Ir para o conteúdo

Retificação GD

Contextualização

Para que eventuais problemas no cálculo das faturas de unidades consumidoras micro e minigeradoras possam ser ajustados através do recalculo, foi liberado a partir da versão 5.4.44/637 a opção de Retificação GD para unidades de baixa tensão que faturam nas modalidades convencinal e tarifa branca, sendo permitido agora além de ajustar o histórico GD também recalcular a fatura para que o saldo possa ser utilizado e transferido corretamente.

Importante

Para unidades GDs baixa tensão com benefício irrigante ou aquicultor e alta tensão, uma segunda versão já esta em andamento para liberação da retifacação da geração a estas.

Objetivo

Semelhante ao processo de ajuste dos kWhs de consumo quando lançados de forma equivocada, é possível ajustar e recalcular os valores de geração das unidades GDs e de suas vinculadas, mantendo assim a fidelidade quanto ao que foi gerado e utilizado mesmo que eventuais problemas ocorram.

Sistema

Apesar de parte do fluxo para retificar leituras de geração ser semelhante ao de retificação de leituras de consumo, é necessário compreender como as etapas se comportam com exatidão e principalmente como esta movimentação fica registrada no sistema.

A seguir alguns cenários serão apresentados com demonstrações em detalhes do processo.

Processos

Existem três passos principais a serem seguidos na retificação de faturas GDs:

1 – Identificação da fatura a ser retificada

Identificação da Fatura

Deve-se identificar qual fatura contém o erro a ser ajustado observando a qual competência pertence, quais as leituras foram lançadas e quais são os valores corretos que serão lançados na retificação.

Esta verificação pode ser realizada através do histórico em E2 Comercial > Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Faturamento > Histórico e pelo histórico de lançamentos de GD em E2 Comercial > Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Faturamento > Lançar microgeração.

2 – Ajuste de leitura GD

Para ajuste da leitura de geração, realizar um ajuste de leitura geração distribuída através do caminho E2 Comercial > Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Faturamento > Lançar microgeração > Ajuste de leitura. Ao informar a nova leitura no campo “Leitura atual” a nova geração será demonstrada no campo “Gerado atual”, sendo possível assim conferir se está de acordo.

Após lançamento deste ajuste, acessando o histórico GD já visualiza-se parte da retificação através da apresentação das linhas identificadas como “Ajuste leitura”, se a UC GD não possuir vinculadas, haverá apenas o ajuste da geração, se possuir, além do ajuste constará também o retorno da transferência realizadas anteriormente e a nova transferência efetuada para a(s) vinculada(s) conforme novo saldo.

Importante observar que nesta etapa a retificação em si ainda não ocorreu, tendo sofrido ajuste apenas o registro da geração, a fatura e a leitura de consumo ainda não foram modificadas. Contudo já é possível conferir como ficará, os novos lançamentos quanto a parte de geração na fatura recalculada após o lançamento da retificação, através das informações citadas acima que passam a constar no histórico GD.

Assim se deve sempre conferir atentamente se está de acordo com o desejado o ajuste e a(s) transferência(s), se houver, antes de dar andamento no processo.

Caso for identificada ainda a necessidade de correção, basta excluir o ajuste lançado (E2 Comercial > Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Faturamento > Lançar microgeração > Ajuste leitura > Clicar no “X” apresentado na primeira coluna > Sim) e refazê-lo, por fim conferir novamente o histórico.

Remover Ajuste de Leitura

Pode-se refazer esta etapa quantas vezes forem necessárias, sem que hajam problemas em decorrência desta ação!

Aviso

Ao excluir o ajuste de leitura deve-se sempre seguir a ordem decrescente, onde o primeiro a ser excluido é o lançamento mais recente até que cheguesse ao mais antigo. Apesar de possível, não é recomendado a efetuação de mais de um ajuste para a mesma competência, enquanto a retificação da fatura não for autorizada, sempre se deve excluir o ajuste anterior para lançamento de um novo.

3 – Retificação da fatura

A terceira e última etapa é a retificação efetiva, onde o ajuste de leitura realizado na etapa anterior será aplicado e caso haja a necessidade de alteração também da leitura de consumo esta será realizada neste momento. É possível visualizar o novo saldo, a mais disponível para ser utilizado através do campo “Geração kWh” localizado abaixo do campo “Consumo”.

Ao clica em “Lançar” a fatura então é recalculada e, por fim, é possível conferir no histórico da UC a nova fatura.

