercial > Baixa/Alta tensão > Unidade Consumidora > Clicar em
> após, clicar no ícone
> em Condições específicas clicar no ícone
> na primeira coluna, selecionar a opção “Ligado”, com o filtro indicado na imagem.
- Segunda pesquisa: a segunda pesquisa é dividida em duas partes:
- Primeiramente deve-se realizar uma pesquisa nos “Motivos de Desligamento” e verificar quais motivos possuem a coluna “Situação” com o status Suspenso. Após deve-se acessar o Módulo Comercial > teclar F2 > Pesquisar por “Motivos de Desligamento” > Pesquisar.
- Posterior faz-se necessário realizar uma segunda pesquisa utilizando a informação do código dos motivos de desligamento com a situação Suspenso. Após deve-se acessar o Módulo Comercial > Baixa / Alta tensão > Unidade Consumidora > Clicar no ícone
> em Condições específicas clicar no botão
> Filtrar pelas colunas Ligado e Código motivo desligamento, lembrando que deve-se pesquisar um código de motivo por vez.
- A título de exemplo, unidades consumidoras com fornecimento suspenso também são consideradas, caso tenham contrato vigente, mesmo que não tenham fatura emitida na competência;
- É considerada a situação das unidades consumidoras no último dia do mês;
- Unidades consumidoras que tiveram seu contrato cancelado no último dia do mês não são consideradas, em contrapartida, os contratos novos realizados no último dia do mês, serão considerados;
- Esta quantidade é a mesma indiferentemente da data de extração das informações;
- A extração realizada em janeiro de 2022, referente a janeiro de 2020, deve considerar a situação dos contratos em 31/01/2020.
- As cobranças por irregularidade na medição;
- As faturas emitidas apenas para cobranças de outros serviços não relacionados ao consumo de energia.
- As cobranças por irregularidade na medição;
- As faturas emitidas apenas para cobranças de outros serviços não relacionados ao consumo de energia
- Também pode ser conciliado realizando a soma dos indicadores COM_008, COM_25 e COM_26
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > F2 > Pesquisar por “Ocorrências de leituras” > Na coluna “Característica” deve estar com a informação "Impedimento de Acesso".
Com essa informação é possível realizar a seguinte pesquisa:
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > Leitura > Relatórios > Geral > Leitura com ocorrência > Filtrar pelo município > Visualizar > Na parte superior da apresentação do relatório clicar em “Filtros”, os filtros serão apresentados novamente > Opções > Filtros Avançados > Utilizar o seguinte filtro IDNAOLEITURA in (X, Y, Z).
-
Onde tem-se X, Y, Z deve ser inserido os códigos das ocorrências de leitura verificados anteriormente. (Imagem do filtro semelhante ao COM_008).
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > F2 > Pesquisar por “Ocorrências de leituras” > Na coluna “Característica” deve estar com as informações “Emergência”, “Calamidade Pública” ou “Força Maior”.
Com essa informação é possível realizar a seguinte pesquisa:
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > Leitura > Relatórios > Geral > Leitura com ocorrência > Filtrar pelo município > Visualizar > Na parte superior da apresentação do relatório clicar em “Filtros”, os filtros serão apresentados novamente > Opções > Filtros Avançados > Utilizar o seguinte filtro IDNAOLEITURA in (X, Y, Z).
-
Onde tem-se X, Y, Z deve ser inserido os códigos das ocorrências de leitura verificados anteriormente. (Imagem do filtro semelhante ao COM_008).
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > F2 > Pesquisar por “Ocorrências de leituras” > Na coluna “Característica” deve estar com a informação "Plurimensal".
Com essa informação é possível realizar a seguinte pesquisa:
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > Leitura > Relatórios > Geral > Leitura com ocorrência > Filtrar pelo município > Visualizar > Na parte superior da apresentação do relatório clicar em “Filtros”, os filtros serão apresentados novamente > Opções > Filtros Avançados > Utilizar o seguinte filtro IDNAOLEITURA in (X, Y, Z).
-
Onde tem-se X, Y, Z deve ser inserido os códigos das ocorrências de leitura verificados anteriormente.
- São consideradas faturas provisórias.
- Desconsiderar faturas de irregularidade e de saldo consumo.
- Não é possível realizar esta validação para competências antigas.
- Caminho: Primeiramente é necessário identificar a ocorrência cadastrada no caminho: E2COM > Comercial > Parametrização > Leituras > Seção “Ocorrências de análise de Leitura”, campo “Manter kWh real (dias de consumo)” verificar a ocorrência apresentada. Com essa informação é possível realizar a seguinte pesquisa:
- Caminho: E2COM > Comercial > Faturamento > Relatórios > Lista Faturamento > Consumidor > Filtrar pelo município e pelo Tipo cálculo como “Saldo de Consumo” > Visualizar > Na parte superior da apresentação do relatório clicar em “Filtros”, os filtros serão apresentados novamente > Opções > Filtros Avançados > Utilizar o seguinte filtro "IDNAOLEITURA not in (Valor da ocorrência verificada anteriormente, 0)".
