E2 Grid CCEE
Contextualização
No dia 01/07/2025 entra em vigor o Submódulo 1.8 Comercialização varejista - modelo simplificado - Versão 1.0, neste documento são apresentadas as regras para migração ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) de consumidores específicos do grupo A.
Assim, fica definido que o modelo simplificado de migração se destina aos consumidores de alta tensão conectados na rede de distribuição e atendidos pela distribuidora, não participantes de instalação compartilhada, representados por varejistas, independentemente da demanda contratada.
Vale lembrar que em caso de consumidor com contrato de demanda até 500 kW, a representação por agente varejista para migração ao ACL é obrigatória.
Objetivo
Por meio deste manual ocorrerá a apresentação do sistema desenvolvido para aplicação das definições constantes no documento mencionado anteriormente. Será feita a demonstração das parametrizações, do layout do sistema e da forma correta de utilizar as funcionalidades.
Parametrização
O primeiro passo para utilizar o sistema é configurar os dados de parametrização, para isso, acessar o caminho.
- Caminho: E2 Grid CCEE > Início > Clicar na engrenagem
localizada na barra lateral à esquerda da tela.
Ao realizar este acesso, serão visualizadas quatro seções para configuração.
Geral
Nesta tela configuram-se dados que serão utilizados em todas as comunicações feitas pelo sistema, para que desta forma seja garantida a segurança dos envios efetuados.
Todos os dados a serem informados nesta etapa são obtidos junto a CCEE. O Client ID e a Secret key são equivalentes a usuário e senha, respectivamente, para acesso as APIs.
Já o Agente e o Perfil são o cadastro que cada distribuidora deve possuir junto a CCEE, por fim o Submercado é a região a qual a distribuidora pertence e atua.
Notificação
Neste espaço são cadastrados os e-mails nos quais serão efetuados os envios das novidades de movimentações referente aos processos de migrações.
Para adicionar um novo e-mail, basta inseri-lo no campo localizado abaixo da descrição Lista de destinatários das notificações da CCEE em seguida clicar em . Este novo e-mail será exibido na listagem apresentada na parte mais abaixo da tela.
Webhook
Esta tela conta com apenas um campo que se apresentará com a informação preenchida e bloqueada, por conta de tratar-se de um endereço padrão para atualização dos dados das solicitações de migração.
Prazos
Nesta tela existem quatro campos de definição de prazos.
-
Tempo para retorno da solicitação de migração (dias úteis): neste campo deve ser inserido o prazo que a distribuidora tem para retornar uma resposta para solicitação de migração da UC.
-
Tempo para retorno de suspensão resolução (dias corridos): neste campo deve ser inserido o prazo que a distribuidora tem para retornar uma resposta para solicitação de suspensão da UC por conta de resolução do contrato, ou seja, encerramento do acordo firmado por conta do descumprimento de alguma clausula ou por conta de algum evento que tornou o contrato impossível de cumprir.
-
Tempo para retorno de suspensão resilição (dias corridos): neste campo deve ser inserido o prazo que a distribuidora tem para retornar uma resposta para solicitação de suspensão da UC por conta de resolução do contrato, ou seja, encerramento do acordo firmado por conta de novo acerto entre as partes para tal, sem que haja descumprimento ou inadimplência, podendo ser unilateral ou bilateral.
-
Tempo para ajuste de dia leitura com falha (dias corridos): neste campo deve ser inserido o prazo que a distribuidora tem para aplicar os ajustes necessários nas leituras das UCs. Este campo não possui prazo regulamentado, diferentemente dos três campos anteriores.
Dica
Nos Procedimentos de Comercialização (PdC) do submódulo apresentado no início deste manual, há uma sessão intitulada 6. Descrição de atividades onde é possível consultar estes prazos.
Lembrando que o último campo Tempo para ajuste de dia leitura com falha (dias corridos): não é regulamentado, ou seja, a definição deste prazo é conforme o desejo da distribuidora, levando em consideração apenas o prazo limite para entrega das leituras.
