Ir para o conteúdo

PIX

Objetivo

A Resolução Normativa nº 1.059 de 2023 torna o PIX uma das formas de pagamento das faturas de energia elétrica, com isso, o sistema E2 Comercial disponibilizou essa opção de pagamento.

Este manual visa esclarecer a estrutura e processos de utilização do PIX no sistema E2 Comercial.

Métodos

Atualmente o sistema está preparado para operar com dois possíveis métodos para utilização do PIX, a diferença entre eles ocorre na forma como será realizada a baixa das faturas.

Os métodos disponíveis são:

  • Estático: método utilizado para geração PIX em fatura, tendo como principal objetivo, solucionar o problema da falta de internet nos celulares que realizam a geração de faturas do EFI.

    • Não possui baixa instantânea;
    • A baixa é feita por arquivo de arrecadação, portanto só será realizada um dia depois com a importação do arquivo de retorno.

Atenção

Este método está descontinuado. Os clientes que já possuem, serão migrados para o método dinâmico.

  • Dinâmico: este método utiliza ferramentas como API ou Webhook, permitindo o compartilhamento de dados de forma mais rápida e segura. Assim é possível ter a baixa instantânea no sistema após o pagamento da fatura, sem necessidade de aguardar o arquivo de retorno para arrecadação. Após cerca de 15 minutos do pagamento via PIX a fatura será baixada.

    • Possui baixa instantânea;
    • Não é necessário arquivo de retorno.
  • PIX Location: este método realiza uma reserva de QRCODE na abertura do grupo de faturamento ou na atualização dos dados de cálculo. No momento dessa reserva é enviado um ID para a instituição financeira, referente ao QRCODE. Este método é exclusivamente para empresas que utilizam o EFI, pois com a utilização da reserva de QRCODE, não é necessário ter internet no aparelho no momento da emissão da fatura em campo.

    • Compatível com o EFI, ao imprimir a fatura em campo, insere informações referentes a valores, data de vencimento, entre outras informações;
    • Compatível apenas com o tipo de PIX V2.

Aviso

É necessário identificar com a instituição bancária, quais são os métodos disponíveis.

Tipos de PIX

PIX Puro

O nome PIX puro é uma expressão usada internamente pela Useall. Neste tipo, quando gerado um QRCODE com base no valor da fatura, dados da empresa e consumidor, mas sem vínculo com o boleto ou barra de arrecadação.

  • Após o pagamento utilizando do QRCODE do PIX ele é expirado;
  • Mesmo realizando o pagamento via PIX, ainda é possível realizar o pagamento pela barra de arrecadação ou boleto, podendo gerar duplicidade.

PIX/API Cobrança

Este tipo de PIX tem funcionamento semelhante ao híbrido, mas neste caso o QRCODE é vinculado com o boleto. Quando o consumidor realizar o pagamento utilizando PIX, a baixa será realizada no banco, assim não será possível realizar o pagamento utilizando o boleto, evitando duplicidade.

  • Baixa instantânea do registro na instituição financeira;
  • Não gera duplicidade.

Observação

Este tipo de PIX está em desenvolvimento no sistema Useall.

PIX V2

O QRCODE é gerado no momento da emissão da fatura, porém o registro na instituição financeira é feito através de uma fila. Ou seja, o sistema não fica parado realizando a geração do QRCODE e o registro, ele gera o QRCODE e já realizada a geração da próxima fatura, enquanto o registro está sendo realizado no background do sistema.

  • Fatura impressa com o QRCODE instantaneamente, mas só será possível pagar após o registro na instituição financeira;
  • O tempo de emissão da fatura não sofre alterações, com relação ao que já utilizava antes da aplicação do PIX;
  • Não compatível com o EFI.

Observação

A Useall possui este tipo desenvolvido. É o tipo mais indicado para utilização atualmente no sistema.

Requisitos para implantação

Para realizar a implantação do PIX é necessário seguir alguns passos:

1 - Optar por uma das Instituições financeiras homologada pela Useall. Atualmente tem-se as seguintes instituições homologadas: Sicredi, Banco do Brasil, Sicoob, Celcoin e Santander.

2 - Entrar em contato com a equipe de suporte E2COM e repassar as seguintes informações:

  • Instituição Financeira, ClientID, ClientSecret, Certificado (Banco do Brasil não precisa), Senha, Local de pagamento, Urls de Webhooks e Chave PIX.

Dica

  • ClientID é um identificador que neste caso, representa a distribuidora junto ao banco. O ClientSecret é a chave secreta associada a este ClientID.

  • Certificados são arquivos instalados no navegador ou no computador que garantem a segurança dos dados compartilhados nas transações e a identidade dos envolvidos.