- Onde temos X deve ser inserido o código da ocorrência de leitura verificado anteriormente.
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > F2 > Pesquisar por “Ocorrências de leituras” > Na coluna “Característica” deve estar com a informação "Medidor Danificado" ou "Ausência de Medidor".
Com essa informação é possível realizar a seguinte pesquisa:
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > Leitura > Relatórios > Geral > Leitura com ocorrência > Filtrar pelo município > Visualizar > Na parte superior da apresentação do relatório clicar em “Filtros”, os filtros serão apresentados novamente > Opções > Filtros Avançados > Utilizar o seguinte filtro IDNAOLEITURA in (X, Y, Z).
-
Onde temos X, Y, Z deve ser inserido os códigos das ocorrências de leitura verificados anteriormente.
- Para conciliação é necessário considerar o totalizador "Número Canceladas".
- Também são consideradas as retificações realizadas utilizando a opção “Estornar totalmente a conta”.
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > F2 > Pesquisar por “Ocorrências de leituras” > Na coluna “Ação” deve estar com a informação “Lançar média” e na coluna “Característica” deve estar com alguma das informações: Impedimento de acesso, sem tentativa de leitura, Plurimensal e Medidor danificado.
Com essa informação é possível realizar a seguinte pesquisa:
-
Caminho: acessar o módulo > Comercial > Leitura > Relatórios > Geral > Leitura com ocorrência > Filtrar pelo município > Visualizar > Na parte superior da apresentação do relatório clicar em “Filtros”, os filtros serão apresentados novamente > Opções > Filtros Avançados > Utilizar o filtro IDNAOLEITURA in (X, Y, Z).
-
Onde temos X, Y, Z deve ser inserido os códigos das ocorrências de leitura verificados anteriormente.
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > F2 > Pesquisar por “Ocorrências de leituras” > Na coluna “Ação” deve estar com a informação “Taxa mínima”, "Mínimo/Manter leitura " ou "Mínimo/Atualizar leitura" e na coluna “Característica” deve estar com alguma das informações: Impedimento de acesso, sem tentativa de leitura, Plurimensal e Medidor danificado.
Com essa informação é possível realizar a seguinte pesquisa:
-
Caminho: acessar o módulo Comercial > Leitura > Relatórios > Geral > Leitura com ocorrência > Filtrar pelo município > Visualizar > Na parte superior da apresentação do relatório clicar em “Filtros”, os filtros serão apresentados novamente > Opções > Filtros Avançados > Utilizar o filtro IDNAOLEITURA in (X, Y, Z).
-
Onde temos X, Y, Z deve ser inserido os códigos das ocorrências de leitura verificados anteriormente.
- Os códigos das ocorrências de leitura, são apenas exemplos.
- São consideradas apenas faturas do tipo de cálculo normal.
- Quando existe autoleitura informada no CRM, marcada como usada, a Leitura da fatura é a mesma que o consumidor informou. Acesso no módulo > CRM > UC > Outros > Informar autoleitura.
- Esta informação pode ser conciliada da seguinte forma: acessar o módulo Comercial > Baixa Tensão > Unidade Consumidora > Pesquisar por uma UC > Cadastro > Trocas > Informar autoleitura > Retirar a UC com campos de pesquisa e pesquisar por Situação: Utilizada > Clicar no ícone
e inserir o filtro avançado indicado na imagem, com relação a competência > Pesquisar
- Caminho Parametrização: E2COM > Comercial > Parametrização > CRM > Controla chegada do consumidor no local de atendimento = ‘Sim’.
- Primeiramente a seguinte informação: acessar o módulo > Comercial > Parametrização > CRM > Controla chegada do consumidor no local do atendimento.
- Se estiver como Não o Valor do campo será "zero". Se estiver como Sim será aplicada a seguinte regra:
- Caminho: acessar o módulo Comercial > CRM > Consultar Atendimentos > Data Inicial: Primeiro ao último dia útil da competência, Origem: Pessoal, Pessoal/Call-center, Período off-line e Pessoal/Cal-center, Off-line. (Não são considerados no INDGER atendimentos realizados sem UC).
- Com base nesta consulta, deve-se verificar se a diferença entre a data inicial e a hora chegada atendimento é maior que 30 min.
- Caminho: acessar o módulo Comercial > Cobrança > Listas > Tipos de vistoria > Verificar a vistoria que possui “Razão” como “Irregularidade de consumo”, verificar a coluna “serviço”, o serviço vinculado nessa vistoria.
