E2 EFI
Objetivo
O E2 EFI (Emissão de Fatura Instantânea) é um aplicativo que tem como objetivo, auxiliar no processo de coleta de leitura, geração e entrega de fatura de energia. Utilizando a solução que o EFI propõe, o leiturista pode realizar todas essas etapas em campo com o auxílio deste aplicativo.
Configurações
A parametrização necessária para a utilização do E2 EFI é feita no sistema E2 Comercial e no próprio aplicativo.
Comercial
Os parâmetros referentes ao EFI no E2 Comercial podem ser conferidos acessando o manual EFI de parametrização.
Equipes de Leituristas
Para utilização do aplicativo EFI, é necessária a criação de leituristas. Estes por sua vez exigem a criação primeiramente de equipes.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > EFI > Equipe Leituristas - EFI
Nessa tela serão apresentadas as equipes já criadas. Para criar uma nova equipe basta clicar no botão “Novo”, informar um nome para ela, no campo “Descrição” e clicar em "Salvar".
Leiturista
O cadastro dos leituristas é realizado no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > EFI > Leituristas - EFI
Nessa tela serão apresentados os leituristas já cadastrados, para cadastrar um novo basta clicar no botão “Novo”.
As seguintes informações devem ser cadastradas.
- Nome: campo utilizado para identificação, deve ser informado o nome do leiturista
- Usuário: nome utilizado para acesso ao aplicativo E2 EFI, não utilizar caractere especial.
- Senha: senha utilizada para acesso ao aplicativo E2 EFI, não utilizar caractere especial.
- Equipe leiturista: selecionar alguma das equipes já criadas para utilizar no EFI.
É possível também inativar o acesso de qualquer leiturista já cadastrado, basta selecionar o leiturista, clicar no e clicar em “Inativar”.
Local de entrega de fatura
No processo de leitura, é necessário informar o local de entrega da fatura. Para isso, eles devem estar configurados no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > EFI > Local de Entrega de Fatura – EFI
Observação
As informações apresentadas sobre os nomes dos locais de entrega, são apenas exemplos.
Para cadastrar um novo local de entrega, basta clicar no botão “Novo”.
Informações de Leitura
Essa opção disponibilizada, serve para enviar alguma informação sobre a realização da leitura, ou para gerar algum serviço.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > EFI > Informações de Leitura
Como já mencionado, essas informações podem ser utilizadas apenas como um lembrete informativo para a próxima leitura, ou até gerar um serviço no E2COD para corrigir algum problema identificado pelo leiturista.
Para cadastrar uma nova informação, basta clicar no botão “Novo”.
Para criação de uma nova informação, é necessário preencher os seguintes campos:
- Descrição: informar uma descrição, para identificação da informação que será criada.
- Ação: existem três opção neste campo.
- Alerta: apenas informativo.
- Gerar serviço: gera algum serviço no E2COD.
- Troca Medidor: inicia o processo de troca de medidor para a UC.
- Serviço: se a opção selecionada no campo “Ação” for “Gerar serviço”, será necessário selecionar qual o serviço solicitado.
Ocorrências de leitura
Para que seja possível realizar a leitura utilizando o E2 EFI, é necessário ter as ocorrências de leitura cadastradas no sistema E2 Comercial. O cadastro das ocorrências de leitura é realizado no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > Geral > Ocorrências de Leitura
Nesta tela será possível verificar as ocorrências já criadas, caso seja necessário criar uma nova, é necessário clicar no botão “Novo”.
Bloqueio de Impressão
Para as faturas que não podem ser entregues em campo, por algum motivo, o sistema disponibiliza esta opção, localizada no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > EFI > Bloqueio de Impressão
Para realizar o cadastro de um novo bloqueio, basta clicar no botão “Novo” e informar uma descrição para identificação.
É possível definir um bloqueio de impressão tanto para uma UC específica, quanto para um local de entrega específico. Para realizar o cadastro de uma UC ou local de entrega que terá a impressão em campo bloqueada, basta acessar o caminho para o bloqueio de entrega e clicar em “UC” ou “Local entrega”. Nessas novas abas serão apresentadas as UCs e locais de entrega que já possuem bloqueio, e um novo bloqueio pode ser cadastrado clicando no botão “Novo”.
É possível identificar que em todas as telas existe o botão “Remover”, pois a qualquer momento esse bloqueio pode ser retirado, permitindo assim a impressão desta fatura em campo.