Processo
Com as parametrizações finalizadas, é possível iniciar a utilização do sistema por meio das funcionalidades acessadas a partir de cinco módulos: Migrações ativas, Descontos apurados, Suspensões, Dados medição e Retorno ao cativo.
Ainda na tela inicial há um painel para acompanhamento do status de conexão do sistema a CCEE, intitulado Status de conexão e localizado na parte inferior esquerda da tela.
Dica
Para melhor visualização do conteúdo da imagem, clique sobre ela para que seja expandida em uma nova aba!
Migrações ativas
Nesta tela serão apresentadas todas as solicitações de migração ao mercado livre dos consumidores da distribuidora representados por agente varejista.
Por operar dentro do sistema simplificado de migração, se observará que esta tela não conta com botão de novo, apenas os botões de Pesquisar e Sincronizar, pois as informações das solicitações são encaminhadas via API ao sistema.
Para efetuar a pesquisa das solicitações disponíveis existem os campos Perfil do varejista, UC, Data da solicitação e Status. Neste último, status, é possível filtrar por meio das opções Criada, Concluída, Reprovada, Encerrada, Cancelada ou Expirada.
Os registros apresentados em tela, contarão com algumas informações prévias a respeito do processo, uma delas será a coluna Prazo no qual será possível visualizar uma barra colorida demonstrando a contagem de dias faltantes para expiração do prazo e após ultrapassagem, a contagem de quanto tempo atrasada está a resposta a solicitação.
Para preencher os dados cabíveis a distribuidora informar, basta clicar duplamente sobre o registro ou então clicar sobre o ícone de lápis localizado na primeira coluna de cada registro.
Neste momento serão observados alguns dados previamente preenchidos por quem encaminhou a solicitação, neste caso o agente varejista, e os campos a serem preenchidos pela distribuidora.
Informação
Os valores de MUSD e DHC devem ser a média dos últimos 12 meses e a unidade de medida deste dado é MW.
Existe um único campo editável localizado na parte superior da tela, onde clicando em Editar será possível alterar o Nome do consumidor da unidade consumidora. Ao concluir os preenchimentos necessários basta clicar em Salvar
.
A alteração do nome do consumidor dentro da solicitação é apenas para gerenciamento interno, não altera os dados do processo.
Atenção
Para este processo o sistema E2 Comercial e o sistema E2 Grid CCEE não possuem uma integração, assim para tornar a UC livre no sistema E2 Comercial é necessário seguir o processo manualmente.
Descontos apurados
Assim como no módulo de migrações ativas, esta tela é preenchida automaticamente a partir das APIs da CCEE, sempre que um novo desconto for contabilizado e liberado para o varejista, o sistema receberá um novo registro que será apresentado em tela.
Todos os dias a meia noite, o sistema executará uma rotina interna que aplicará este desconto liberado aos consumidores atrelados ao varejista em questão. Assim ao consultar o sistema E2 Comercial se observará a inserção do desconto nos consumidores de forma automática.
Para conhecimento
Este é o único processo onde o sistema E2 Grid CCEE e o sistema E2 Comercial possuem uma integração!
Assim após o sistema executar a rotina automática, se observará no cadastro da UC dentro do E2 COM a inserção do novo desconto aplicado.
Suspensões
As suspensões das UCs neste modelo seguem um fluxo diferente do habitualmente utilizado, pois neste caso após suspensa a unidade não é religada.
Existem quatro motivos para suspensão de uma UC sendo elas.
- Distribuidora - Resolução: aplicado em caso de inadimplência do consumidor junto a distribuidora.
- Varejista - Resilição: aplicado em caso de solicitação de encerramento do contrato por parte do agente varejista em função de acordo entre consumidor e agente.
- Varejista - Resolução: aplicado em caso de solicitação de encerramento do contrato por parte do agente varejista em função de descumprimento do contrato por parte do consumidor.