- Caminho: acessar omódulo Comercial > Irregularidade > Abertura > Período coloca até a data final da competência que está validando, limpar a situação apresentada > Na coluna “Vistoria” ordenar e verificar as que estão com valores maiores que zero.
- Observação: Adicionar a coluna vistoria se ela não estiver sendo apresentada em tela. Clicar na seta apresentada em qualquer coluna do cabeçalho e adicionar a coluna vistoria, assim como apresentado na imagem.
- Depois deste procedimento, pesquisar pelas UCs apresentadas na segunda pesquisa e filtrar pelo serviço encontrado na primeira pesquisa.
- Caminho: E2COD > C.O.D > Consultar solicitações > clicar no ícone
> Hora saída local: Competência desejada > Clicar no ícone
para acessar os filtros avançados > Serviço solicitado identificado na primeira pesquisa para conciliação > Confirmar
- Caminho: acessar o módulo Comercial > Parametrização > Itens > Taxa de Auto Religado. Depois de obter essa informação pode consultar o seguinte relatório:
- Caminho: acessar o módulo Comercial > Faturamento > Relatórios > Lista Faturamento > Itens por consumidor > Filtrar pelo código do item e período.
- Caminho: acessar o módulo Comercial > Parametrização > Itens > Penalidade suspensão indevida (Resolução) Depois de obter essa informação pode estar verificando o seguinte relatório:
- Caminho: acessar o módulo Comercial > Faturamento > Relatórios > Itens lançados > Itens por consumidor > Filtrar pelo código do item e período.
Observação
O código Motivo desligamento da imagem, serve apenas para exemplificar.
Será possível realizar esta conciliação para competências recentes. Para geração do INDGER retroativo, de competências anteriores, ela se torna dificultosa.
As regras aplicadas são as seguinte:
COM_006
Quantidade de unidades consumidoras ativas e faturadas
Descrição do Campo: quantidade de unidades consumidoras com fatura regular emitida no mês de referência, conforme definição da Resolução Normativa nº 1.000/2021. Fatura regular é aquela destinada à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência.
Não se enquadra em faturamento regular:
Caminho Conciliação: com base nas UCs apresentadas no COM_005, deve-se identifcar quais delas possuem fatura na competência conciliada.
COM_007
Quantidade de faturas emitidas
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas, destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência.
Não se enquadra em faturamento regular:
Caminho Conciliação: acessar o Módulo Comercial > Faturamento > Relatórios > Faturamento > BMEAD > Filtrar por Modelo: Faturamento/Cancelamentos, Competência, Município e considerar somente o faturado.
É importante ressaltar que o BMEAD considera as faturas de irregularidade, já o INDGER não, então pode existir uma diferença desses valores, que podem ser essas faturas.
Essas faturas podem ser consultadas pelo seguinte caminho: Leitura > Listas > Faturas > Filtrar pela competência > Clicar no ícone > Aplicar o seguinte filtro avançado: na primeira coluna selecionar “Tipo cálculo”, na segunda “Está dentro de” e na terceira “Irregularidade” > Confirmar
Observação
COM_008
Quantidade de faturas emitidas sem leitura
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência, sem a realização de leitura, ou seja, com faturamento das grandezas elétricas decorrente por estimativa de consumo.
Caminho Conciliação: para conciliar o indicador COM_008 é necessário realizar o somatório dos seguintes indicadores: COM_023 e COM_024. Outra forma de conciliação é que o valor apresentado seja maior ou igual ao somatório dos seguintes indicadores: COM_009, COM_010, COM_011, COM_012, COM_013, COM_014.
COM_009
Quantidade de faturas emitidas sem leitura devido ao Impedimento de Acesso
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência, sem a realização de leitura em decorrência de impedimento de acesso para fins de leitura nos termos dos artigos 277 a 280 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: neste caso, deverá ser levado em consideração somente ocorrências com a característica "impedimento de acesso". Isso pode ser verificado pelo:
COM_010
Quantidade de faturas emitidas sem leitura por Motivo de Situação de Emergência, Calamidade Pública ou Força Maior
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência, sem a realização de leitura em decorrência de Situação de Emergência, Calamidade Pública ou Força Maior nos termos do art. 312 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: neste caso, deverá ser levado em consideração somente ocorrências com as características “Emergência”, “Calamidade Pública” ou “Força Maior”:
COM_011
Quantidade de faturas emitidas sem leitura no âmbito da Leitura Plurimensal
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência, sem a realização de leitura em decorrência de Leitura Plurimensal nos termos dos artigos 271 a 276 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: neste caso, deverá ser levado em consideração somente ocorrências com a característica "Plurimensal". Isso pode ser verificado pelo:
Observação
Os códigos das ocorrências de leitura, são apenas exemplos.
