Alteração de carga
Objetivo
O processo de alteração de carga, é utilizado para alteração de algumas informações referente a ligação das unidades consumidoras, dentre elas estão o kVa instalado, a tensão nominal e a categoria. Este manual apresentará como ocorre todo o processo, suas possibilidades e configurações necessárias para seu correto funcionamento.
Sistema
Antes do lançamento do primeiro processo de alteração de carga, alguns cadastros devem ser realizados e parâmetros preenchidos.
Itens e tipos de vistoria
Para que o serviço de aumento de carga possa ser lançado corretamente, deve-se configurar o tipo de vistoria com seus respectivos itens. Para isso, acessar primeiramente o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Cobrança > Listas > Cobrança > Itens de vistoria.
Ao clicar em Novo, preencher as informações de Vistoria e Ação corretiva que tratam-se de campos descritivos. O campo Razão, é o responsável por definir a qual tipo de vistoria tal item pertencerá, neste caso Alteração de carga.
Após criação do item, podendo ser um ou quantos se julgar necessário, deve-se criar a vistoria para o processo.
- Caminho: E2 Comercial > Cobrança > Listas > Cobrança > Tipos de vistoria.
Semelhante ao cadastro de itens, ao clicar em Novo, será necessário preencher algumas informações como, Descrição que trata-se de um campo descritivo, Liberado CRM que quando preenchido com Sim, permite a exibição do tipo de vistoria no E2 CRM, Razão que deve ser a mesma do item, neste caso Alteração de carga.
Serviço e Equipe, ambos preenchidos a partir de uma lista pré-cadastrada, este cadastro é realizado dentro do sistema E2 COD e por fim, Itens disponíveis no qual deve-se buscar pelo item recém cadastrado, ao localizá-lo, selecionar e clicar em Adicionar, caso hajam mais itens a serem adicionados, basta repetir o processo para cada um.
Parametrização
Para parametrização, existem dois itens que precisam ser definidos. O primeiro é o serviço de vistoria para aumento de carga, seu preenchimento ocorre a partir de uma lista pré cadastrada, tal lista tem sua origem a partir do COD.
- Caminho: E2 Comercial > Parametrização > Serviços > Outros > Vistoria de aumento de carga > Serviço.
O item seguinte é a taxa de categorização, que estabelece o item que será lançado na fatura, caso haja valor adicional a ser recolhido do consumidor. Este valor é definido no momento do lançamento do processo, na aba Categorização, em casos onde o consumidor solicite uma categoria maior do que a sugerida, será cobrada uma taxa referente ao investimento de recursos necessários.
- Caminho: E2 Comercial > Parametrização > Itens > Taxa de categorização.
Ao clicar no campo para preenchê-lo, uma lista pré-cadastrada será exibida, esta lista é preenchida a partir do E2 Comercial.
- Caminho: E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
Assim como os demais itens de fatura, este deve ser cadastrado em conjunto com a equipe de contabilidade, que determinará com exatidão quais as configurações adequadas para o mesmo. Contudo, algumas das configurações padrões para este item são.
Processo
E2 CRM
O processo de alteração de carga, inicia-se através da solicitação lançada a partir do E2 CRM, onde são preenchidas algumas informações que mais adiante poderão ser revistas, alteradas caso necessário e confirmadas.
- Caminho: E2 CRM > Iniciar atendimento > Buscar UC > UC > Outros > Alteração de carga.
Ao acessar esta solicitação, automaticamente, uma nova tela será aberta para lançamento de um novo processo. Tal ação não ocorrerá somente se já houver outra solicitação, de aumento de carga, ainda em aberto.
Na nova tela, será visualizada uma sequência de quatro abas, onde na primeira constará apenas um campo como editável, este intitulado Observação, deve-se descrever de forma breve algumas informações da solicitação. Na aba seguinte, Equipamentos deverá ser informado todos os novos equipamentos que a UC possui.
Para realizar esta ação selecionar os equipamentos na listagem a esquerda e após clicar nas setas que se encontram entre as duas listas, a seta apontada para direita insere um novo equipamento.
Já a seta apontada para a esquerda, retira da lista que está a direita o equipamento que for selecionado. Ainda na lista localizada a direita, é possível definir a quantia que o consumidor possui de determinado equipamento, através da coluna Quantidade.
Para facilitar este processo de identificação das novas aquisições do consumidor, esta tela conta com um filtro composto por dois campos, Filtrar equipamentos pela classe que ao ser preenchido com Sim habilita o campo Classe.
No campo habilitado, ao preencher a qual classe a UC do consumidor pertence, automaticamente a lista a esquerda se reajusta conforme os equipamentos disponíveis para a classe escolhida.