Mensagens Leituristas
É possível cadastrar uma mensagem com algum aviso que será apresentado para o leiturista no momento da leitura de uma UC específica.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > Geral > Mensagens Leiturista
Uma mensagem de até 10 caracteres pode ser cadastrada com algum aviso sobre a UC que o leiturista irá realizar a leitura. Clicando em “Novo” uma nova mensagem poderá ser cadastrada.
Qualquer mensagem pode ser excluída, basta clicar no ícone na linha da mensagem que deseja excluir e clicar no botão
.
Versão Android
Quando o aplicativo for atualizado nos aparelhos móveis, a versão do APK que será instalada, também deve ser informada no sistema E2COM. Para isso é necessário acessar o seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Listas > EFI > Versão Android
Será possível visualizar todas as versões já utilizadas, inclusive a que está sendo utilizada atualmente.
Para informar a nova versão, clicar em “Novo”, informar o número da versão e selecionar o arquivo APK que será instalado.
EFI
Algumas informações devem ser configuradas no EFI.
Informação
- A nova versão do APK E2 EFI foi homologada a partir da versão do Android 9.
- O indicado no momento da atualização é realizar a instalação do novo APK sem desinstalar o anterior. Para não perder as informações de backup, função que será apresentada ainda nesta seção.
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Endereço Webservice
O primeiro seria a configuração do Endereço Webservice. Após o leiturista possuir um cadastro no sistema, no aplicativo realizar o acesso ao E2 EFI, e antes de realizar o login clicar em
.
No campo “Endereço webservice”, deve ser informado o endereço do WS criado durante a implantação do sistema E2 EFI. Após informar o endereço clicar no icone
, ele irá sincronizar as informações com o servidor, caso ocorra algum erro nesse processo, verifique o endereço informado.
Após ajustar essa configuração clicar em “Salvar”.
Observação
Uma forma de verificar se o endereço informado está correto, é copiar esta informação e colar em algum navegador de internet. Deve ser apresentado algo semelhante a imagem abaixo.
Lembrando que se for um endereço interno, essa informação será apresentada apenas utilizando a rede local, onde o Webservice está conectado. -
Configurar Impressão
Uma das funções mais importantes do E2 EFI é realizar a impressão da fatura, para que isso seja possível é necessário realizar a configuração da conexão entre o aplicativo e a impressora.
Observação
Existem algumas configurações que devem ser feitas na própria impressora, como importação das fontes utilizadas para impressão da fatura. Mas essas informações são repassadas durante a implantação, no manual será apenas apresentado as informações necessárias para realizar a conexão do aplicativo com a impressora.
Para realizar essa configuração, após o acesso ao aplicativo, acessar o menu principal, clicar no ícone
e clicar na opção “Configurar impressão”.
No campo “Impressora”, é necessário clicar no botão “Alterar impressora” e selecionar a impressora que será utilizada. Para que isso seja possível o bluetooth do celular e da impressora devem estar ativados, em alguns casos é necessário ativar o GPS do celular.
Após realizar a conexão é necessário informar no campo “Modelo”, qual o modelo da impressora será utilizado. Atualmente os modelos suportados pelo aplicativo são: RW 420 e ZQ 520. Caso for utilizar a versão ZQ 521, pode estar utilizando a configuração ZQ 520 no aplicativo que irá funcionar normalmente.
Por último é necessário informar o nível de contraste para impressão, no campo “Contraste”, arrastando o cursor no aplicativo.
Para verificar se todas essas configurações foram realizadas corretamente, pode clicar no botão “Imprimir página teste”. Assim poderá verificar se a conexão foi feita corretamente e o contraste utilizado.
Estando de acordo, será necessário apenas clicar no botão “Salvar”.
Importante
As bobinas utilizadas para impressão seguem um padrão para clientes NF3e, este padrão é apresentado no manual Painel NF3e. Antes de realizar a compra das bobinas entrar em contato com a equipe de suporte.
Caso o estado onde a distribuidora se encontra não esteja atendendo a NF3e, o contato com o suporte também se faz necessário para alinhamento das informações e testes de impressão antes da realização da compra das bobinas.
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Outras informações
No aplicativo ainda são apresentadas outras informações, acessando o menu principal e clicando no ícone
. As opções são: Parâmetros, Backup, Banco de dados e Sobre.
A opção “Parâmetros” irá apresentar alguns parâmetros configurados no E2 Comercial.
