E2 Coletor
Objetivo
O E2 Coletor é um aplicativo que tem como objetivo, auxiliar o leiturista na coleta de leitura de medidores de energia de modo simples e prático. Essa aplicação é completamente integrada com o E2 Comercial, sendo o responsável por todo o controle de geração e recepção das remessas de leitura do coletor.
Configurações
A parametrização necessária para a utilização do Coletor é feita no sistema E2 Comercial e no próprio aplicativo do coletor.
Comercial
Os parâmetros referentes ao Coletor no E2 Comercial podem ser conferidos acessando o manual Coletor de parametrização.
Coletor
Os parâmetros disponíveis no aplicativo E2 Coletor, estão localizados no seguinte caminho.
Caminho: E2 Coletor > Configuração > Parâmetros coletor
Serão apresentados os seguintes campos.
- Web service: endereço do WS, o mesmo será informado na implantação.
- Dir. fotos: local do aparelho onde serão armazenadas as fotos retiradas durante a leitura da remessa.
- Dir fotos transferidas: local onde serão armazenadas as fotos enviadas do "Dir. fotos", para o Web Service. É utilizado quando nos parâmetros do coletor no E2COM, o campo “Local gravação img.” utiliza a opção “Diretório”. Neste campo, dos parâmetros do coletor, será informado o local para onde serão enviadas as fotos do aparelho, ou seja, o caminho para o diretório onde elas serão armazenadas.
- Dir. backup: local do aparelho onde será armazenado um backup do banco de dados das leituras realizadas.
Na opção “Parâmetros”, serão apresentados os parâmetros configurados no E2 Comercial.
Ocorrências de leitura
Para que seja possível realizar a leitura utilizando o coletor, é necessário ter as ocorrências de leitura cadastradas no sistema E2 Comercial. O cadastro das ocorrências de leitura é realizado no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > Geral > Ocorrências de Leitura
Nesta tela será possível verificar as ocorrências já criadas, caso seja necessário criar uma nova, é necessário clicar no botão “Novo”.
Equipes
Será necessário cadastrar leituristas, para isso equipes devem estar criadas.
Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > Geral > Equipe Leituristas
Nessa tela serão apresentadas as equipes já criadas, para criar uma nova equipe basta clicar no botão “Novo”.
No campo “Equipe”, deve ser informado o nome da nova equipe, já no campo “Possui coleta de dados”, deve ser selecionado “Sim” para que seja gerado para o coletor.
Leiturista
O cadastro dos leituristas é realizado no seguinte caminho.
Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Lista > Geral > Leiturista
Nessa tela serão apresentados os leituristas já cadastrados, para cadastrar um novo basta clicar no botão “Novo”.
As seguintes informações devem ser cadastradas.
- Nome: campo utilizado para identificação, deve ser informado o nome do leiturista
- Equipe leiturista: selecionar alguma das equipes já criadas para utilizar no coletor.
- Usuário: nome utilizado para acesso ao aplicativo E2 Coletor, não utilizar caractere especial.
- Senha: senha utilizada para acesso ao aplicativo E2 Coletor, não utilizar caractere especial.
É possível também inativar o acesso de qualquer leiturista já cadastrado, basta selecionar o leiturista, clicar no ícone de lápis e clicar em “Inativar”.
Processo
Essa seção irá apresentar todo o processo realizado, desde a geração das remessas até o faturamento do coletor.
A imagem apresenta o local do sistema onde é realizado cada parte de processo, e nesta seção será apresentado com detalhes cada etapa.
Após realizar a instalação do aplicativo nos celulares e as configurações necessárias tanto no sistema E2 Comercial, quanto no aplicativo E2 Coletor. Será possível dar início ao processo.
Gerar Remessa
As remessas nada mais são que um grupo de UCs selecionadas, para serem enviadas para o leiturista realizar a leitura.
A geração de uma nova remessa é feita no seguinte caminho.
Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Grupo Coletor
Nesta tela é necessário selecionar o grupo de faturamento no campo “Grupo fat.” e definir as equipes que realizarão a leitura das rotas. Para selecionar as equipes basta clicar no ícone e selecionar o checkbox referente as equipes desejadas.
