Transferência de saldo GD para o consumidor
Contextualização
Para atendimento da Resolução Normativa nº 1000, artigo 655-M, parágrafo 3º, a partir da versão 5.4.102/682, foi realizada a liberação da opção de transferência do saldo excedente, de UC mini ou microgeradora para seu consumidor titular, quando a unidade consumidora passar por desligamento ou troca de titularidade, cujo o titular não possua outra UC GD, nem vinculadas atendida pela mesma distribuidora.
Objetivo
A fim de manter o saldo atrelado ao consumidor titular, de UC GD que passou por encerramento de contrato, foi liberada a opção de transferência de saldo para o consumidor, o qual será apresentado neste manual em detalhes, desde a demonstração de seu funcionamento dentro dos processos aplicáveis como também quais as condições para sua habilitação.
Processo
Os processos nos quais é possível realizar a transferência de saldo GD para o consumidor, são o desligamento e a troca de titularidade.
Nestes, será observado que uma aba já existente em ambos os processos, quando aplicados a UCs GDs com saldo, apresentará novas informações.
Também será possível verificar que novas telas de consulta e alteração de geração foram adicionadas ao sistema.
A opção está disponível, tanto para processos lançados a partir do E2 CRM quanto para os lançados a partir do E2 Comercial.
Desligamento
Para realizar um desligamento a partir do sistema E2 CRM, deve-se seguir o seguinte caminho.
- Caminho: E2 CRM > Iniciar atendimento > Buscar pela UC > UC > Encerramento contratual > Encerramento contratual.
Quando efetuado o desligamento para uma UC GD, será observada a presença da aba intitulada "GD", nela será possível visualizar o total de saldo que a UC, a qual deseja-se desligar, possui.
A quantia de UCs GDs na titularidade do consumidor e a informação da existência de vinculadas, se a GD possuir.
Caso seja clicado na quantia de saldo disponível, o usuário será redirecionado ao histórico de GD da UC, onde poderá visualizar com mais detalhes a origem deste saldo.
Mas se clicado na quantia de UCs GDs que o titular possui, então o redirecionamento será para a tela de transferência de saldo - Microgeração também conhecida como transferência manual de saldo GD.
Para que assim, caso seja desejo do consumidor, seu saldo possa ser distribuído entre suas vinculadas ou suas outras GDs, ao invés de permanecer guardado em seu nome. Ou então para que se realizem ajustes no saldo, através de transferências, antes de efetivamente concluir o desligamento.
Caso se efetue transferência de saldo manual, será possível observar atualização do saldo total disponível para a UC GD, em tempo real, na aba GD do processo que se esta lançando para a UC.
É importante ter atenção ao motivo escolhido para efetuar o desligamento da UC GD, ele deve pertencer aos tipos desligamento a pedido ou suprimido, caso contrário o saldo permanecerá na UC. Pois este processo de movimentação do saldo GD para o consumidor, ocorre especificamente em casos de encerramento de contrato.
Também é possível efetuar o desligamento de uma UC pelo sistema E2 Comercial, para isso deve-se acessar o caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Alta/Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Cadastro > Desligar.
Troca de titularidade
De forma semelhante ao descrito para o processo de desligamento, ocorre também para o processo de troca de titularidade, o qual, somente pode ser lançado pelo E2 CRM, através do caminho.
- Caminho: E2 CRM > Iniciar atendimento > Buscar pela UC > UC > Solicitação de serviço > Troca de titularidade.
Assim como mencionado inicialmente, também é possível observar a presença da aba "GD" neste processo e assim como no processo de desligamento, nesta são apresentadas as mesmas informações, quantia de saldo da GD, número de GDs na titularidade do consumidor e a informação da existência de vinculadas, quando aplicável.
Para o processo de troca de titularidade deve-se observar o nome do consumidor titular anterior, pois a consulta ao saldo GD será realizado diretamente a partir de seu nome, caso a transferência assim tenha ocorrido.
Ou seja, o consumidor não possuía outras GDs em seu nome e não optou por transferir seu saldo para vinculadas caso houvessem.
Observação
É importante lembrar que para que a aba "GD" conste tanto no desligamento quanto na troca de titularidade, a UC GD precisa possuir algum saldo disponível independente do canal ou grupo de transição. Caso o saldo esteja zerado, a aba não será apresentada.
Em ambos os processos, ao salvá-los a seguinte mensagem será disparada: "A UC XX possui YYY kWh de saldo GD. O saldo será transferido integralmente para o consumidor. Confirma a transferência?". Onde XX representa o código da UC e YYY representa o montante de saldo que a UC possui.
Ao clicar em "Sim" para o questionamento, o sistema realizará a transferência do saldo para o consumidor e finalizará o processo. Mas se selecionado Não, então o sistema retornará para a tela anterior, sendo possível realizar novas alterações caso desejado.
Histórico GD - Unidade consumidora
Para acompanhamento das movimentações de saldo GD da UC para o consumidor, o relatório que apresenta o histórico de GD, recebeu alterações em seus filtros de pesquisa e linhas de registro.
- Caminho: E2 Comercial > Alta/Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Faturamento > Lançar microgeração > Relatório > Histórico.
Ao preencher os filtros, será observado o novo campo "Consumidor", o qual se utilizará para visualização do saldo, principalmente em casos de troca de titularidade.
Após seleção da opção Visualizar, será observado que as movimentações feitas para o consumidor estarão identificadas com (D) Transf. Consumidor - Deslig., quando a UC GD passar por um desligamento, e estarão divididas por competência de origem do saldo.
Semelhantemente ocorrerá para as UCs que passarem por troca de titularidade, onde a identificação no histórico para esta movimentação será (D) Transf. Cons. Troca Tit., observando os filtros, identifica-se que a geração do relatório foi realizada a partir da UC, porém o filtro consumidor foi alterado para o titular anterior para que fosse possível visualizar o saldo.
Histórico GD - Consumidor
Para consultar o saldo transferido ao consumidor, basta acessar o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Alta/Baixa tensão > Unidade consumidora > Consumidor > Buscar pelo consumidor > Selecionar o registro > Mais opções > Saldo GD (última opção da coluna Consumidores).
A visualização será realizada em grid, onde se observará uma divisão na tela. A primeira parte apresentará o total de saldo dividido por grupo de transição lei 14.300, no qual cada saldo foi gerado. Selecionando um dos registros apresentados nesta primeira parte, será observado a abertura detalhada da geração na segunda parte da tela.
Algumas colunas a mais serão exibidas para apresentação deste detalhamento, além do "Grupo de transição lei 14.300" e o "Canal". Será identificado em qual competência cada geração ocorreu através do campo "Geração em" e qual a quantia gerada em "Gerado".
O campo "Creditado" demonstrará a quantia de kWh utilizado e o campo "Lançamento" informará como ocorreram estas movimentações, podendo ser automático ou manual, em "Processo" se identificará por qual processo o saldo foi enviado ao consumidor.
Em "Usuário" haverá o registro de qual colaborador efetuou o processo que transferiu os créditos, em "Data/hora" quando este ocorreu e por fim em "Observação" se registrará alguns detalhes da movimentação.
Esta tela, conta ainda, com um botão de ação localizado no canto superior direito, intitulado "Adicionar saldo manual", ao clicar neste se observará a exibição de uma nova tela. Onde se fará a definição de qual "Competência" foi gerado o saldo que está sendo adicionado.
Em qual "Canal" foi gerado, a qual "Grupo de transição" pertence, quantia de kWhs em "Saldo" e por fim, em "Observação", será possível adicionar uma identificação a esta inserção.