COM_012
Quantidade de faturas emitidas sem leitura por faturamento estimado
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência, sem a realização de leitura em decorrência da aplicação do parágrafo 1º do art. 228 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Baixa tensão > Unidade Consumidora > Clicar em > após, clicar em
> em Condições específicas clicar no ícone
> na primeira coluna, selecionar a opção “Tipo leitura kWh” e na coluna Valor, selecionar a opção “Quantidade”.
Observação
COM_013
Quantidade de faturas emitidas sem leitura por faturamento final relacionado a encerramento contratual
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência, sem a realização de leitura em decorrência de faturamento final por encerramento da relação contratual, nos termos do inciso I art. 141 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: neste caso, deverá ser levado em consideração as faturas de saldo que não utilizaram a ocorrência cadastrado na parametrização do sistema no campo "Manter kWh real (dias de consumo)”:
Observação
O código da ocorrência de leitura, é apenas exemplo.
COM_014
Quantidade de faturas emitidas sem leitura por ausência temporária ou deficiência no sistema de medição
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas sem a realização de leitura por ausência temporária do sistema de medição, nos termos do art. 320 da Resolução Normativa nº 1.000/2021, ou por deficiência no sistema de medição, nos termos do art. 255 da Resolução Normativa nº 1.000/2021, destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência.
Caminho Conciliação: neste caso, deverá ser levado em consideração somente ocorrências com as características "Medidor Danificado" e "Ausência de Medidor". Isso pode ser verificado pelo:
Observação
Os códigos das ocorrências de leitura, são apenas exemplos.
COM_015
Quantidade de refaturamentos
Descrição do Campo: quantidade de faturas de energia elétrica com revisão e alteração do valor original cobrado, para o mês de referência. Nesse caso, é emitida uma nova fatura com a finalidade de corrigir o faturamento anterior.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Baixa tensão > Pesquisar por qualquer UC > Faturamento > Retificações > Limpar o campo UC > Filtrar pelo período > Pesquisar
Observação
COM_016
Quantidade de faturas emitidas com acerto de faturamento
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas no mês de referência com ajuste entre os valores faturados e aqueles efetivamente consumidos na unidade consumidora. Nesse caso, é emitida fatura com duas finalidades: proceder ao faturamento regular e ajustar o faturamento anterior.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador.
COM_017
Quantidade de faturas emitidas com acerto de faturamento por faturamento incorreto
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas no mês de referência com ajuste entre os valores faturados e aqueles efetivamente consumidos na unidade consumidora, decorrente de faturamento incorreto, nos termos do art. 323 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador.
COM_018
Quantidade de faturas emitidas com acerto de faturamento por faturamento incorreto a maior e com devolução em dobro
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas no mês de referência com ajuste entre os valores faturados e aqueles efetivamente consumidos na unidade consumidora, decorrente de faturamento incorreto a maior e com devolução em dobro, nos termos do art. 323, §2º, I da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador.
COM_019
Quantidade de faturas emitidas com acerto de faturamento por faturamento incorreto a maior e com devolução simples por erro do consumidor
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas no mês de referência com ajuste entre os valores faturados e aqueles efetivamente consumidos na unidade consumidora, decorrente de faturamento incorreto a maior e com devolução simples por motivo atribuível ao consumidor, nos termos do art. 323, §3º, I da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador.
COM_020
Quantidade de faturas emitidas com acerto de faturamento por faturamento incorreto a maior e com devolução simples por erro de terceiro
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas no mês de referência com ajuste entre os valores faturados e aqueles efetivamente consumidos na unidade consumidora, decorrente de faturamento incorreto a maior e com devolução simples por motivo atribuível a terceiro, nos termos do art. 323, §3º, II da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador.
COM_021
Quantidade de faturas emitidas com acerto de faturamento por impedimento de acesso
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas no mês de referência com ajuste entre os valores faturados e aqueles efetivamente consumidos na unidade consumidora, decorrente de faturamento por impedimento de acesso, nos termos do art. 324 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui este indicador. Será avaliado para inserção futura.
COM_022
Quantidade de faturas emitidas com acerto de faturamento por Motivo de Situação de Emergência, Calamidade Pública ou Força Maior
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas no mês de referência com ajuste entre os valores faturados e aqueles efetivamente consumidos na unidade consumidora, em decorrência de Situação de Emergência, Calamidade Pública ou Força Maior, nos termos do art. 321 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para fornecer esse indicador.
COM_023
Quantidade de faturas emitidas sem leitura com faturamento pela média de consumo
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas sem a utilização de leitura, com faturamento realizado pela média aritmética dos ciclos de faturamento anteriores, destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência.