A opção “Backup” é utilizada para situações em que ocorra algum problema com o celular do leiturista. A cada leitura realizada o sistema irá gerar um arquivo de backup no cartão de memória do aparelho, sendo assim no caso de ocorrer algum problema com o aparelho celular, e não afetar o cartão de memória, este arquivo poderá ser importado em outro aparelho para que a leiturista possa continuar a leitura. Basta inserir o cartão de memória em outro aparelho, acessar a função de “Backup” e clicar em “Importar”.
Aviso
- Só será gerado um backup se o celular possuir um cartão de memória.
- Só será possível realizar a importação de backup em outro aparelho, caso o mesmo não possua remessas do EFI em andamento. Sendo assim, não deve possuir nenhuma remessa importada, caso possua, a mesma deve estar finalizada.
- Caso desinstale o app do EFI o backup será perdido. Por isso, o indicado no momento da atualização é realizar a instalação do novo APK sem desinstalar o anterior.
- A nomenclatura do arquivo gerado para backup é composto pelo nome do app “efi”, seguido no ano e mês da geração da remessa e o próprio número da remessa. Por exemplo, se a remessa 99999 foi gerada em março de 2025, o nome do arquivo será efi_202503_99999.db.
- A cada remessa gerada será criado um novo arquivo de Backup específico para cada remessa, eles ficam salvos no aparelho por até 2 meses. No momento da importação de um backup é realizada a verificação dos backups presentes no cartão de memória, se algum deles tiverem atingido o tempo limite será excluído.
A opção “Banco de dados”, é utilizada para facilitar o atendimento de alguma situação que ocorra envolvendo o app E2 EFI. São disponibilizadas duas opções, exportar e importar.
Clicando em “Exportar” um arquivo do banco com as informações atuais da remessa será gerado na pasta de Downloads.
Assim será possível copiar o arquivo e encaminhar caso seja necessário algum tipo de suporte.
Já a opção “Importar” é de uso interno da equipe de suporte do E2COM. Por este motivo, para utilizar esta opção é necessário um usuário e senha específico utilizado apenas pela equipe E2COM. É importante ressaltar que este usuário e senha, não é o mesmo utilizado para acessar o aplicativo, dessa forma não será possível ser acessada pelo leiturista.
A opção “Sobre” irá apenas apresentar a versão atual do APK.
Processo
Essa seção irá apresentar todo o processo realizado, desde a geração das remessas até o faturamento do coletor.
A imagem apresenta o local do sistema onde é realizado cada parte de processo, e nesta seção será apresentado com detalhes cada etapa.
Após realizar a instalação do aplicativo nos celulares e as configurações necessárias tanto no sistema E2 Comercial, quanto no aplicativo E2 EFI. Será possível dar início ao processo.
Gerar Remessa
Iniciando o processo é necessário gerar a remessa de leitura, que se trata de um grupo de UCs selecionadas para que sua leitura seja realizada pelo leiturista.
A geração de uma nova remessa é feita no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Remessa EFI
Acessando este caminho, será apresentada a seguinte tela.
Nesta tela selecione o grupo de faturamento, para qual será gerada a remessa, e clique em “Equipes” a seguinte janela será apresentada.
Serão apresentadas as equipes já criadas, disponíveis para realizar a leitura das remessas que serão criadas. É necessário clicar no Checkbox apresentado na última coluna a direita. Além disso, será necessário configurar algumas permissões para essas equipes.
- Gerar múltiplas remessas: selecionando a opção “Sim”, será possível gerar mais de uma remessa para o mesmo leiturista, desde que sejam efetuadas individualmente.
- Permite quebrar rotas: selecionando a opção “Sim”, será possível dividir as rotas para que sejam lidas por mais de um leiturista, ou mais de uma remessa.
Selecionando as opções desejadas, clicar em “Salvar”.
Aviso
Os grupos de faturamento devem estar abertos para competência que serão geradas as remessas de leitura.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Abrir grupo de faturamento > Liberar novo grupo
Após realizar esta configuração, clicar no botão “Remessas”. Será aberta a aba “Remessas/Leituristas” e apresentada a seguinte janela.
Outra forma de ter acesso a essa janela, é na aba “Remessas/Leituristas”, clicar em “Leituristas”.