- Varejista - Desligamento: aplicado em caso de encerramento das atividades da UC.
Em caso de os motivos serem Resilição, Resolução ou Desligamento, as solicitações de suspensão serão encaminhadas automaticamente ao sistema por meio das APIs, pois estas tem origem a partir da solicitação do agente varejista a CCEE.
Já o motivo Resolução UC pela concessionária, como o próprio nome sugere, é uma suspensão gerada pela distribuidora e por conta disso é lançado por meio do botão Novo apresentado em tela.
Para andamento da solicitação de suspensão, basta clicar duplamente sobre o registro em tela ou clicar sobre o ícone de lápis localizado na primeira coluna, em seguida preencher os campos habilitados.
- Status: possui três opções, concluída, reprovada ou cancelada.
- Tipo solicitação: possui as opções apresentadas anteriormente de motivo de suspensão.
- Descrição justificativa: deve ser preenchida apenas em caso de o status da solicitação de suspensão ser cancelada.
Após efetivada a suspensão, não é possível religar a unidade, para que o consumidor possa retornar ao mercado livre é necessário um novo processo de migração.
Atenção
Para este processo o sistema E2 Comercial e o sistema E2 Grid CCEE não possuem uma integração, assim após alterar o status da solicitação de suspensão para concluída no sistema E2 Grid CCEE, por exemplo, é necessário suspender manualmente a unidade consumidora no sistema E2 Comercial.
Dados medição
Este módulo conta com um painel para acompanhamento das informações de leituras transmitidas dos medidores a CCEE de forma automática.
Conforme determina a ANEEL deve-se gerar registros de 5 min em 5 min de leitura de cada UC que deve ser encaminhado a CCEE em um lote ao fim do dia, para conhecimento do correto envio de cada registro, nesta tela se observará uma linha para cada UC com colunas para cada dia do mês.
Cada coluna contará com um sinalizador verde, para casos em que todos os registros foram encaminhados corretamente e um vermelho, para casos em que algum dos registro não foi enviado ou está com algum erro.
Nestas situações para aplicar a correção será necessário buscar pelo arquivo do sistema do medidor e então corrigi-lo de forma extrassistema.
Para os dias que não apresentarem registros de leitura, não haverá coloração diferenciada, permanecendo o sinalizador na cor branca.
Observação
O envio destes lotes de leituras ocorre através de uma conexão do sistema do medidor diretamente com a CCEE, porém caso seja desejado que estes lotes passem pelo sistema da Useall antes de encaminhamento a Câmara de Comercialização, basta entrar em contato com o suporte da Useall solicitando esta evolução.
Retorno ao cativo
Caso algum dos consumidores migrados para o mercado livre por meio de agente varejista, deseje voltar para o mercado cativo, este deve entrar em contato com a distribuidora e solicitar seu retorno.
Neste momento a distribuidora através deste módulo fará a solicitação do retorno através do botão Novo onde se preencherá as informações de UC, Mês de referência e Tipo de solicitação.
Ao salvar, o agente varejista será comunicado e deverá responder a solicitação liberando ou não o consumidor, em caso de aprovar a distribuidora estará autorizada a criar um cadastro para este consumidor dentro do sistema E2 Comercial junto a seus de mais consumidores cativos de alta tensão.
Atenção
Para este processo o sistema E2 Comercial e o sistema E2 Grid CCEE não possuem uma integração, assim para tornar a UC cativa no sistema E2 Comercial é necessário lançar um novo processo de solicitação de fornecimento para a unidade consumidora.
Sincronizar registros
Todos os módulos contam com um botão de sincronização dos registros. Ao clicar sobre ele um alerta será exibido informando que após sincronizar os dados, uma nova sincronização só será possível após aguardar 15 minutos.
Para seguir com a sincronização deve-se informar a Data de Referência e por fim clicar em Confirmar.