Caminho Conciliação: neste caso, deverá ser levado em consideração somente ocorrências com a ação "Lançar média" e a característica e na coluna “Característica” deve estar com a alguma das informações: Impedimento de acesso, sem tentativa de leitura, Plurimensal e Medidor danificado. Isso pode ser verificado pelo:
Observação
Os códigos das ocorrências de leitura, são apenas exemplos.
COM_024
Quantidade de faturas emitidas sem leitura com faturamento pelo custo de disponibilidade
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas sem a utilização de leitura, com faturamento realizado pelo custo de disponibilidade, nos termos do artigos 290 e 291 da Resolução Normativa nº 1.000/2021, destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência.
Caminho Conciliação: neste caso, deverá ser levado em consideração somente ocorrências com a ação "Repetir anterior", "Taxa mínima", "Lacre rompido", "Não lança", "Lança qtde. cons.", "Mínimo/Manter leitura" ou "Mínimo/Atualizar leitura" e a característica deve estar com alguma das informações: Impedimento de acesso, sem tentativa de leitura, Plurimensal e Medidor danificado. Isso pode ser verificado pelo:
Observação
COM_025
Quantidade de faturas emitidas com leitura
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas com a utilização de leitura do medidor realizada pela distribuidora, destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Leitura -> Relatórios -> Geral -> Leitura com ocorrência -> Filtrar pelo município e competência desejada -> Ocorrência = 0 -> Visualizar
Para que sejam apresentadas apenas faturas que não tiveram alteração nas leituras, após a geração desse relatório é necessário aplicar o seguinte filtro avançado:
Tendo acesso aos filtros avançados, basta realizar o filtro indicado na imagem, com base na leitura anterior e atual.
COM_026
Quantidade de faturas emitidas com Autoleitura
Descrição do Campo: quantidade total de faturas emitidas com a utilização de Autoleitura do medidor realizada, no todo ou em parte, por representante da unidade consumidora, nos termos dos artigos 263 a 270 da Resolução normativa nº 1.000/2021, destinadas à cobrança do faturamento regular da unidade consumidora para o mês de referência.
Caminho Conciliação:
COM_027
Quantidade de consumidores com Leitura Plurimensal
Descrição do Campo: quantidade de consumidores abrangidos pela Leitura Plurimensal, nos termos dos artigos 271 a 276 da Resolução Normativa nº 1.000/2021
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador.
COM_028
Quantidade de consumidores com Autoleitura
Descrição do Campo: quantidade de consumidores com Autoleitura, nos termos dos artigos 263 a 270 da Resolução normativa nº 1.000/2021, para o mês de referência.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Baixa Tensão > Unidade Consumidora > Cadastro > Trocas > Informar autoleitura > Retirar a UC do campo de pesquisa e pesquisar por Situação: Todos > Clicar no ícone e inserir o filtro avançado indicado na imagem, com relação a competência > Pesquisar
COM_029
Quantidade de restituições realizadas de obras objeto de antecipação de atendimento com aporte de recursos ou de responsabilidade da distribuidora executadas pelo interessado
Descrição do Campo: quantidade de restituições realizadas pela distribuidora ao interessado no mês de referência (independente da data da solicitação ou do prazo para restituição), decorrentes de antecipação do atendimento mediante aporte de recursos ou pela execução da obra de responsabilidade da distribuidora pelo interessado, nos termos dos artigos 113 a 116 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_030
Quantidade de restituições realizadas, em atraso, de obras objeto de antecipação de atendimento com aporte de recursos ou de responsabilidade da distribuidora executadas pelo interessado
Descrição do Campo: quantidade de restituições realizadas pela distribuidora ao interessado no mês de referência, (independente da data da solicitação), decorrentes de antecipação do atendimento mediante aporte de recursos ou pela execução da obra de responsabilidade da distribuidora pelo interessado, cujo prazo estabelecido foi descumprido, nos termos dos artigos 113 a 116 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_031
Quantidade de restituições pendentes de obras objeto de antecipação de atendimento com aporte de recursos ou de responsabilidade da distribuidora executadas pelo interessado
Descrição do Campo: quantidade de restituições pendentes de serem realizadas pela distribuidora ao interessado no mês de referência (independente da data da solicitação ou do prazo para restituição), decorrentes de antecipação do atendimento mediante aporte de recursos ou pela execução da obra de responsabilidade da distribuidora pelo interessado, nos termos dos artigos 113 a 116 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_032
Quantidade de restituições pendentes de obras objeto de antecipação de atendimento com aporte de recursos ou de responsabilidade da distribuidora executadas pelo interessado