Esta filtragem só é possível caso o cadastro de cada equipamento seja realizado de forma correta, para isso deve-se acessar o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Faturamento > Listas > Consumidores > Equipamentos.
Se já houver o cadastro clicar no ícone de lápis localizado na primeira coluna, mas se for necessário criar um novo registro, então clicar em Novo. Para ambas as situações, na tela que for exibida, será possível visualizar uma seção intitulada Classes com alguns checkbox.
Para cada um que for marcado o sistema apresentará o equipamento em questão em sua listagem, mas para os que não forem marcados, não se fará sua apresentação.
A aba seguinte, para continuidade do lançamento da solicitação, é a Categorização. Nesta, o sistema apresentará as informações de categoria atual da UC, categoria que o sistema sugere, conforme cálculo interno e ainda possibilitará alterar para uma categoria diferente da que foi sugerida.
Para isso existem três divisões, cada uma intitulada como Atual, Sugerida e Aplicada. Para realizar a alteração da carga para uma diferente da sugerida, deve-se alterar o campo Alterar para Sim, isso fará com que o sistema exiba o botão Selecionar.
Ao clicar neste botão, a tela de categorias será exibida para que se realize a escolha desejada. Os dados de tal tela, são oriundos de cadastro prévio dentro do E2 Comercial.
- Caminho: E2 Comercial > CRM > Solicitação de fornecimento > Configurações das categorias.
Abaixo da seção Aplicada observa-se uma sequência de três campos Cobrar taxa, Valor R$ e Lançar em fatura. Ao definir que uma taxa será cobrada, ou seja, preencher o campo como Sim, o campo valor será habilitado a fim de ser informado este valor, automaticamente o sistema alterará o último campo para Outras faturas para consumidor.
Caso a categoria a ser aplicada na UC possua necessidade de projeto elétrico, o que pode ser verificado através do campo Necessita projeto elétrico, que estará preenchido com Sim, então se observará o botão Vincular projeto elétrico habilitado.
Clicando neste será possível vincular um projeto já cadastrado a esta solicitação ou então lançar um novo projeto elétrico.
Avançando para quarta aba, Documentação, será visualizado quais são os documentos a serem coletados do consumidor para anexo. Esta inserção não é obrigatória pelo sistema, assim fica a critério da distribuidora, definir sua exigência ou não através de regulamento interno.
O preenchimento de quais documentos serão solicitados neste momento, ocorre através do E2 Comercial nos seguintes caminhos.
- Caminho: E2 Comercial > CRM > Listas > Documentos > Classificação
- Caminho: E2 Comercial > CRM > Listas > Documentos > Configurações por tipo
Através do primeiro caminho, define-se uma identificação e a qual tipo o documento a ser solicitado pertence. Já no segundo caminho, define-se em qual processo o documento será solicitado vinculando a classificação a este.
Como quinta e última aba, visualiza-se os Dados elétricos
Com todos os dados preenchidos basta clicar em Salvar, para lançamento da nova solicitação de aumento de carga.
E2 Comercial
A continuidade do processo ocorre através do sistema E2 Comercial, por meio do seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Alta/Baixa tensão > Buscar pela UC > Serviços > Alteração de carga.
Nesta tela é possível observar alguns botões de ações, parte deles são apresentados habilitados enquanto outros não. De modo semelhante, ocorre com as opções apresentadas através do botão Mais opções, onde também observa-se que algumas opções estão disponíveis porém outras não.
Isso ocorre, pois tais ações estarão disponíveis a medida que o processo avançar e se tornar possível realizar as ações.
Assim, logo após o lançamento do processo no CRM, é possível pesquisar por este no sistema E2 Comercial, em sequência do preenchimento dos filtros, clicando no botão Pesquisar, imprimir a capa do processo no botão Relatório e em Mais opções é possível Cancelar o processo ou imprimir a Declaração de alteração de carga.
Analisar
Na tela de alteração de carga, acessada pelo sistema E2 Comercial, há o botão Analisar, a partir deste define-se qual andamento o processo terá. Ao selecioná-lo será visualizada as abas que já foram preenchidas no CRM e se observará que a tela possui uma nova aba, intitulada Analisar solicitação.
Nesta, há três alternativas de resposta Nenhuma ação necessária - atualizar carga instalada, Reprovar análise de alteração de carga e Gerar vistoria.
Nenhuma ação necessária - atualizar carga instalada
Com esta opção selecionada, ao salvar, o processo é encerrado e os campos kVa instalado, Tensão nominal e Categoria do cadastro da UC passam a apresentar os novos dados informados. Respeitando as alterações efetivamente realizadas, caso não tenha ocorrido modificações não será observada mudança das informações.