No topo dessa janela, são apresentadas as informações de grupo de faturamento e competência. Além dos botões “Gerar rotas” e “Aplicar”. Quando acessar pela primeira vez na competência, a janela será apresentada da seguinte forma.
Para que as rotas sejam apresentadas, basta clicar no botão “Gerar rotas”, e as rotas do grupo de faturamento serão geradas.
Depois deste procedimento, ao acessar essa tela as rotas já estarão disponíveis, sem a necessidade de clicar no botão “Gerar rotas” novamente. Nesta janela será possível definir, qual leiturista será responsável pela remessa e qual o tamanho desta remessa. Na coluna “CodigoLeiturista”, é necessário selecionar qual leiturista irá realizar a leitura da remessa e na coluna “Seq. Leitura fim”, definir até qual número de sequência de leitura fará parte desta remessa.
No vídeo apresentado é possível observar que a “Rota 1”, terá sua leitura realizada por apenas um leiturista em uma única remessa. Já a “Rota 2” foi dividida, onde a primeira remessa foi destinada para um leiturista, é importante ressaltar que a rota pode ser dividida em várias remessas, e as demais partes desta rota podem ter remessas geradas para o mesmo leiturista ou para outro.
Definindo as remessas que serão geradas no momento, clicar no botão “Aplicar”.
Após a realização deste procedimento, retornando a aba “Remessas/Leituristas” e clicando no botão “Pesquisar”. Será apresentada a remessa que está sendo gerada, além de informações como o leiturista responsável, a equipe que ele pertence, entre outras informações.
Além do botão “Leituristas” e “Pesquisar”, que já foram apresentados existem outros que estarão disponíveis seguindo o fluxo do processo de geração de remessa.
Primeiramente, será necessário selecionar a linha com a seleção da remessa, que acabamos de definir, e clicar em “Gerar remessa”.
Observação
É possível identificar duas colunas para acompanhar a situação das remessas, a primeira “Remessa exportada” que indica se a remessa está disponível para importação no celular ou não. O sinal vermelho indica que a remessa não foi processada e não está disponível para o leiturista, já o verde indica que está disponível para importação do dispositivo móvel.
Já a coluna “Remessa importada” indica a situação do retorno desta remessa, ou seja, se o leiturista já realizou a exportação e finalização da remessa de leitura. Neste caso o sinal vermelho indica que não ouve nenhuma exportação, o sinal amarelo indica que a exportação foi feita parcialmente, ou seja, não está completa e o sinal verde indica que a remessa está totalmente exportada do aplicativo móvel e importada no E2COM.
Após a geração da remessa caso seja identificado algum erro na sua geração é possível excluir a remessa, clicando no botão “Excluir remessa”, o botão “Consultar rotas” pode auxiliar na identificação de algum erro.
Esse botão apresenta algumas informações sobre a remessa gerada, como a rota, o início e fim da sequência de leitura selecionada. Clicando no botão “UC”, as UCs presentes na remessa serão apresentadas.
Caso não seja identificado nenhuma inconsistência, clicar no botão “Processar”, assim a remessa será processada e ficará disponível para que o leiturista tenha acesso no aplicativo. Após o processamento já serão apresentados os números fiscais que serão utilizados nessa remessa.
Nessas colunas serão apresentados o primeiro e o último número que será utilizado, as faturas que serão geradas nessa remessa utilizarão os números dentro desta faixa. Antes de importar a remessa no aplicativo, caso seja identificada alguma inconsistência, é possível clicar em “Estornar processamento” e logo após “Excluir remessa”.
Aviso
Após o leiturista realizar a importação da remessa no aplicativo, não será possível realizar qualquer estorno da remessa. Então, é importante verificar as informações antes do processamento e da importação no aplicativo.
Importar Remessa
Após realizar todas as configurações necessárias no aplicativo, será possível realizar a importação da remessa para o celular.
Acessando o aplicativo com as informações de usuário e senha, terá acesso ao menu principal.
Clicando em “Importar” a seguinte tela será apresentada, sendo necessário utilizar os filtros para informar a competência e se a remessa já teria sido exportada anteriormente. Após o preenchimento do filtro clicar no botão .
Clicar na remessa que a leitura será realizada, e confirmar a importação quando a seguinte mensagem for apresentada.
No final da importação será apresentada uma mensagem se deseja visualizar o Log de importação, clicando em “Sim” irá mostrar as informações da importação, clicando em “Não” retornará a tela principal. Caso não ocorra nenhum erro, a remessa já estará importada no celular podendo dar início a leitura das UCs.