Descrição do Campo: quantidade de restituições pendentes de serem realizadas pela distribuidora ao interessado no mês de referência (independente da data da solicitação), decorrentes de antecipação do atendimento mediante aporte de recursos ou pela execução da obra de responsabilidade da distribuidora pelo interessado, cujo prazo estabelecido esteja vencido, nos termos dos artigos 113 a 116 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_033
Valor total de restituições realizadas de obras objeto de antecipação de atendimento com aporte de recursos ou de responsabilidade da distribuidora executadas pelo interessado
Descrição do Campo: valor total em reais (R$), de restituições realizadas pela distribuidora ao interessado no mês de referência (independente da data da solicitação ou do prazo para restituição), decorrentes de antecipação do atendimento mediante aporte de recursos ou pela execução da obra de responsabilidade da distribuidora pelo interessado, nos termos dos artigos 113 a 116 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_034
Valor total de restituições realizadas em atraso, de obras objeto de antecipação de atendimento com aporte de recursos ou de responsabilidade da distribuidora executadas pelo interessado
Descrição do Campo: valor total em reais (R$), de restituições realizadas pela distribuidora ao interessado no mês de referência, (independente da data da solicitação), decorrentes de antecipação do atendimento mediante aporte de recursos ou pela execução da obra de responsabilidade da distribuidora pelo interessado, cujo prazo estabelecido foi descumprido, nos termos dos artigos 113 a 116 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_035
Valor total de restituições pendentes de obras objeto de antecipação de atendimento com aporte de recursos ou de responsabilidade da distribuidora executadas pelo interessado
Descrição do Campo: valor total em reais (R$), de restituições pendentes de serem realizadas pela distribuidora ao interessado no mês de referência (independente da data da solicitação ou do prazo para restituição), decorrentes de antecipação do atendimento mediante aporte de recursos ou pela execução da obra de responsabilidade da distribuidora pelo interessado, nos termos dos artigos 113 a 116 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_036
Valor total de restituições pendentes e atrasadas, de obras objeto de antecipação de atendimento com aporte de recursos ou de responsabilidade da distribuidora executadas pelo interessado
Descrição do Campo: valor total em reais (R$), de restituições pendentes de serem realizadas pela distribuidora ao interessado no mês de referência (independente da data da solicitação), decorrentes de antecipação do atendimento mediante aporte de recursos ou pela execução da obra de responsabilidade da distribuidora pelo interessado, cujo prazo estabelecido esteja vencido, nos termos dos artigos 113 a 116 da Resolução Normativa nº 1.000/2021
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_037
Quantidade de solicitações de ressarcimento por danos elétricos
Descrição do Campo: quantidade de solicitações de ressarcimento de danos elétricos efetuadas no mês de referência, nos termos do artigo 609 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > CRM > Consultar Atendimentos > Filtrar pelo período > Clicar no ícone > Classificação: 20, Subclassificação: 08 > Aplicar
COM_038
Quantidade de ressarcimentos por danos elétricos indeferidos
Descrição do Campo: quantidade de solicitações de ressarcimento de danos elétricos concluídas com indeferimento no mês de referência (independente da data de abertura da solicitação), nos termos do inciso IV do parágrafo 2º do artigo 617 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Danos elétricos > Encerrar > Filtrar por situação: Indeferido, Período: Competência conciliada > Deve verificar nas colunas “Data do fato” e “Data Finalização”, elas devem estar dentro da mesma competência para serem apresentadas neste indicador.
COM_039
Valor total pendente de pagamento, das solicitações de ressarcimento de danos elétricos deferidas
Descrição do Campo: montante total (R$) pendente de pagamento aos consumidores relativo a ressarcimento de danos elétricos, nos termos do artigo 618 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Danos elétricos > Encerrar > Pesquisar por Situação: Todos > Deferido: Deferido > Pesquisar. Em seguida reordenar a coluna Situação, de forma que todos os processos Não finalizados sejam apresentados.
COM_040
Valor total pago por ressarcimento por danos elétricos
Descrição do Campo: montante total (R$) pago aos consumidores no mês de referência relativo a ressarcimento de danos elétricos, nos termos do artigo 618 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Danos Elétricos > Encerrar > Pesquisar por Data Finalização: informar a data inicial e a final da competência de referência > Situação: Finalizado > Deferido: Deferido > Pesquisar > Somar os valores da coluna "Valor autorizado" e guardar o resultado. Em seguida alterar o campo Deferido: Deferido/Indeferido > Pesquisar > Mais uma vez somar os valores da coluna "Valor autorizado" e por fim adicionar o resultado anteriormente obtido a esta somatória, para obter o valor final total.