Fatura Recalculada

Histórico GD

Após a finalização do processo, mais linhas serão adicionadas ao histórico GD além das referentes ao ajuste, desta vez as linhas possuirão como identificação o termo “Refaturamento”. Para correta leitura das informações e compreensão de como o sistema realiza o processo, separemos em três grupos as linhas do histórico.

O primeiro grupo sempre será as linhas referentes ao que foi originalmente lançado, contendo pelo menos uma linha de geração e uma segunda linha para o abatido na fatura (para UCs com vinculadas haverá pelo menos uma terceira linha, referente a transferência de saldo realizada).

O segundo grupo será, no geral, as linhas com a identificação “ajuste leitura” e tratarão apenas do que diz respeito a geração, ou seja a inserção da nova geração informada e a retirada do que havia sido informado como geração para que não fique saldo a mais no histórico.

Ex.: conforme observado na imagem abaixo, a nova geração foi 500 kWhs então deve ser inserido ao saldo total + 500 kWhs e não 743 kWhs (500 + 243), por isso há uma linha com 500 kWhs na coluna “Gerado” e logo em seguida uma outra linha com 243 kWhs na coluna “Creditado”.

O terceiro e último grupo será, no geral, as linhas com a identificação “refaturamento” no qual tratam de forma exclusiva dos kWhs consumidos, onde a primeira linha vai conter o saldo anteriormente liberado para abatimento mas neste momento na coluna “Gerado”, pois está sendo recuperado e integrado novamente ao saldo total, em seguida uma segunda linha contendo o novo saldo liberado para abatimento na coluna “Creditado”, mais uma vez seguindo a lógica semelhante ao grupo anterior.

Retificação de UC geradora com vinculada

Para retificação de UCs GDs com vinculadas, o processo é semelhante ao apresentado com três passos, acrescido apenas de alguns detalhes.

Após identificação da competência e dos valores a serem ajustados, deve-se também realizar o ajuste de leitura na geradora onde a tela apresentada, além do campo para ajuste da leitura, contará com um espaço identificado como Rateio entre as vinculadas.

Neste haverá a listagem de todas as vinculadas que a UC GD possui, com a possibilidade de pré-visualização através do campo "Injeção kWh NP" da nova quantia que cada UC receberá, a medida que o campo "Leitura Atual" é manipulado e a nova geração é apresentada no campo "Gerado atual".

Também é possível alterar o percentual de rateio através do campo "Percentual rateio" enviando mais ou menos saldo as UCs vinculadas e por consequência alterando o quanto ficará disponível a geradora.

Demonstração ajuste leitura GD com Vinculada

Observação

A alteração do percentual durante o processo de ajuste de leitura, não altera o cadastro da GD onde esta definida a porcentagem que cada vinculada deve receber por padrão, se trata apenas de um ajuste temporário para a alteração que está sendo realizada. Caso se faça necessária a efetivação deste novo percentual, basta acessar E2 Comercial > Baixa tensão > Buscar pela unidade consumidora > Cadastro > Trocas > Microgeração > Novo > Aba Vinculadas.

Com o ajuste de leitura realizado na geradora, deve-se retificar as faturas afetadas, consideremos que tanto a GD quanto sua vinculada precisaram desta retificação. Ao observar o histórico de microgeração de cada uma será possivel identificar que, para a GD algumas linhas a mais foram lançadas conforme mencionado anteriormente, e estas se referem a movimentação realizada para a vinculada.

Já para o histórico da vinculada as informação ficaram registrada da seguinte forma: há também três grupos de informações, onde o primeiro conta com as linhas de recebimento de saldo e utilização original. O segundo grupo possui as linhas de devolução do saldo anteriormente recebido e a nova transferência que a GD encaminhou e por fim o último grupo referente a retificação da fatura da vinculada com as linhas de reintegração do saldo que havia se consumido e liberação da nova quantia utilizada.

Importante

Em cenários onde a retificação da fatura represente utilização a mais de saldo do que realmente a UC possuia, a fatura da competência em questão ficará novamente em aberto, caso estiver quitada antes da retificação, para cobrança deste valor abatido indevidamente.

Retificação de UC geradora tarifa branca com transferência de canal

Essa situação é um pouco mais complexa, devido ao fato de que pode haver transferência de saldo entre os canais, quando uma UC GD utiliza tarifa branca.

Nessa situação, de exemplo, antes da retificação havia sido gerado 300 kWh em cada canal.

 Informações fatura

Primeiramente foi realizando o ajuste de leitura, pelo caminho E2 Comercial > Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Faturamento > Lançar microgeração > Ajuste de leitura

Foram mantidas as gerações do canal Fora ponta e Intermediário, houve um ajuste no canal Ponta de 300 para 3000.

 Demonstração ajuste leitura GD tarifa branca

Verificando no histórico é possível observar que foram inseridas duas linhas referentes ao canal “Ponta” uma com o valor de 3000 kWh do ajuste de leitura e outra creditando os 300 kWh, referente a geração antiga apresentada no histórico, mantendo assim um saldo de 2700 kWh no canal Ponta. Como não houve alterações nos valores dos outros canais, o ajuste foi realizado, mas apenas mantendo o que já estava sendo realizado anteriormente.

 Relatório ajuste leitura

Após o ajuste foi realizada a retificação de consumo, nesta situação de exemplo, os valores foram mantidos.

 Retificação Consumo Tarifa Branca

Após a retificação da fatura o histórico de GD sofrerá algumas alterações.

Continuando a explicação do ajuste de leitura, agora foram inseridas duas linhas referentes ao refaturamento de consumo. No canal Ponta o valor de 300 kWh na coluna Gerado, está relacionado ao valor creditado na fatura anterior, o valor creditado 400 kWh, seria com relação ao novo consumo.

Neste caso haverá transferência entre os canais. Como o canal ponta possui saldo sobrando, realiza a transferência para os canais Intermediário e fora ponta que não conseguiram abater totalmente o consumo.

Observação

A regra utilizada na transferência de canais é a seguinte: (Saldo que será transferido * TE do canal de origem)/ (TE do canal de destino)

Além disso algumas regras de arredondamento são aplicadas neste resultado.

Nas linhas referentes ao refaturamento dos canais Intermediário e fora ponta, é possível observar que não houve alteração. Mas é apresentada uma linha de transferência, neste caso do canal “Ponta”, após receber este saldo é apresentada uma nova linha de refaturamento, assim é abatido o consumo.

Histórico GD negativo

Algumas retificações podem fazer com que o saldo GD fique negativo, pois ao ajustá-lo a leitura informada pode gerar um novo saldo muito abaixo do necessário para atender tanto a geradora quanto a vinculada. Mas não exclusivamente geradoras com vinculadas, pode ocorrer com UCs sem vinculadas também.

É neste cenário que algumas etapas apresentam comportamente distinto do demonstrado até aqui.

A começar pelo ajuste de leitura, caso hipoteticamente uma UC GD tenha gerado 2525 kWhs, utilizado 1496 kWhs e transferido 206 kWhs. Mas houve aqui um equivoco de leitura onde na verdade esta geração foi de 616 kWhs por exemplo, será possível observar que nada será preenchido como nova transferência para vinculada e isto está correto!

Uma vez que o saldo foi utilizado ele fica atrelado a fatura, a partir do ajuste de leitura é possível realizar em paralelo nova tranferência, somente se a nova leitura resultar em uma geração a maior, caso contrario será recolhido o que inicialmente foi enviado a vinculada e nada será enviado novamente.

Ao fim da retificação da geradora, se for desejo do consumidor ou mesmo do retificante realizar está transferência, é possível efetuá-la via transferência manual.

Demonstração ajuste leitura GD com Vinculada - A menor

No histórico GD quando ocorrer de o saldo ficar negativo, o próprio sistema fará o controle para que a medida que as novas gerações cheguem, primeiramente o abatimento desta "dívida" seja realizada para somente depois, quando possível, guardar como saldo o excedente.

Para melhor visualização, abaixo demonstrativo de um ajuste onde a geradora havia gerado 1000 kWhs, utilizado 250 kWhs e transferido 750 kWhs. Ao ajustar foi informado que a geração foi de 750 kWhs, neste caso o sistema fez o abatimento dos 1000 kWhs inicialmente informado e neste momento o saldo desta GD ficou negativo.

Porém como havia um saldo a ser buscado de sua GD de 750 kWhs enviados anteriormente, neste caso foi abatido 250 kWhs que era a quantia negativa e os 500 kWhs restantes foram armazenados como saldo.

Já a vinculada por não possuir saldo anterior acabou por ficar com o saldo negativo, porém a medida que sua GD realizar novas transferências esta quantia será abatida até que fique positiva novamente.

👉 Acesse a área de videos e confira a live de apresentação do Processo de Retificação de Faturas de Geração Distribuída!! 😉

Voltar ao topo