Realizar Leitura
Acessando o menu principal do aplicativo, clicando em “Leitura” será apresentada a seguinte tela.
Na parte superior da tela é possível observar o ícone , esse ícone é utilizado para realizar alterações na ordenação na rota. Clicando nele é apresentada a opção “Rota inversa” que nada mais é do que quando o leiturista irá realizar a leitura na sequência inversa ao que já está no sistema. A seguinte mensagem será apresentada.
Clicando em “Não” a rota permanecerá sem alterações em sua sequência, clicando em “Sim” a rota será ordenada de forma inversa a sua sequência original.
Outro ícone apresentado na parte superior da tela é o , utilizado para localizar UC.
Com os filtros disponíveis é possível localizar uma UC específica para realização da leitura, inserindo as informações que possuir e clicar em .
Na parte inferior da tela são apresentados dois botões, “Incl leit”, que seria para inclusão de leitura de uma UC que esta na rota de leitura, mas não foi carregada na remessa por algum motivo específico, mas que a leitura precisa ser realizada. A mesma será enviada para "Medição desconhecida" que será apresentada futuramente na seção Analisar Leitura.
Utilizar os campos para identificar a UC com o máximo de informações possíveis de endereço, além das informações principais que seria o número do medidor e a leitura atual. Depois de inserir essas informações clicas em “Salvar”.
Informação
As leituras realizadas utilizando esta função serão apresentadas no seguinte caminho após a aplicação da remessa.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Relatórios > EFI > Inclusões de Leitura
Com auxílio deste relatório é possível identificar a UC e lançar a leitura manualmente pelo E2COM.
O botão “Próx NL”, irá pular para a próxima UC que ainda não teve sua leitura realizada.
Voltando para tela de leitura, também é possível observar na parte inferior da tela um checkbox chamado “Listar todos”, essa função é disponibilizada pois quando a leitura da UC for realizada ela para de aparecer nesta listagem principal, ficando só as que não foram lidas ainda, facilitando a organização do leiturista. Mas, caso tenha interesse de visualizar todas as UCs, tanto as que já foram lidas, quanto as que não foram lidas, basta selecionar este checkbox.
Ainda na tela de leitura, clicando em alguma das UCs disponíveis para ter sua leitura realizada, são apresentadas informações especificas da UC.
Na parte superior da tela é disponibilizada a função , clicando em alguma delas será apresentada a próxima UC ou a anterior, dependendo de qual clicar.
Na aba principal desta tela, “Lançar Leitura” são apresentadas algumas informações da UC. E o campo principal que é o “kWh”, onde será informada a leitura atual apresentada no medidor, caso seja uma UC irrigante ou que possua microgeração os campos adicionais para essas leituras específicas serão apresentados.
Caso no momento da leitura seja necessário informar um “Ocorrência de leitura”, basta selecionar o Checkbox e escolher qual ocorrência de leitura será utilizada.
Após informar a leitura é necessário clicar em “Calc” para que a fatura seja calculada e logo em seguida em “Imp” para realizar a impressão. Esses botões são disponibilizados na parte inferior da tela, junto com outras funcionalidades disponibilizadas.
- Cam: é utilizada para retirar uma foto da leitura apresentada no medidor, caso seja identificada a necessidade disso.
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Msg: mensagem apresentada para o leiturista com alguma informação sobre a UC, será apresentada no momento que clicar na UC para realizar a leitura. O local onde é cadastrada esta mensagem é na função Mensagens Leituristas.
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Inf: informações disponibilizadas através do cadastro realizado no E2 Comercial.
- Spl: evita que a impressão da leitura seja realizada no momento da leitura, caso seja necessário imprimir a fatura posteriormente em algum outro local da rota, basta acessar o botão “Spool” do menu principal e efetuar a impressão.
- Imp: imprimir a fatura de energia para entregar ao consumidor.
- Calc: após informar o valor da leitura no campo kWh é necessário clicar em “Calc” para que a fatura seja calculada e após o cálculo poderá ser impressa. Clicando no botão “Calc” a seguinte tela será apresentada, com algumas abas apresentando informações da fatura, dos itens e valores. Além das funções disponíveis de enviar para Spool (Spl), Imprimir (Imp) ou Recolher para Escritório (Escr). O botão “Recolher para Escritório” permite a impressão da fatura, porém tal documento não deve ser entregue ao consumidor, pois tal função destina-se as faturas que precisão passar por uma análise da equipe de faturamento da distribuidora.
