Ir para o conteúdo

INDGER 2.0

Contextualização

Segundo o manual de envio de dados Indicadores Gerenciais da Distribuição (INDGER) – TD008/2020. A versão do INDGER 2.0 é contextualizada da seguinte forma.

"1. Em 29 de maio de 2020, foi aberta a Tomada de Subsídio nº 008/2020 (TS008/2020), com o objetivo de obter subsídios acerca da alteração na estrutura dos Indicadores Gerenciais (INDGER), bem como alterar a periodicidade de recebimento deste indicador de anual para mensal.

2. Em 31 de dezembro de 2020, foi fechada a TS008/2020 por meio da Nota Técnica nº 130/2020- SFE/ANEEL.

3. Esclarecimentos adicionais foram feitos às distribuidoras por meio do Ofício Circular nº 36/2021- SFE/ANEEL, de 11 de novembro de 2021, e do Ofício Circular nº 13/2022-SFE/SRD/ANEEL, de 20 de abril de 2022.

4. Em 7 de dezembro de 2021, foi aprovada a Resolução Normativa nº 956/2021, a qual definiu, em seu Anexo VI (Módulo 6 do PRODIST), informações requeridas dos Agentes de Distribuição. No que concerne os dados detalhados neste manual, trata-se especificamente das seções 6.3, 6.4, 6.5, 6.8, 6.10 e 6.11. A REN nº 956/2021 também estabeleceu em seu Anexo VIII (Módulo 8 do PRODIST) os relatórios a serem encaminhados pelos Agentes de Distribuição.

5. Em 7 de dezembro de 2021, foi aprovada a Resolução Normativa nº 1.000/2021, a qual estabeleceu as Regras de Prestação do Serviço Público de Distribuição e consolidou, dentre outros normativos, a Resolução Normativa nº 414/2010."

Sobre as informações de envio do INDGER, segundo o OFÍCIO CONJUNTO Nº 0019/2022 SFE SMA SRD/ANEE, deve ser realizado da seguinte forma:

" 5. Sobre o envio dos relatórios, considerando o processo de migração e adaptação aos novos formatos e sistemas, para o primeiro envio existirá uma tolerância de 4 meses, ou seja, até o mês de junho de 2023, tanto para o sistema DUTONET (relatórios 1, 2 e 3), quanto para o sistema ConectANEEL/INDGER (relatórios dos itens 4, 5 e 6), conforme instruções a seguir:

a) conforme informado pelo Ofício Circular Conjunto nº 002/2022-SRD-SFESMA/ANEEL, as distribuidoras deverão manter até janeiro de 2023(dados de competência dezembro de 2023) o envio dos relatórios das demandas de primeiro nível e de ouvidoria de acordo com o formato antigo, assim como o envio do INDGER em sua versão 1.1;

b) em virtude da tolerância acima mencionada, o envio no formato antigo deverá ser mantido até maio de 2023 (dados com competências abril de 2023);

c) em junho de 2023, as distribuidoras deverão enviar as competências de janeiro a maio de 2023 somente no novo formato, de forma individualizada e por competência, tanto para o sistema DUTONET (relatórios 1, 2 e 3) como para o sistema ConectANEEL/INDGER (relatórios dos itens 4, 5 e 6); e

d) a partir de julho de 2023 o envio deverá ser realizado exclusivamente nos novos formatos.”

Objetivo

Após as últimas atualizações na estrutura dos Indicadores Gerenciais, está sendo disponibilizado o manual do INDGER 2.0 que visa auxiliar na geração e conciliação das informações dos indicadores.

Nessa seção será apresentado o processo de geração e aprovação dos arquivos enviados.

O INDGER será enviado de forma mensal, então mensalmente deverá ser gerado os arquivos e enviados para ANEEL. Neste primeiro envio deve ser realizado conforme informado no OFÍCIO CONJUNTO Nº 0019/2022 SFE SMA SRD/ANEEL.

Ele é composto por 5 entidades: Comercial, TEC_LD, TEC_SUB, TEC_AL e Serviços. Elas serão apresentadas com detalhes em suas páginas específicas, essa será apenas para o processo de geração e envio dos arquivos do INDGER.