COM_041
Quantidade de unidades consumidoras nas quais foram realizadas substituições de medidor
Descrição do Campo: quantidade de unidades consumidoras com substituição de equipamentos de medição no mês de referência.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Gestão de medidores > Relatórios > Geral > Estatística dos medidores, filtrar por data de retirada, no campo “Data ret.”
Observação
Para UCs com mais de uma troca no período, somente uma delas é levada em consideração.
COM_042
Descrição do Campo: quantidade de postos de atendimento presenciais disponibilizados aos consumidores para o mês de referência, nos termos dos artigos 376 a 379 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > F2 > Postos de atendimento. Postos com as seguintes informações na coluna Origem: Pessoal, Pessoal/CallCenter, Período off-line e Pessoal/CallCenter/Off-line.
Observação
Atualmente no cadastro do posto de atendimento, existe o campo município. Será realizado o agrupamento dos postos de atendimento por município. Lembrando que só serão considerados postos de atendimento que tiveram atendimento de origem pessoal no mês de referência.
COM_043
Quantidade de dias classificados como normais para os postos de atendimento presenciais
Descrição do Campo: quantidade de dias classificados como "normais" para o mês de referência, nos termos do artigo 380 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: Atualmente, também são considerados dias úteis, finais de semanas e feriados, essa informação é alimentada apenas para municípios que possuam postos de atendimento presenciais. Será realizada a média com base na informação do COM_042.
COM_044
Quantidade de dias classificados como caso fortuito e força maior para os postos de atendimento presenciais
Descrição do Campo: quantidade de dias classificados como "caso fortuito e força maior" para o mês de referência, nos termos do artigo 380 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_045
Quantidade de atendimentos realizados nos postos de atendimento presenciais nos dias normais. (tema Estrutura de Atendimento)
Descrição do Campo: quantidade total de atendimentos realizados nos postos de atendimento presenciais para o mês de referência, dias "normais", nos termos dos artigos 376 a 380 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: acessar o módulo CRM > Consultar Atendimentos Data inicial = Primeiro ao último dia útil da competência, Origem = Pessoal
Observação
É considerado o município do posto de atendimento e não o da UC.
COM_046
Quantidade de atendimentos realizados nos postos de atendimento presenciais nos dias caso fortuito e força maior. (tema Estrutura de Atendimento)
Descrição do Campo: quantidade total de atendimentos realizados nos postos de atendimento presenciais para o mês de referência, dias "caso fortuito e força maior", nos termos dos artigos 376 a 380 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_047
Tempo médio de atendimento em postos de atendimento presenciais
Descrição do Campo: média, em minutos, do tempo dos atendimentos realizados nos postos de atendimento presenciais, dias "normais", nos termos do artigo 380 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: É a média do tempo de espera do consumidor até seu atendimento, nos postos de atendimento pessoal. Só será possível calcular essa média se o seguinte parâmetro estiver configurado:
COM_048
Tempo médio de atendimento em postos de atendimento presenciais nos dias caso fortuito e força maior
Descrição do Campo: média, em minutos, do tempo dos atendimentos realizados nos postos de atendimento presenciais, dias "caso fortuito e força maior", nos termos do artigo 380 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_049
Quantidade de atendimentos superiores a 30 minutos realizados nos postos de atendimento presenciais nos dias normais
Descrição do Campo: quantidade total de atendimentos realizados nos postos de atendimento presenciais para o mês de referência, cujo tempo de espera para atendimento pelo consumidor superou 30 minutos nos dias "normais", nos termos do artigo 380 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação:
COM_050
Quantidade de atendimentos superiores a 30 minutos realizados nos postos de atendimento presenciais nos dias caso fortuito e força maior
Descrição do Campo: quantidade total de atendimentos realizados nos postos de atendimento presenciais para o mês de referência, cujo tempo de espera para atendimento pelo consumidor superou 30 minutos nos dias "caso fortuito e força maior", nos termos do artigo 380 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para a fornecer esse indicador. Será avaliado a necessidade de uma futura inserção dessa informação.
COM_051
Quantidade de inspeções realizadas para fins de verificação de procedimentos irregulares
Descrição do Campo: quantidade total de inspeções realizadas por iniciativa da distribuidora no sistema de medição, no mês de referência, com a finalidade de caracterizar procedimento irregular, nos termos do Capítulo VII da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação:
Primeiramente é necessário identificar qual vistoria possui a coluna “Razão” com a informação “Irregularidade de consumo”. Identificando essa linha, verificar a coluna “Serviço”, onde é apresentado o serviço vinculado nessa vistoria.
Logo em seguida é necessário identificar as vistorias que possam se encaixar nessa situação:
COM_052
Quantidade de termos de ocorrência e inspeção emitidos
Descrição do Campo: quantidade total de Termos de Ocorrência e Inspeção (TOI) emitidos no mês de referência, em razão de inspeções realizadas por iniciativa da distribuidora no sistema de medição, nos termos do inciso I do art. 590 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Existem duas formas de realizar a conciliação.