Após a impressão da fatura é necessário selecionar o local de entrega, no caso da imagem apresentada, está sendo recolhida para escritório. Mas são apresentadas algumas opções de locais de entrega, além da opção de “Reimprimir” a fatura, caso seja identificada alguma falha de impressão.
Observação
Durante o processo de leitura, algumas mensagens podem ser apresentadas informando algo que pode não estar correto na informação da leitura. Por exemplo, se estiver fora da média, onde será apresentada a seguinte mensagem
Ainda nesta tela é apresentada a aba “UC”, nesta aba são apresentadas outras informações que podem ser relevantes para o leiturista no momento da realização da leitura.
Para auxiliar na realização da leitura, são disponibilizadas algumas funções que podem ser utilizadas. Estão localizadas no menu principal do aplicativo, são as opções “Estatística” e “Spool”.
O botão estatística irá apresentar alguns números sobre a remessa, como é apresentado na imagem.
Já o botão “Spool”, como já mencionado anteriormente. Apresentará as faturas enviadas para o “Spool”.
Nesta tela ainda é possível realizar a impressão das faturas clicando em “Imp”. Além disso existem outros dois botões que auxiliam na seleção das faturas que serão impressas.
Aviso
É importante ressaltar que não é possível finalizar remessa com leituras no spool, elas devem ser impressas em algum momento da leitura da remessa.
Exportar e Finalizar Leituras
No menu principal do aplicativo, estão disponíveis os botões “Exportar” e “Finalizar Leituras”.
O botão “Exportar” é utilizado, após o lançamento de todas as leituras, para envio destas ao sistema E2 Comercial, lembrando que deverá ter acesso à internet no momento de realizar a exportação.
O Botão “Finalizar Leituras”, como o próprio nome já diz, informa que as leituras dessa rota foram feitas e envia essa informação para o sistema E2 Comercial, lembrando que antes de realizar a finalização, deve realizar a exportação das leituras.
Observação
Lembrando que, se o link do Web Service não for externo, a exportação e finalização só será possível com o aparelho celular conectado na mesma rede em que o Web Service se encontra conectado.
Aplicar Remessa
A aplicação da remessa é realizada no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Retorno
Acessando este caminho, será apresentada a seguinte tela.
Com auxílio dos filtros disponibilizados, informar a competência, a remessa e clicar em “Pesquisar”. Não é necessário informar todos os filtros para realização da pesquisa, apenas os que achar necessário para identificar a remessa que deseja aplicar.
Identificando a remessa, é necessário selecionar a linha em que ela é apresentada, clicar em “Aplicar” e a mesma estará apta para a etapa de análise. Existem outros botões disponíveis ainda nesta tela. O Botão “Consultar remessa” apresentará as UCs que compõem a remessa selecionada.
O botão “Transferir pendentes WS”, ficará ativo caso ocorra algum erro no processo de exportação da remessa, clicando neste botão e selecionando a remessa, será possível realizar a exportação novamente através desta tela.
Analisar Leitura
Após a aplicação da remessa, será necessário realizar a análise de leitura da remessa.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Análise de Leitura
A tela de análise de leitura apresenta todas as leituras que necessitam de análise, antes do envio da fatura. Na parte superior são apresentados alguns filtros para auxiliar na identificação delas.
- Listar a partir de: competência em que as leituras foram enviadas para análise.
- Situação
- Não analisado: nenhuma leitura da remessa foi analisada.
- Parcial: algumas leituras já foram analisadas.
- Analisado: todas as leituras já foram analisadas.
- Origem
- Coletor: leituras que tiveram origem no aplicativo E2 Coletor.
- EFI: leituras que tiveram origem no aplicativo E2 EFI.
- Código Remessa EFI: pode ser realizada uma pesquisa diretamente com o código da remessa, inserindo neste campo.
Aplicando os filtros, e clicando em “Pesquisar”, é possível encontrar a remessa desejada, podendo verificar as informações apresentadas nas colunas de cada remessa.
É possível observar que existem alguns outros botões com ações disponíveis, o principal é o botão analisar, mas será explicado com mais detalhes ainda nesta seção.