Processos

O INDGER está localizado no módulo CRM do sistema E2 Comercial.

  • Caminho: E2COM > Comercial > CRM > INDGER

INDGER_1

Nessa tela serão apresentados todos os arquivos gerados. Para auxílio nas pesquisas, possui dois filtros.

  • Listar a partir de: É preenchido com a competência que deseja que seja iniciada a apresentação dos arquivos gerados. Ou seja, se estiver preenchida como “01/2022”, listará todos os arquivos gerados a partir dessa competência.

  • Situação: a situação apresenta o status que os arquivos se encontram.

    • Aprovado: arquivo aprovado para ser enviado para ANEEL.
    • Calculado: arquivo gerado, mas ainda não enviado.
    • Processando: arquivo ainda está sendo gerado.

Além dos filtros são apresentadas as colunas:

  • Código: código do INDGER gerado.
  • Competência: competência em que foi gerado o INDGER
  • Usuário: usuário que gerou o INDGER.
  • Data/Hora: horário em que foi gerado.
  • Situação: situação que se encontra os arquivos.
  • Status Geração: status que se encontra a geração dos arquivos.
  • Usuário aprovado: usuário que aprovou o enviou dos arquivos para ANEEL.
  • Data/Hora aprovado: data em que foi aprovado o envio para ANEEL.
  • Versão INDGER: versão do INDGER que os arquivos foram gerados.

INDGER_2

É possível ajustar as colunas que serão apresentadas, da forma que desejar. Para adicionar ou remover alguma coluna apresentada, basta clicar na seta apresentada em qualquer coluna do cabeçalho e marcar as colunas que deseja, as que não tiverem seu checkbox selecionado não serão apresentadas.

Colunas_INDGER

Para gerar o INDGER basta clicar no botão "Novo" .

Será apresentada uma janela onde é necessário informar a competência da qual serão extraídas as informações para os arquivos e a versão do INDGER que será utilizada.

INDGER_3

Após clicar em salvar ele ficará sendo gerado em segundo plano, as informações referentes a sua geração serão apresentadas clicando no ícone engrenagem. Caso apresentar algum erro na geração, será apresentado nesse ícone, é possível saber a causa do erro clicando no ícone e logo em seguida em “Mais detalhes”.

INDGER_4

A geração do INDGER demora um certo tempo, mas após sua geração será apresentado na tela junto com os outros arquivos já gerados, apresentando a situação “Calculado”.

Quando houver algum problema na geração dos INDGER, o status ficará processando, depois de realizar os ajustes, é necessário clicar na opção “Finalizar Processamento” para dar continuidade na geração do INDGER.

  • Caminho: E2COM > Comercial > CRM > INDGER > Selecionar o arquivo desejado > Mais Opções > Finalizar Processamento

Após a geração é possível verificar as compensações geradas, clicando no botão "Compensações" .

  • Caminho: E2COM > Comercial > CRM > INDGER > Selecionar o arquivo desejado > "Compensações".

INDGER_COMPENSACOES_1

Essa tela possui os mesmos filtros da tela anterior e as colunas também, mas dessa vez com relação as compensações. É possível consultar informações com mais detalhes dando um duplo clique na linha desejada. Além disso existem outras ações que podem ser feitas nessa tela.

  • Novo: Gera compensações para uma competência específica que ainda não tenha compensações geradas, caso seja necessário.
  • Mais Opções: Neste botão, é possível, aprovar as compensações, estornar a aprovação, excluir a geração da compensação e consultar as compensações.

mais_opcoes_compesacoes

Observação: As compensações são inseridas nas “Outras cobranças”, mas só será inserido após a aprovação das compensações.

Na consulta de detalhes das compensações, são apresentadas as compensações calculadas na competência específica e possui filtros para auxiliar nas pesquisas realizadas. Além disso apresenta em formato de tabela as compensações calculadas agrupadas por tipo de serviço. São apresentadas diversas colunas nessa tabela, destacaremos algumas e principalmente as utilizadas para o cálculo da compensação.