Reprovar análise de alteração de carga
Ao selecionar a reprovação da análise, o sistema automaticamente oferecerá duas opções para continuidade do processo. Gerar obra planejada, onde será possível atrelar uma obra já existente ao processo, tornando o consumidor participante do pagamento dela ou não, além da opção de gerar uma nova obra.
A segunda opção, Gerar obra executada pelo consumidor, ao ser selecionada e a análise lançada, gera uma obra em nome do consumidor automaticamente.
Para efetivamente lançar a obra, em caso de escolha da opção Gerar obra planejada, deve-se acessar o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Alta/Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Serviços > Alteração de carga > Mais opções
Neste momento, haverão três formas de tratar a obra Vincular pedido de obra - Interessado, Vincular pedido de obra e Gerar obra.
Selecionando Vincular pedido de obra - Interessado o consumidor será atrelado a uma obra já existente como participante e fará parte do pagamento dela.
Se optado pela opção Vincular pedido de obra, o consumidor será atrelado a uma obra existente, mas não fará parte do pagamento dela.
Já se a opção escolhida for a Gerar obra, então uma obra será gerada em nome do consumidor solicitante.
E2 Administrativo
Independente da opção escolhida, a consulta da obra a qual o processo foi atrelado, ocorre diretamente dentro do E2 Administrativo.
- Caminho: E2 Administrativo > Obras > Consulta de obras > Mais filtros > Interessado > Buscar pelo consumidor > Pesquisar.
No resultado apresentado, clicar duplamente para que o registro seja aberto, navegar até a aba Dados consumidores, caso o nome do consumidor conste nesta aba, ele fará parte do pagamento da obra. Seu nome também constará na lista de interessados.
Mas caso não conste nesta aba, será apresentado somente na listagem visualizada a partir do botão Interessados na aba Dados técnicos, pois neste caso o consumidor está apenas aguardando a conclusão desta obra que também o atenderá.
Ao finalizar a obra através do sistema E2 Administrativo, haverá o alerta de que a obra está vinculada a uma alteração de carga e o questionamento se é desejado lançar uma vistoria para este processo.
Caso opte-se pela opção Sim, então uma vistoria para a alteração de carga será lançada e acessada pelo sistema Comercial, também um serviço passará a constar no COD.
Caso identifique-se que tais ações não ocorreram, basta selecionar novamente a obra, clicar em Opções e navegar até a opção Gerar nova vistoria da alteração de carga para que o serviço de vistoria seja gerado.
Mas se a escolha ao questionamento de geração de vistoria no momento, for Não então será possível gerar a vistoria mais tarde através do comercial, no caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Alta/Baixa tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Serviços > Alteração de carga > Lançar vistoria.
Vistoria
Ao lançar o resultado desta vistoria, podendo ser pelo próprio COD no momento da conclusão do serviço, ou no Comercial pelo seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Cobrança > Vistoria da UC > Localizar a vistoria através do preenchimento dos filtros.
Tem-se três novas opções, onde mais uma vez dependendo da escolha o processo é encerrado ou então uma nova etapa é lançada para andamento das ações necessárias para alteração da carga.
A opção Nenhuma ação necessária - Atualização de cadastro apenas conclui a vistoria atualizando alguns dados conforme o que for preenchido, liberando o processo de alteração de carga para ser concluído. Assim como a opção Reprovar vistoria que de forma semelhante conclui o processo de vistoria, porém sem atualizar dados.
Já, a opção Necessidade de: encaminha o processo para a próxima ação necessária, podendo ser uma das seguintes.
- Orçamento para obra
Com esta opção encaminha-se o processo para uma nova obra, sendo possível mais uma vez vincular a uma já existente (com ou sem participação financeira) ou então gerar uma nova obra.
- Reforma de padrão atual
Nesta opção, encaminha-se o processo para ajuste do ponto de conexão da UC, informando se houve o desligamento desta ou não, assim como se foi necessário agendamento, caso a resposta ao questionamento anterior tenha sido Não.
- Boletim de troca de medidor/disjuntor
Para terceira e última opção, são apresentados dois novos campos, o primeiro intitulado Tipo boletim recebe a informação de qual tipo de troca de medidor será realizada. Já o campo seguinte, Medidor retirado na vistoria recebe as opções Sim ou Não.
Caso informe-se Sim para este campo, então ao salvar será apresentada a tela para informar os dados de retirada e de instalação dos medidores. Mas, se for informado Não, o processo será salvo normalmente e após deverá ser acessado módulo de Gestão de medidores para andamento do processo de troca.
Gerar vistoria
Ao selecionar esta opção, um serviço de vistoria é criado no COD vinculado a um processo que será acessado através do módulo Cobrança, após vistoriar a UC, será possível lançar o resultado informando se os requisitos para alteração da carga estão atendidos ou caso necessário encaminhar para as devidas tratativas.