As colunas apresentados possuem a seguinte função:
- Gerar vários arq. Leit.: permite que para o mesmo leiturista, sejam geradas mais de uma remessa.
- Permite quebrar rota: permite que uma única rota, seja dividida pela sequência de leitura, podendo dividir a leitura dessa rota em mais de um leiturista.
Após salvar as configurações, definindo as equipes que serão utilizados para leitura das rotas, é necessário clicar em “Gerar Rotas”.
Após a geração das rotas, deve selecionar a rota desejada e clicar no ícone , selecionando nesta tela o leiturista e a sequência de leitura.
Realizando este procedimento, é possível clicar no botão “Aplicar”, assim a remessa será gerada.
Após a geração da remessa é necessário verificar se foi gerada corretamente, caso seja identificado algum problema, ainda é possível “Estornar”.
Caso seja verificado que as informações geradas estão corretas, basta clicar em “Processar”. Assim a remessa ficará disponível para o leiturista realizar a importação para o aplicativo E2 Coletor.
A primeira coluna da linha referente a remessa gerada irá apresentar o status da remessa, o coletor possui os seguintes status.
Como já informado após o processamento da remessa, ela estará disponível para importação no aparelho e essa é a próxima etapa do processo.
Importar Remessa
Acessando o aplicativo E2 Coletor, no celular, a seguinte tela será apresentada.
Para realizar a importação da remessa gerada, basta clicar no botão “Importar” e a seguinte tela será apresentada.
Após informar o usuário e senha do leiturista e clicar em “Buscar” será apresentada as remessas disponíveis para importação.
Para realizar a importação, basta pressionar a remessa desejada e a opção “Importar” será apresentada. Clicando nessa opção a importação será realizada.
Com a remessa importada no aparelho, é possível dar continuidade no processo e iniciar as leituras das UCs.
Realizar Leitura
Após a importação da remessa no aparelho, retornar ao menu principal e clicar em “Leitura”, serão apresentadas as leituras que devem ser feitas seguindo a ordem da própria rota, mas existem outras formas de ordenação disponíveis, clicando no ícone .
Na parte superior da tela, é apresentado o ícone . Clicando nesse ícone será possível lançar leitura para uma UC que no momento o leiturista não sabe qual seu número.
Na tela com as demais UCs disponíveis, para realizar a leitura de uma UC, basta clicar sobre a linha que ela é apresentada. Dessa forma terá acesso a tela de leitura da UC.
Serão apresentadas algumas informações sobre a UC, além de um campo para ocorrência de leitura e os campos para informar a leitura. Neste caso se trata de uma UC de microgeração, então terá um campo adicional para informar a leitura referente a energia gerada. Quando se tratar de alguma UC que necessita informar algum outro tipo de leitura além do consumo, o campo será apresentado, caso não seja necessário apenas o campo “Leitura (khw)” estará disponível na tela.
Após a realização da leitura é necessário clicar no botão “Salvar e avançar” que irá salvar a leitura informada e irá prosseguir para realização da leitura da próxima UC da rota.
Além disso, alguns componentes precisam ser destacados. Na parte superior da tela é apresentada a seguinte informação.
O número 1 representa que é a primeira UC da remessa, o número 136 representa a quantidade de UCs na remessa, já o número 0 representa a quantidade de UCs lidas.
Logo abaixo são apresentados 3 ícones. O ícone que é utilizada para encontrar alguma UC específica, onde vários filtros são apresentados.
O ícone , mostra os detalhes da UC.
O ícone apresenta a localização da UC no mapa.
Na parte inferior da tela alguns outros ícones são apresentados, o primeiro , é utilizado para leituristas que estão realizando a leitura de mais de uma rota, os botões são utilizados para avançar ou retornar para a primeira UC da próxima rota ou da rota anterior.
O ícone de setas , avança para leitura da próxima UC ou retorna para UC anterior.
O ícone de próximo , avança para a próxima UC sem leitura. O ícone de câmera
possibilita que uma foto seja tirada do medidor. Já o ícone
é utilizado para adicionar uma observação sobre a leitura. Ao clicar no ícone a seguinte tela será apresentada.
Nessa tela serão apresentadas informações mais específicas da UC, além das já apresentadas na tela principal de leitura.
Voltando a tela do menu principal do aplicativo, é disponibilizado o botão “Estatística”, que apresenta alguns dados da rota em que a leitura está sendo realizada.
Alguns dados serão apresentados na parte superior da tela, além de gráficos. O primeiro referente a UCs com leitura e sem leitura, o segundo sobre as ocorrências de leitura que foram utilizadas durante as leituras, para serem apresentadas basta clicar na legenda apresentada abaixo do gráfico.
Após a realização das leituras da remessa é possível seguir para próxima etapa do processo.
Exportar / Finalizar Leitura
Retornando a tela do menu principal do aplicativo, são apresentados mais dois botões, “Exportar” e “Finalizar Leituras”.
O botão “Exportar” é utilizado, após o lançamento de todas as leituras, para envio destas ao sistema E2 Comercial, lembrando que deverá ter acesso à internet no momento de realizar a exportação.
O Botão “Finalizar Leituras”, como o próprio nome já diz, informa que as leituras dessa rota foram feitas e envia essa informação para o sistema E2 Comercial, lembrando que antes de realizar a finalização, deve realizar a exportação das leituras.
Importar Retorno Coletor
Com as leituras finalizadas, a remessa estará disponível para importação no sistema E2 Comercial.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Grupo coletor > Selecionar o grupo e rota gerada.
Acessando este caminho e aplicando os filtros, a coluna referente ao status da remessa, apresenta a seguinte informação “Pronto para importar”. Sendo assim, basta clicar no botão “Importar”.
Análise de Leitura
Após a importação a remessa deve ser enviada para análise de leituras, para isso basta clicar no botão “Gerar análise”.
Para que seja gerada a análise das leituras, primeiramente será necessário informar, quais UCs serão analisadas. Para isso alguns filtros estão disponíveis.
Observação
É importante realizar o preenchimento do campo “Retorno coletor”, para gerar a análise apenas da remessa que gostaria de estar analisando e não de alguma outra. A falta do preenchimento dessa informação, pode ocasionar na geração da análise de leitura para todas as remessas geradas, impossibilitando a geração da análise para as demais remessas no momento correto.
Após definir o filtro e clicar em avançar, a seguinte aba será apresentada.
Onde várias informações poderão ser selecionadas, para definir quais leituras precisam ser analisadas, por não respeitarem as regras configuradas nesta aba.
Após realizar essa definição e clicar em avançar, serão apresentadas as faturas que serão enviadas para análise. Clicando em salvar, serão enviadas para “Análise de leitura”.
Será apresentada uma mensagem perguntando se a análise de leitura já será iniciada. Mas existe outra forma de acessar essas informações, para realizar a análise posteriormente.
Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Análise de leitura
A tela de análise de leitura apresenta todas as leituras que foram enviadas para análise. Na parte superior são apresentados alguns filtros para auxiliar na identificação delas.
- Listar a partir de: competência em que as leituras foram enviadas para análise.
- Situação:
- Não analisado: nenhuma leitura da remessa foi analisada.
- Parcial: algumas leituras já foram analisadas.
- Analisado: todas as leituras já foram analisadas.
- Origem:
- Coletor: leituras que tiveram origem no aplicativo E2 Coletor.
- EFI: leituras que tiveram origem no aplicativo E2 EFI.
Aplicando os filtros, e clicando em “Pesquisar”, é possível encontrar a remessa desejada, podendo utilizar as informações apresentadas nas colunas de cada remessa. No exemplo em questão a remessa era UCs do Grupo de Faturamento 1.
Selecionando a linha da remessa é possível realizar algumas ações, a primeira é o botão "Analisar", que irá iniciar a análise da remessa selecionada.
O botão “Imprimir” apresenta dois relatórios, um sobre o “Relatório de análise”, que apresenta a situação atual da análise realizada. E outro sobre as “Leituras a conferir”, leituras que estão com a opção “Conferir”, selecionada no momento da análise de leitura.
Todas as UCs que de alguma forma precisam ser realizada a conferência da leitura é disponibilizada a opção “Conferir”, que será apresentada em alguns locais durante a análise de leitura. As leituras com essa opção selecionada, serão encaminhadas para o relatório “Leituras a conferir” que pode ser impresso e enviado a um leiturista para realização da conferência. Este relatório está disponível no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Análise de leitura > Selecionar a remessa > Imprimir > Leituras a conferir
O botão “Medição desconhecida”, são as leituras feitas pela opção “Medição desconhecida” no aplicativo E2 Coletor. Com base nas informações recebidas, coletadas pelo leiturista, é possível identificar a UC no sistema E2Com e lançar a leitura manualmente. Após realizar este procedimento basta clicar em “Conferir” para informar que essa leitura já foi conferida e lançada manualmente.
Dando continuidade no processo, é necessário realizar a análise, para isso clicamos, no já apresentado, botão “Analisar”. Será apresentada a seguinte tela.
Nessa tela serão apresentadas todas as leituras que de alguma forma se encaixaram nas situações selecionadas.
Nessa parte superior da tela também são apresentados filtros para auxiliar na seleção das leituras apresentadas. Caso os filtros de “Microgeração”, “Horário reservado” e “Modalidade” não estiverem sendo apresentados. Basta clicar no botão .
Cada coluna também traz muitas informações sobre a leitura, uma delas é a coluna “Problema” que apresenta o motivo pela qual a leitura foi para análise. Para auxiliar na análise das leituras, estão disponíveis várias fontes de pesquisa, as opções são apresentadas logo abaixo dos filtros.
- Histórico de faturamento: apresenta o histórico de faturamento da UC.
- UC: apresenta a tela de cadastro da UC.
- Histórico: histórico da UC, todos os processos, e serviços envolvendo a UC.
- Solicitações: todas as solicitações feitas pelo consumidor para a UC em questão.
- Boletim aferição: boletins de aferição que foram solicitados para UC.
- Mudança padrão: mudanças de padrão solicitados para UC.
Ao lado desses botões é apresentado o ícone . Clicando nele, será apresentada uma nova janela, que permite ao usuário definir cores diferentes para UCs com as características apresentadas: geração distribuída, modalidade branca, horário reservado e constante kwh maior que 1. As cores podem ser alteradas conforme o usuário desejar, clicando em “Salvar”, na próxima vez que usar essa tela as linhas das UCs que possuírem alguma dessa característica, estarão com essas cores.
Na parte de baixo da tela, no momento da análise da leitura, ao selecionar alguma UC especifica são apresentadas diversas informações sobre a UC e a leitura realizada. Além disso, alguns botões para aplicar ações que solucionem o problema apontado.
- Média: lançar a leitura pela média.
- Mínimo: lançar a leitura mínima.
- Lançar caderno: lançar caderno manualmente.
- Repetir: repetir a última leitura.
- Mín./Manter leitura: utilizará a taxa mínima e mantém a leitura informada.
- Proporcionalizar: faz a proporcionalização dos últimos meses com leitura
- Aceitar: aceitar o problema apresentado e não realizar nenhuma ação.
- Excluir: caso possua leitura, excluir a leitura informada pelo coletor.
- Observação: observações enviadas pelo leiturista em campo.
- Conferir: enviar para o relatório “Leituras a conferir” apresentado anteriormente.
É necessário realizar a análise de cada leitura, que por algum motivo foi encaminhada para essa etapa, para que a UC seja faturada. Não são todas as leituras que precisam de análise, como já foi explicado, apenas as que possuem características aplicadas no filtro inicial.
Após aplicar alguma ação sobre a leitura, a coluna “Analisado”, apresentará a informação “Sim”. Dessa forma a UC poderá ser faturada.
Faturar Coletor
Após realizar a análise da remessa, a próxima etapa é “Faturar coletor”. É realizada no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Faturar coletor
Uma nova janela será apresentada, a primeira aba “Filtros”, como o nome já diz, disponibiliza vários filtros para a seleção das leituras que serão faturadas.
Na aba “Calcular”, serão apresentadas informações gerais das leituras que serão faturadas. Apresentadas para identificação, através da coluna Grupo faturamento, Município, Bairro e Rota.
Clicando em “Salvar” essas leituras estarão disponíveis para autorização no painel NF3e.
- Caminho: Portal Useall > Painel NF3e
Caso a distribuidora ainda não esteja utilizando a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e), poderá seguir o processo para faturar a UC utilizando a função “Emitir faturas.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Emitir faturas.