INDGER_COMPENSACOES_2

  • Desconsiderar: campo do tipo CheckBox, deve selecionar caso seja necessário desconsiderar a compensação.
  • Valor compensação: valor da compensação calculada.
  • UC: número da UC
  • Código Consumidor: código do consumidor
  • Valor VRC: valor monetário base para o cálculo da compensação, referente ao mês de apuração do descumprimento do prazo.
  • Coeficiente K1: coeficiente de majoração da parte fixa da compensação: 50% do custo administrativo de inspeção homologado pela ANEEL, conforme o tipo de conexão;
  • Coeficiente K2: coeficiente de majoração da parte variável da compensação.
  • Prazo realizado: prazo realizado para esse serviço.
  • Data Início: data início do serviço.
  • Data Final: data final do serviço.
  • Prazo regulado: prazo regulado do serviço.
  • Tipo prazo: forma de contagem do prazo, Dias corridos, Dias úteis, Horas corridas.
  • Cód. Processo: código do processo do serviço.
  • Dias Suspenso: se o processo esteve suspenso, será apresentada a quantidade de dias.
  • Data Prazo: data final do prazo.
  • Cód. Tipo Serviço: código do tipo do serviço realizado.

Caso seja necessário validar essas compensações, é possível analisar os arquivos específicos de cada entidade pelo caminho: E2COM > Comercial > CRM > INDGER > Selecionar a competência > Mais Opções > Conferir. Para conferir as informações de cada aba com detalhes: Comercial, TEC_LD, TEC_SUB, TEC_AL e Serviços, as compensações possuem base no SERV_008 da aba serviços.

Além de utilizar essas outras entidades para validar as compensações, é necessário verificar as informações apresentadas se está de acordo, antes do envio para ANEEL.

Para verificar essas informações, é necessário retornar a tela principal e verificar as opções disponíveis no botão "Mais opções".

  • Caminho: E2COM > Comercial > CRM > INDGER > Selecionar a competência > Mais opções

Quando os arquivos estiverem com Situação “Calculado”, estarão disponíveis três funções para esse botão:

  • Conferir: ter acesso as informações de cada arquivo com detalhes, podendo verificar com detalhes as informações de cada entidade apenas clicando na sua aba.
  • Aprovar: realizar a liberação dos arquivos para envio para ANEEL.
  • Excluir: excluir os arquivos, para realizar algum ajuste ou apenas para gerar novamente.

Quando os arquivos estiverem com a Situação “Aprovado”, estarão disponíveis três funções para esse botão:

  • Estornar Aprovação: estornar a aprovação realizada, para realização de algum ajuste, os arquivos voltarão para situação “Calculado”.
  • Gerar Arquivo: realizará o download do arquivo INDGER enviado.
  • Conferir Dados: ter acesso às informações de cada arquivo com detalhes, podendo verificar com detalhes as informações de cada entidade apenas clicando na sua aba.

De forma geral, o processo de geração do INDGER se resume da seguinte forma:

  • Gerar Arquivos;
  • Validar as compensações e informações enviadas de cada entidade, além de verificar as informações que são preenchidas manualmente;
  • Caso seja necessário, deve-se realizar ajustes;
  • Aprovar as compensações;
  • Aprovar o envio do arquivo;
  • Gerar os arquivos;
  • Enviar para o sistema DUTONET (relatórios 1, 2 e 3) e para o sistema ConectANEEL/INDGER (relatórios dos itens 4, 5 e 6);

Observação

  • A partir de julho de 2023 as compensações serão feitas com base no INDGER, então a compensação pelo RQA deve estar desabilitada, isso pode ser feito pelo seguinte caminho: E2Com > Início > Parametrização > Taxas e serviços > Compensar qualidade atendimento, deve ficar = NÃO

  • Para geração do INDGER 2.0 de competências anteriores, será necessário realizar a geração das compensações, mas desconsiderar todas as que forem geradas, pois essas compensações já foram geradas no RQA.

Voltar ao topo