Ao realizar uma adição de saldo manual, o sistema fará a geração de um novo registro conforme o grupo de transição. Se houver saldo apenas de GD I e a inserção de saldo manual for do tipo GD II, então será criado um novo registro na primeira parte da tela e ao clicar neste, será exibido os detalhes da geração.
Mas se já houver registro para ambos os grupos de transição, então o sistema apenas acrescentará o saldo inserido no grupo correspondente. Após a inserção, será observado também, que na primeira coluna constará um ícone de X.
Isto ocorrerá porque para saldos adicionados manualmente é possível removê-los, caso se identifique a necessidade.
Atenção
Para transferências efetuadas de forma manual, através do botão Adicionar saldo manual dentro da tela de Saldo GD, será possível excluí-las observando a ordem de inserção, onde apenas o registro mais recente pode ser excluído.
- Exemplo: existem três inserções manuais de saldo, e deseja-se excluir a primeira, será necessário excluir a última, após a penúltima, para por fim excluir a primeira.
Caso deseje-se exportar os registros de saldos atribuídos ao consumidor, basta selecionar o grupo de transição desejado e clicar no ícone de impressora localizada no centro inferior da tela. Uma nova tela será exibida com as opções de exportação Excel, impressão PDF ou física, conforme disponibilidade de impressora ou software que gere PDF.
Observação
Abaixo do nome do consumidor no topo da tela, é apresentada a seguinte frase: "Este consumidor tem XX kWh de Saldo GD." onde XX representa a quantia de saldo.
Para uma próxima versão, este valor de saldo que hoje é apresentado com coloração de destaque, ganhará a função de redirecionamento para exibição de relatório, com detalhes do saldo do consumidor semelhante ao relatório de saldo das UCs GDs.
Transferência de saldo GD do consumidor para a UC
Após transferência do saldo GD para o consumidor, através de uma troca de titularidade ou um desligamento, é possível realizar a movimentação deste saldo para uma UC novamente através de uma nova troca de titularidade ou uma solicitação de fornecimento.
Troca de titularidade
Conforme o caminho apresentado mais acima, no tópico Troca de titularidade, ao transferir a titularidade de uma UC para um consumidor que possui saldo GD armazenado em seu nome, é possível inserir este saldo na UC que agora passa a ser de sua titularidade.
Para isso, ao lançar uma troca de titularidade seguindo os passos padrões, será observada a exibição de uma nova aba ao selecionar o novo consumidor, quando este possuir saldo em sua titularidade. A aba GD do consumidor.
Neste espaço serão apresentados por grupo de transição, canal, competência e quantidade os saldos GD disponíveis do consumidor, para transferi-los para a UC, basta selecionar
o checkbox presente na primeira coluna. As linhas que forem selecionadas serão os valores transferidos, mas as linhas que não forem selecionadas, permanecerão com seu
valor atrelado ao consumidor.
Como pode-se observar na imagem, o consumidor possui 180 kWhs GD informados na parte superior esquerda da tela, porém somente a primeira e a última linha estão selecionadas, assim apenas a soma destas duas será enviada para a UC, neste caso um total de 142 kWhs, conforme consta na informação na parte inferior direita da tela.
Ao clicar em Salvar na parte final do processo, o saldo é efetivamente enviado a UC. Para exemplificar a movimentação, verificaremos uma UC que já era GD, possuía saldo gerado por seu consumidor atual e agora passa para a titularidade de um outro consumidor, que também possui saldo em seu nome, porém este saldo não foi totalmente transferido para a UC no momento da troca.
Após realizar o processo, o saldo da UC e os saldos dos consumidores ficaram da seguinte forma.
Dica
A apresentação desta tela no sistema, não ocorre neste formato. Esta imagem foi editada para melhor visualização. Caso deseje-se aumentar o tamanho da imagem, bastar clicar sobre ela.
No histórico de saldo GD do consumidor, novo titular da UC, foram registradas duas movimentações de saldo, onde além das linhas cuja coluna Gerado apresenta valor, há duas novas linhas com dados para coluna Creditado, pois foram as quantias enviadas para a UC.
Nas colunas UC origem e UC destino é possível observar esta movimentação e na coluna Processo identifica-se a partir de qual ação ocorreu esta alteração.
É possível identificar que para uma das linhas de saldo gerado, não há linha de crédito correspondente, pois este saldo não foi selecionado no momento da troca de titularidade, logo não foi movimentado e permanece armazenado no nome do consumidor.
O histórico da UC, apresenta o saldo recebido com sua devida identificação (C) Transf. do consumidor - Tr. morador, cada saldo transferido é apresentado em uma linha conforme a competência em que foi transferido. Observa-se também que o saldo que havia anteriormente na UC, não é mais apresentado.
Dica
A apresentação desta tela no sistema, não ocorre neste formato. Esta imagem foi editada para melhor visualização. Caso deseje-se aumentar o tamanho da imagem, bastar clicar sobre ela.
Por fim, o histórico de saldo GD do consumidor anterior, apresenta todos os registros de saldo gerado e armazenado na titularidade dele, para posterior utilização.
Importante
Caso a UC para a qual está sendo lançado o processo de troca de titularidade, não seja GD, vinculada ou participante GD, não será possível visualizar o histórico de microgeração, nem utilizar o saldo que for transferido para ela. Para que a UC possa movimentar o saldo recebido, é necessário optar entre uma das três opções disponíveis no sistema para movimentações GD.
Observação
Para tornar uma UC micro ou minigeradora.
- Caminho: E2 CRM > Iniciar atendimento > Buscar pela UC > UC > Solicitação de serviço > Ligação de geração distribuída.
Deve-se seguir o fluxo até a finalização do processo que torna a UC GD.
Para tornar uma UC vinculada ou participante GD.
- Caminho: E2 Comercial > Alta tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC GD/não GD com saldo > Cadastro > Troca de microgeração
- Caminho: E2 Comercial > Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC GD/não GD com saldo > Cadastro > Trocas > Microgeração
Clicar em Novo e navegar até a aba "Vinculadas", clicar no botão Novo dentro desta tela e então preencher as informações da UC que deseja-se vincular. Por fim, clicar em Salvar.
Para tornar a UC Participante GD, basta clicar no botão que possui esta mesma descrição e se localiza ao lado do botão Pesquisar, em seguida confirmar a ação. A UC passará a utilizar o saldo recebido, porém não terá novos créditos.
Solicitação de fornecimento
Assim como no processo de troca de titularidade, também é possível realizar a movimentação do saldo GD, que se encontra armazenado na titularidade do consumidor, através do lançamento de uma solicitação de fornecimento.
Neste lançamento, se observará a presença da aba "Saldo GD", que apresentará todo saldo GD do consumidor disponível divido por competência. Onde será possível
selecionar o saldo, através da marcação do checkbox presenta na primeira coluna, que ficará pré-armazenado para posterior transferência para UC que for criada.
Apesar desta pré-reserva, este saldo não ficará bloqueado, assim movimentações e exclusões podem ocorrer até que o processo de solicitação de fornecimento seja concluído. Para garantir a integridade da transferência, observações podem ser apresentadas ao lado do saldo para alertar a respeito de movimentações no saldo.
Este alerta será observado na aba também intitulada "Saldo GD", coluna Observação, presente no momento da aprovação do pedido de ligação.
Dica
A apresentação desta tela no sistema, não ocorre neste formato. Esta imagem foi editada para melhor visualização. Caso deseje-se aumentar o tamanho da imagem, bastar clicar sobre ela.
A observação Parte do saldo selecionado foi utilizado. Será enviado o saldo restante, se refere a situações onde houve alteração na quantia do saldo disponível para menor, desta forma, o que ainda encontra-se disponível será enviado a UC.
Já a observação Este saldo já foi utilizado em outro processo, não está mais disponível no consumidor, trata dos casos onde o saldo foi totalmente removido, assim ao tentar selecioná-lo para envio a UC, mais uma vez o sistema alertará e não permitirá a seleção.
Após definição da quantia de saldo e conclusão da aprovação do pedido de ligação, a UC é ligada já com o saldo disponível. O histórico GD da UC passa a ser apresentado com a identificação (C) Transf. do cons. - Sol. Fornecimento.
Importante
Após cadastro da nova UC, caso esta não seja GD, vinculada ou participante GD, não será possível visualizar o histórico de microgeração, nem utilizar o saldo que for transferido para ela. Para que a UC possa movimentar o saldo recebido, é necessário optar entre uma das três opções disponíveis no sistema para movimentações GD.
Observação
Para tornar uma UC micro ou minigeradora.
- Caminho: E2 CRM > Iniciar atendimento > Buscar pela UC > UC > Solicitação de serviço > Ligação de geração distribuída.
Deve-se seguir o fluxo até a finalização do processo que torna a UC GD.
Para tornar uma UC vinculada ou participante GD.
- Caminho: E2 Comercial > Alta tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC GD/não GD com saldo > Cadastro > Troca de microgeração
- Caminho: E2 Comercial > Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC GD/não GD com saldo > Cadastro > Trocas > Microgeração
Clicar em Novo e navegar até a aba "Vinculadas", clicar no botão Novo dentro desta tela e então preencher as informações da UC que deseja-se vincular. Por fim, clicar em Salvar.
Para tornar a UC Participante GD, basta clicar no botão que possui esta mesma descrição e se localiza ao lado do botão Pesquisar, em seguida confirmar a ação. A UC passará a utilizar o saldo recebido, porém não terá novos créditos.
Transferências entre canais
Conforme estabelece a Resolução Normativa nº 1000, no artigo 655-G, parágrafos 5, 6 e 7. O sistema aplica a conversão durante a transferência de saldo GD entre canais, da seguinte forma.
Para UCs GDs com modalidade tarifária horária, o excedente gerado é enviado para outras UCs com aplicação de conversão, apenas quando se trata de transferência de canal Na Ponta para canal Fora Ponta e canal Intermediário para canal Fora Ponta.
A conversão ocorre com base na seguinte relação kWh = kWh transferido x (tarifa TE do canal transferido/tarifa TE do canal recebido).
Exemplo
Uma UC transfere 100 kWh do canal Fora Ponta para o canal Na Ponta. Supondo que as tarifas sejam, para TE canal Na Ponta 1 real e para TE canal Fora Ponta 50 centavos.
Então o cálculo ficará da seguinte forma kWh = 100 x (0,50/1), a transferência então será de 50 kWh.
Todas as demais transferências são tratadas como uma relação de 1 para 1, ou seja, a quantia que é enviada de um canal é a mesma inserida no canal que a receberá, sem conversões.
Já a ordem de canal para envio do saldo, segue a seguinte regra. Entre UCs que pertencem a mesma modalidade ou que possuem canais equivalentes, o envio ocorre de canal para canal equivalente, uma UC tarifa branca que transfira para outra UC tarifa branca, terá o envio de saldo do canal Na Ponta para o canal Na Ponta da outra UC e assim por diante.
Já UCs com canais não equivalentes, a transferência sempre ocorrerá para o canal Fora Ponta quando não houver o canal equivalente na UC que esta recebendo o saldo.
Quando a transferência for para UCs convencionais, a UC com os canais fará o envio do seu saldo para o seu canal Fora Ponta o convertendo e por fim, realizará a transferência para a UC convencional.
Em caso de UCs irrigantes, se a transferência for para uma UC tarifa branca, o canal que receberá o saldo será o Fora Ponta; mas se a UC que receber for convencional, então será transferido diretamente para o canal normal, em ambas as situações, sem conversões.
Dica
Caso deseje-se aumentar o tamanho da imagem, bastar clicar sobre ela.