Abertura de faturamento
Contextualização
Com objetivo de tornar possível o início do processo de faturamento das unidades consumidoras, faz-se necessário a abertura do mês de faturamento. Para isso algumas configurações devem ser realizadas, garantindo assim os dados necessários para aplicação dos cálculos e montagem das faturas.
Processo
Para realizar a abertura do mês de faturamento, deve-se informar a competência e a bandeira vigente do mês através do seguinte caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Liberar mês > Novo.
Contudo, é necessário observar se os grupos de faturamento do mês anterior foram corretamente abertos e encerrados. Caso contrário, ao tentar realizar a liberação do novo mês, o seguinte alerta será emitido.
"Não foi possível abrir o mês de faturamento. Existe(m) grupo(s) de faturamento no mês anterior não iniciado(s)."
Para ajustá-los acessar o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Leitura > Abrir grupo de faturamento.
Além disso, é necessário preencher alguns cadastros antes da abertura do mês.
Mensagens de fatura
O primeiro deles é as mensagens de faturas, para isso acessar o caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Mensagens de fatura.
Na tela que for aberta, será observada a seguinte divisão. Um campo intitulado "Ano" para definir a qual ano pertence o mês que será cadastrado as mensagens, logo abaixo, a listagem com todos os meses do ano, para seleção do mês no qual se fará o cadastro.
Em seguida há um botão chamado "= Mês anterior", que tem por função trazer as definições feitas no mês anterior e aplicá-las no mês atual. Ao lado observa-se uma sequência de cinco abas intituladas Alta tensão, Baixa tensão, Classe, Tarifa e UC, no qual é possível escolher onde deseja-se cadastrar as mensagens.
Abaixo das abas existe uma sequência de campos enumerados de 1 a 10 referentes a representação de linhas, em cada um deles pode-se selecionar uma parte da mensagem, que por sua vez, deve ser previamente cadastrada no sistema através do caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Mensagens genéricas.
Atenção
Apesar de haver a possibilidade de inserir até dez partes ou 10 mensagens nas faturas, é necessário se atentar ao espaço disponível na fatura, pois existe um limite de linhas possível de ser exibido na impressão deste documento.
Por fim, há um quadro destinado a pré-visualização das mensagens a serem inseridas na fatura, onde é possível editar o tamanho e a fonte através dos campos que possuem o mesmo nome em tela.
A aba UC em especial, possui um layout diferente das demais abas, nela encontra-se um campo chamado "UC", onde ao escolher uma unidade o quadro logo abaixo é preenchido com as mensagens já configuradas para a UC, caso haja.
Mais abaixo, há ainda uma sessão chamada Da UC, com o campo Mensagem. Por meio desta campo, é possível inserir uma mensagem específica para a UC selecionada anteriormente. Após seleção será observado a listagem das mensagens específicas da UC no segundo quadro da tela, localizado abaixo do campo mensagem.
Pis/Pasep e Cofins
O cadastro seguinte a ser realizado é o de alíquotas de Pis/Pasep e Cofins, para isso deve-se acessar o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Mais opções > Preços > Alíquotas Pis/Pasep Confins.
Nesta tela será observado um campo intitulado Listar a partir de, no qual ao inserir uma competência e clicar no botão Pesquisar, serão apresentados todos os registros cadastrados a partir da competência definida.
Ao lado do botão Pesquisar, encontra-se o botão Novo o qual permite acessar a tela de cadastro de uma nova alíquota. Nesta tela visualiza-se o campo Competência onde deve-se informar a competência para a qual será informada as alíquotas.
Logo abaixo há um quadro identificado como Nominal e dentro deste, os campos para preenchimento das alíquotas de Pis/Pasep e Cofins tanto para consumidores associados, quanto não associados.
Observação
A separação entre valores de Pis/Pasep e Cofins para associados e não associados, é aplicado apenas a distribuidoras cooperativas.
Para que tal divisão seja apresentada no sistema deve-se configurar na parametrização esta divisão. Para mais informações acessar o manual Tributos item Diferenciar sócio/não sócio clicando aqui.
Também é possível definir se haverá cobrança de tributação ou não para associados, neste caso através da parametrização Cobrança Pis/Pasep/Confins, também apresentada no manual mencionado anteriormente.
Em seguida localiza-se a listagem dos registros de alíquotas informadas, divididas em duas abas Nominal e Efetiva, ao preencher os valores para as alíquotas nominais e salvá-las, as alíquotas efetivas automaticamente herdarão estes valores.
Para editar os valores efetivos, deve-se clicar na aba intitulada efetiva e em seguida clicar no ícone de lápis localizado no início da linha de registro. Uma nova tela será aberta com as divisões de alíquotas nominais e efetivas.
Tal divisão está presente no sistema por conta da utilização da NF3e, onde ao aplicar valores de tributos diferenciados, ainda permanece a necessidade de repasse do valor total de tributação ao Sefaz.
Assim, na aba nominal deve-se informar o valor completo para cada tributo, ou seja, o que foi estabelecido pelo regime tributário da distribuidora. Já na aba efetiva informa-se o valor de tributos que serão aplicados as faturas.
Desta forma, os valores nominais são encaminhados ao fiscal, que por sua vez informa o Sefaz definindo o quanto de valor referente a tributos a distribuidora deve pagar, já os valores efetivos, são as alíquotas utilizadas no cálculo de fatura.
Após preenchimento dos cadastros necessários, será possível realizar a abertura do mês. Caso haja tarifas não informadas na tabela de preço, após realizar a abertura, o sistema alertará a ausência destes valores, porém este alerta será apenas informativo.
"Há tarifas que não contém valores para TUSD Fio B..."
Para ajustes necessários na tabela de preços, acessar o caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Mais opções > Preços > Tarifas > Selecionar a tabela vigente.
Caso o ajuste a ser efetuado, seja no valor do Fio B, deve-se clicar no botão Mais opções e selecionar a opção Composição tarifária. Acessando a tela,
clicar no ícone de lápis localizado no início de cada bandeira tarifária
e em seguida preencher os valores do campo Fio B.
Dica
Para mais informações a respeito dos valores de Fio B, acessar o manual Lançar tarifa em nosso portal de manuais clicando aqui.
Se o ajuste necessário, for na parte das Tarifas líquidas de ICMS, então ao acessar o caminho mencionado acima, clicar no botão Lançar preços. Em seguida,
clicar no ícone de lápis localizado no início de cada bandeira tarifária
e por fim, preencher os campos referentes a tarifa líquida de ICMS faltantes.
Com o mês de faturamento aberto, caso seja necessário alterar alguma informação referente a valores de tarifas, percentuais de desconto, parametrizações ou algo que impacte o faturamento, será necessário reprocessar o mês, para que o sistema aplique corretamente a nova definição.
Para isso acessar o mesmo caminho para abertura do faturamento e acessar a opção de reprocessar.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Liberar mês > Buscar pelo mês vigente > Mais opções > Reprocessar.
Neste momento, ao clicar na opção de reprocessar será exibida uma tela com um dos campos habilitados para alteração, chamado Bandeira. Caso a informação tenha sido alterada, basta ajustá-la neste momento, em seguida clicar no botão que também se chama Reprocessar.
O sistema iniciará o processo de atualização das informações de faturamento.
Havendo pendências referentes as tarifas líquidas de ICMS e valores para TUSD Fio B, mais uma vez será emitido o alerta de forma semelhante ao que ocorre na abertura, porém este não impedirá o reprocessamento, bastando apenas confirmar que é desejado prosseguir com a atualização.
Reabrir
Após encerrar o mês de faturamento, é possível reabri-lo para realizar ajustes no faturamento, para isso basta seguir o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Com > Comercial > Faturamento > Liberar mês > Buscar pelo mês encerrado > Mais opções > Reabrir.
Contudo, é importante destacar que, este procedimento deve ser utilizado apenas em situações específicas no qual realmente seja necessário aplicar o ajuste, pois a reabertura de uma competência antiga pode impactar em diversos pontos do faturamento.
Desde alteração de dados já salvos anteriormente, como dados dos relatórios do SAMP, até recálculos de outros dados alterando informações não desejadas.