Caminho para primeira opção de Conciliação: E2COM > Comercial > Alta/Baixa tensão > Unidade consumidora > Serviços > TOI Avulso > Remover a UC sugerida > Data emissão = Este mês
Caminho para segunda opção de Conciliação: E2COM > Comercial > Irregularidade > Lançar Retorno TOI > Período: Todos > Situação: Nenhuma, ou seja, não selecionar nenhuma situação > Pesquisar > Clicar no ícone e adicionar o filtro avançado com base na coluna "Data confirmação TOI" > Pesquisar.
Observação
As datas aplicadas são apenas exemplos.
COM_053
Quantidade de termos de ocorrência e inspeção emitidos com cobrança
Descrição do Campo: quantidade total de Termos de Ocorrência e Inspeção (TOI) emitidos pela distribuidora no mês de referência, nos termos do inciso I do art. 590 da Resolução Normativa nº 1.000/2021, que concluíram pela necessidade de cobrança ao consumidor em razão da comprovação de procedimento irregular nos termos do art. 595 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Irregularidade > Lançar Retorno TOI > Período: Primeiro ao último dia útil da competência > Clicar nas irregularidades apresentadas, na aba “Identificação” na seção “Análise de irregularidade” o campo “Houve irregularidade” deve apresentar a informação “Sim”.
COM_054
Quantidade de termos de ocorrência e inspeção encerrados
Descrição do Campo: quantidade total de Termos de Ocorrência e Inspeção (TOI) encerrados pelas distribuidoras no mês de referência (independentemente das datas de emissão ou do tipo de encerramento), com a finalidade de caracterizar procedimento irregular, nos termos do Capítulo VII da Resolução Normativa nº 1.000/2021. Considera-se TOI encerrado o Termo de Ocorrência de Inspeção cuja decisão sobre a recuperação de receita foi adotada, podendo estar encerrado com cobrança (hipótese em que há geração de fatura de recuperação de receita) ou sem cobrança (hipótese em que o processo é arquivado sem emissão de fatura para recuperação de receita).
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Irregularidade > Relatórios > Desvio de energia > Filtro de período todos > Visualizar > Considerar a coluna: Data finalização.
Será necessário utilizar os filtros avançados disponível em: Opções > Filtros avançados.
Tendo acesso aos filtros avançados, basta realizar o filtro indicado na imagem, com base na data parecer.
Observação
As datas utilizadas são apenas um exemplo.
COM_055
Quantidade de termo de ocorrência e inspeção em casos de deficiência no medidor ou demais equipamentos de medição
Descrição do Campo: quantidade total de Termos de Ocorrência e Inspeção (TOI) emitidos no mês de referência, decorrentes de inspeções realizadas, no mês de referência, para cobrança ao consumidor em razão da comprovação de deficiência na medição, nos termos do art. 257 da Resolução Normativa nº 1.000/2021.
Caminho Conciliação: atualmente o sistema não possui recursos para conciliar esse indicador.
COM_056
Quantidade de religações à revelia com cobranças efetuadas
Descrição do Campo: quantidade total de ligação à revelia (autoreligação) em que foram procedidas cobrança para recuperação da receita para o mês de referência.
Caminho Conciliação: Primeiramente é necessário identificar o item usado para cobrança:
COM_057
Quantidade de Unidades Consumidoras suspensas por inadimplemento
Descrição do Campo: quantidade de unidades consumidoras com suspensão do fornecimento por inadimplemento, nos termos do art. 356 da Resolução Normativa nº 1.000/2021, executadas no mês de referência.
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > Cobrança > Mais opções > Relatório de inadimplência REN 479/12 > Selecionar a competência desejada.
COM_058
Quantidade de suspensões indevidas do fornecimento de energia elétrica
Descrição do Campo: quantidade de suspensões indevidas de energia elétrica efetuadas no mês de referência, nos termos do art. 361 da Resolução Normativa nº 1000/2021
Caminho Conciliação: acessar o módulo Comercial > CRM > Consultar Atendimentos > Filtrar pela data de solução > Clicar no ícone > Classificação: 20, Subclassificação: 03, Detalhe: 00, Procedente: Procedente > Aplicar.
COM_059
Valor total das compensações por suspensão indevida
Descrição do Campo: montante total (R$) pago aos consumidores no mês de referência relativo às compensações por suspensão indevida, nos termos do art. 441 da Resolução Normativa nº 1000/2021.
Caminho Conciliação:
Primeiramente é necessário identificar o item usado para cobrança definido nos parâmetros do sistema: