TUSDg
Contextualização
Além dos Grupos de Transição, a Lei 14.300 apresenta a TUSDg (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição aplicável ao segmento geração). Que é o valor que será cobrado, das UCs que possuem microgeração, sobre a energia injetada no sistema.
“Art. 18. Fica assegurado o livre acesso ao sistema de distribuição para as unidades com microgeração ou minigeração distribuída, mediante o ressarcimento, pelas unidades consumidoras com minigeração distribuída, do custo de transporte envolvido. Parágrafo único. No estabelecimento do custo de transporte, deve-se aplicar a tarifa correspondente à forma de uso do sistema de distribuição realizada pela unidade com microgeração ou minigeração distribuída, se para injetar ou consumir energia.”
Objetivo
Visando seguir a Lei 14.300 e a Resolução Normativa nº 1.059 de 2023, o sistema possibilita que, utilizando as configurações corretas, o faturamento das unidades consumidoras de microgeração seja realizado nos padrões solicitados.
Configurações
Para um melhor entendimento, as configurações necessárias, serão apresentadas separadamente para os grupos de Alta e Baixa tensão.
Alta Tensão
1 – Cadastrar Contrato de Demanda de Injeção na UC
Primeiramente é necessário realizar o cadastro do contrato de demanda de injeção na UC. Pode ser realizado pelo seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Alta Tensão > Unidade Consumidora > Pesquisar a UC desejada e clicar duas vezes para abrir a tela UC > Aba “Ligação” > Clicar no ícone de "lupa"
> Aba "Contrato injeção" > Botão "Novo"
Observação
Art. 301 da REN 1.000/2022, o limite de ultrapassagem de demanda é de:
I - 1%: para a demanda contratada de injeção de consumidor e de gerador
2 – Criar itens de Demanda de Injeção
Será necessário criar itens de DEMANDA DE INJEÇÃO – TUSDg e de Ultrapassagem TUSDg, eles serão utilizados nos parâmetros do sistema.
- Caminho: E2COM > Comercial > Faturamento > Listas > Itens de Fatura
3 – Inserir os itens criados nos parâmetros
Após a criação dos itens é necessário adicioná-los nos campos específicos para parametrização.
- Item de Demanda de Injeção: E2COM > Comercial > Parametrização > Itens > Seção “Microgeração Baixa Tensão” > Campo “Demanda de Injeção – TUSDg”
- Item de Ultrapassagem: E2COM > Comercial > Parametrização > Itens > Seção “Microgeração Alta Tensão” > Campo “Ultrapassagem– TUSDg”
Observação
O item de Demanda de Injeção é inserido nos parâmetros de Baixa Tensão, pois este item será o mesmo tanto para Alta, quanto para Baixa Tensão.
4 – Cadastrar tarifas de injeção
Foi criado um campo específico para cadastro das tarifas de injeção, podendo ser cadastrada pelo seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Mais Opções > Preços > Tarifas > Lançar Preços
Selecionando as tarifas é possível observar a seção “Geração” que é apresentado na imagem, os valores devem ser preenchidos no campo “Tipo 1”.
Faturamento
Após as configurações serem realizadas, será possível lançar caderno, mas este processo também teve algumas alterações.
- Caminho:E2COM > Comercial > Alta Tensão > Análise alta tensão > Pesquisar por uma UC > Lançar caderno > Mais Opções > Microgeração > Aba “Demanda injeção”
Neste caminho será informado a demanda lida de injeção.
Baixa Tensão
1 – Cadastrar Tipo de Tarifa no cadastro da UC
Será necessário realizar a classificação das UCs do grupo B, em Tipo 1 e Tipo 2. É importante ressaltar que a classificação Tipo 1 e Tipo 2 são determinadas de acordo com o Montante de Uso do Sistema de Distribuição - MUSD da central geradora em relação à potência nominal do transformador de distribuição existente na rede no momento da solicitação de acesso, conforme item 8 do PRORET 7.4.
“i. Tipo 1: MUSD menor que a potência nominal do transformador de distribuição; a Tarifa de Referência TUSDg FIO B será definida com base no custo de atendimento considerando apenas o custo das redes de baixa tensão; ou
ii. Tipo 2: MUSD maior que a potência nominal do transformador de distribuição; a Tarifa de Referência TUSDg FIO B será definida com base no custo de atendimento considerando os custos das redes, postos de transformação e transformadores de distribuição de baixa tensão e os custos de linhas e conexão de linhas de média tensão.”
- Caminho: E2COM > Comercial > Baixa Tensão > Unidade Consumidora > Cadastro > Troca de Microgeração > Novo > Campo "TUSDg FIO B"
2 – Criar item de Demanda de Injeção
Será necessário criar itens de DEMANDA DE INJEÇÃO – TUSDg. Lembrando que este item é utilizado para Baixa e Alta tensão, então se ele já foi criado não será necessário cria-lo novamente.
- Caminho E2COM > Comercial > Faturamento > Listas > Itens de Fatura
3 – Inserir o item criado nos parâmetros
Após a criação do item é necessário adicioná-lo no campo específico para parametrização. Lembrando que esta configuração é utilizada também na configuração das UCs de Alta Tensão, então se já foi configurado, não será necessário configurá-lo novamente.
- Caminho: E2COM > Comercial > Parametrização > Itens > Seção “Microgeração Baixa Tensão” > Campo “Demanda de Injeção – TUSDg”
4 - Cadastrar tarifas de injeção
Foi criado um campo específico para cadastro das tarifas de injeção, podendo ser cadastrada pelo seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Mais Opções > Preços > Tarifas > Lançar Preços
Selecionando as tarifas é possível observar a seção “Geração” que é apresentado na imagem, os valores devem ser preenchidos nos campos “Tipo 1” e “Tipo 2”.
Faturamento
Após as configurações serem realizadas, será possível lançar caderno, mas este processo também teve algumas alterações.
- Caminho: E2COM > Comercial > Pressionar a tecla “F2” > Pesquisar por “Lançar Caderno” > Selecionar a opção “Lançar Caderno – Baixa tensão > Pesquisar pela UC que terá a leitura lançada > Lançar caderno > Aba “Demanda injeção”
Neste caminho será informado a demanda lida de injeção.