  • Webhooks são links por meio do qual o sistema do banco se comunica com o sistema da Useall, assim os pagamentos são notificados gerando a baixa da fatura.

Observação

  • Essas informações podem ser solicitadas para a instituição financeira;

  • Aconselhado utilizar chave PIX aleatória;

  • O local de pagamento, deve ser criado um ou utilizar algum já existente, mas deve ser exclusivo para pagamentos com PIX.

Parametrização

A tela de parametrização tem um local específico para as configurações do PIX.

  • Caminho: E2COM > Comercial > Parametrização > PIX

parametrizacao_pix

Uma informação importante é que o campo "Rota", está disponível caso seja necessário gerar o PIX apenas para algumas rotas específicas, caso não tenha nenhuma informação neste campo, será gerado PIX para todas as rotas.

Na seção “Configurar Usuário Arrecadação”, deve ser informado os usuários que serão notificados caso ocorra alguma inconsistência com os processos do PIX.

Outra parametrização que deve ser verificada é o campo “Dias p/ receber pós vencimento”.

  • Caminho: E2COM > Comercial > Parametrização > Arrecadação > Dias p/ receber pós vencimento

Este campo irá determinar quanto tempo após o vencimento, o QRCode do PIX ficará ativo para realizar o pagamento desta forma. Caso algum consumidor não esteja conseguindo realizar o pagamento de uma fatura vencida, via PIX, a configuração deste parâmetro pode ser um dos motivos.

Processos

Os métodos de PIX possuem formas diferentes para realizar a baixa das faturas. Nessa seção serão apresentados os processos de baixa dos métodos.

PIX Estático

No PIX estático, como informado anteriormente, não possui baixa instantânea. A realização da-se pela baixa normal, devido as baixas por PIX virem juntamente no arquivo de arrecadação.

  • Caminho: E2COM > Comercial > Arrecadação > Importar arrecadação > Novo

pix_febraban

Como é possível verificar na imagem, segundo a FEBRABAN, as faturas que foram pagas utilizando o QRCODE do PIX, recebem o digito nove na posição 117 da linha do arquivo.

PIX Dinâmico (Acompanhar PIX)

O PIX dinâmico possui baixa instantânea, neste caso o que pode ser realizado é o acompanhamento.

  • Caminho: E2COM > Comercial > Arrecadação > Acompanhar PIX

acompanhar_pix

Cada dia é inserido um novo registro nesta tela. O dia atual, sempre vai ter em sua coluna “Processando” o status de processando até o final do dia. Após o final do dia, as 23:59h, os pagamentos já estarão em um novo registro.

É possível realizar algumas funções e verificar a situação dos retornos no botão “Mais opções".

mais_opcoes

  • Buscar pagamento do dia: irá apresentar as informações conforme a data de pagamento informada nos filtros “Data” e realizar a busca, após verificar as informações e clicar em “Salvar” o processamento do dia selecionado será realizado.

buscar_pagamento

  • Processar retorno bancário pendente: possibilita o processamento dos retornos no período desejado. Esta função é utilizada para os pagamentos que por algum motivo tiveram algum erro apresentado na função “Consultar log”, após corrigidos, pode-se utilizar esta função.

processar_pendentes

  • Estornar parcial: após processado, caso seja necessário realizar algum ajuste, é possível utilizar esta função e depois processar o retorno novamente.

  • Imprimir: apresenta um relatório de pagamento do retorno específico que estiver selecionado.

  • Consultar log: esta função apresenta os erros encontrados, que pode impedir a realização da baixa automática da fatura. Todos os pagamentos serão apresentados, os que tiverem erros terão um detalhamento na coluna “Mensagem”.

log_transacoes

Dicas

  • Caso alguma fatura que foi realizado o pagamento, não esteja sendo apresentada no relatório da função “Imprimir”, ou no “Consultar log”, deve-se identificar o dia em que foi realizado o pagamento e o retorno em que deveria estar alocada, utilizar a opção “Estornar parcial” colocando o status da coluna Processado = Parcialmente, logo em seguida poderá utilizar a função “Processar” e depois a opção “Processar pendentes”. Caso a baixa ainda não seja apresentada, procurar o suporte do E2COM.
  • Caso a baixa da fatura esteja pendente no “Consultar log”, após a correção da causa do problema, basta clicar na opção “Processar pendente”.
  • Documentos não encontrados: quando for realizado um estorno de uma fatura e a exclusão da leitura, o pix é excluído e gerado um novo no momento da emissão da leitura. Caso o consumidor realize o pagamento do PIX antigo, o sistema enviará essas informações para esta tela de documentos não encontrados.

documentos_nao_encontrados

Dando um duplo clique no registro selecionado, a seguinte janela será apresentada.

documentos_nao_encontrados_pagar

Nesta janela, deverá ser inserida as novas informações referentes a fatura. Caso possua alteração no valor, a diferença será adicionada nas outras cobranças.

Grupo de faturamento

As funções disponíveis na abertura e fechamento do grupo de faturamento, tem relação com o envio dos registros de ID do QRCODE de cada PIX na instituição financeira. Isso pode ser monitorado da seguinte forma:

  • Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Abrir grupo de faturamento > Selecionar um grupo específico > Mais Opções > Recuperar PIX pendentes.

recuperar_pix_pendentes

Nesta tela serão apresentadas a situação dos envios da reserva dos ID's para a instituição financeira. Se ocorrer de a utilização do PIX iniciar no meio do faturamento, será necessário realizar o seguinte procedimento:

  • Atualizar dados de cálculo do grupo ou rota que ainda não tiveram leitura realizada e na tela de “Recuperar PIX pendentes”, clicar no botão “Processar todos”.

Assim será enviado manualmente para o banco, a solicitação de registro desses ID’s do QRCode do PIX dessas faturas.

Já no fechamento do grupo de faturamento é feito o monitoramento da disponibilidade dos QRCode’s para realização do pagamento.

  • Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Fechar grupo de faturamento > > Selecionar um grupo específico > Clicar no botão “Faturas PIX”.

faturas_pententes_PIX

O processo de envio dos QRCODE’s gerados é feito automaticamente de hora em hora caso utilize EFI e possua conexão de internet. Assim que as faturas forem geradas ficarão aguardando o próximo lote para serem enviadas. Caso não possua internet estarão disponíveis após exportação e análise das leituras, isso também se enquadra para DANFe’s emitidas em contingência.

O processo pode ser feito manualmente, utilizando o botão “Enviar”, assim o banco irá receber e deixar o QRCode ativo para pagamento.

Log PIX

Além da opção de Consultar Log, que apresenta os registros de recebimento de pagamento, existe no sistema a tela Log PIX.

Nesta tela, são demonstrados os registros que apresentaram algum problema, durante a comunicação do Useall Pay com a instituição financeira, especificamente no momento de preencher os dados no QrCode PIX reservado.

Para acessar esta tela, basta seguir o seguinte caminho.

  • Caminho: E2COM > F2 > Log PIX.

Log_PIX

Para análise de cada situação, a principal coluna a ser observada é a Mensagem, pois nela é apresentado o motivo pelo qual ocorreu o erro. Além desta, há também campos para identificação da UC em Código UC, qual o tipo de documento em Origem, data e hora do ocorrido em Data/hora.

Valor do documento afetado em Valor, seu número de registro junto ao SEFAZ em Número fiscal e qual usuário responsável pela geração do registro em Usuário.

Este último campo possui duas possibilidades de preenchimento, o nome de usuário dos colaboradores responsáveis por gerenciar os processos PIX ou o termo hangfire.

Tal termo se refere a uma funcionalidade aplicada ao sistema, onde de forma automática ocorre a verificação das transações do Useall Pay com o banco, caso ele identifique algum erro, registra o que encontrou nesta tela.

Já os registros que constam o nome de colaboradores, tem origem a partir da execução da função Processar pendentes.

Gestão de Location

Esta tela apresenta informações pendentes que retornam do Useall Pay, mas não foram notificadas no E2 Comercial. A busca poderá ser feita com auxílio dos filtros disponíveis em tela, utilizando o grupo de faturamento e a período.

tela_gestao_location

Reserva de Location

Está tela é utilizada para disponibilizar um maior controle maior referente ao PIX Location.

reserva_location

No início de cada mês, será reservado uma valor X que deverá ser definido no seguinte parâmetro.

  • Caminho parâmetro: E2 Comercial > Parametrização > PIX > “Percentual para reserva de locations”.

Esse percentual será aplicado no valor de PIX’s gerados no mês anterior.

Exemplo

Para exemplificar o funcionamento deste parâmetro, será apresentado o seguinte cenário. Na competência anterior, o faturamento teve 5 mil PIX Locations gerados. Sendo assim, no mês atual será reservado 5 mil + a porcentagem dos parâmetros referentes a este valor.

Durante o processo de abertura dos grupos de faturamento, que utilizam PIX Location, serão utilizados os valores reservados e o valor apresentado no campo “Saldo disponível” irá diminuir, esses valores irão para o campo “Locations usados mês atual”

Voltar ao topo