O botão “Imprimir” apresenta dois relatórios, um sobre o “Relatório de análise”, que apresenta a situação atual da análise realizada. E outro sobre as “Leituras a conferir”, leituras que estão com a opção “Conferir”, selecionada no momento da análise de leitura.
Todas as UCs que de alguma forma precisa ser realizada a conferência da leitura é disponibilizada a opção “Conferir”, que será apresentada em alguns locais durante a análise de leitura. As leituras com essa opção selecionada, serão encaminhadas para o relatório “Leituras a conferir” que pode ser impresso e enviado a um leiturista para realização da conferência. Este relatório está disponível no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Análise de leitura > Selecionar a remessa > Imprimir > Leituras a conferir
Como citado anteriormente a principal função desta tela está no botão “Analisar”. Após realizar a aplicação da remessa, é necessário identificá-la, selecionar a linha em que está sendo apresentada e clicar em “Analisar”. A seguinte tela será apresentada.
Nessa parte superior da tela também são apresentados filtros para auxiliar na seleção das leituras apresentadas. Caso os filtros de “Microgeração”, “Horário reservado” e “Modalidade” não estiverem sendo apresentados. Basta clicar no botão .
Cada coluna também traz muitas informações sobre a leitura, uma delas é a coluna “Problema” que apresenta o motivo pela qual a leitura foi para análise. Para auxiliar na análise das leituras, estão disponíveis várias fontes de pesquisa, as opções são apresentadas logo abaixo dos filtros.
- Histórico de faturamento: apresenta o histórico de faturamento da UC.
- UC: apresenta a tela de cadastro da UC.
- Histórico: histórico da UC, todos os processos, e serviços envolvendo a UC.
- Solicitações: todas as solicitações feitas pelo consumidor para a UC em questão.
- Boletim aferição: boletins de aferição que foram solicitados para UC.
- Mudança padrão: mudanças de padrão solicitados para UC.
Ao lado desses botões é apresentado o ícone . Clicando nele, será apresentada uma nova janela, que permite ao usuário definir cores diferentes para UCs com as características apresentadas: geração distribuída, modalidade branca, horário reservado e constante kwh maior que 1. As cores podem ser alteradas conforme o usuário desejar, clicando em “Salvar”, na próxima vez que usar essa tela as linhas das UCs que possuírem alguma dessa característica, estarão destacadas com suas respectivas cores.
Na parte de baixo da tela, no momento da análise da leitura, ao selecionar alguma UC específica são apresentadas diversas informações sobre a UC e a leitura realizada. Além disso, alguns botões para aplicar ações que solucionem o problema apontado.
- Média: lançar a leitura pela média.
- Mínimo: lançar a leitura mínima.
- Lançar caderno: lançar caderno manualmente.
- Repetir: repetir a última leitura.
- Mín./Manter leitura: utilizará a taxa mínima e mantém a leitura informada.
- Proporcionalizar: faz a proporcionalização dos últimos meses com leitura
- Aceitar: aceitar o problema apresentado e não realizar nenhuma ação.
- Excluir: caso possua leitura, excluir a leitura informada pelo EFI.
- Observação: observações enviadas pelo leiturista em campo.
- Conferir: enviar para o relatório “Leituras a conferir” apresentado anteriormente.
É necessário realizar a análise de cada leitura, que por algum motivo foi encaminhada para essa etapa, para que a UC seja faturada. Não são todas as leituras que precisam de análise, como já foi explicado, apenas as que possuem características aplicadas no filtro inicial.
Após aplicar alguma ação sobre a leitura, a coluna “Analisado”, apresentará a informação “Sim”. Dessa forma a UC poderá ser faturada.
Faturar Coletor
Após realizar a análise da remessa, a próxima etapa é “Faturar coletor”. É realizada no seguinte caminho.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Faturar coletor
Uma nova janela será apresentada, a primeira aba “Filtros”, como o nome já diz, disponibiliza vários filtros para a seleção das leituras que serão faturadas.
Na aba “Calcular”, serão apresentadas informações gerais das leituras que serão faturadas. Podem ser identificadas através das colunas Grupo faturamento, Município, Bairro e Rota.
Clicando em “Salvar” essas leituras estarão disponíveis para autorização no painel NF3e.
- Caminho: Portal Useall > Painel NF3e
Caso a distribuidora ainda não esteja utilizando a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e), poderá seguir o processo para faturar a UC utilizando a função “Emitir faturas.
- Caminho: E2COM > Comercial > Leitura > Emitir faturas.
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