Cálculo de fatura
Objetivo
A parametrização é uma das partes fundamentais do sistema, pois é neste espaço onde as regras de funcionamento são definidas, restrições de operação são estabelecidas, entre outras configurações. Assim, este manual, fará a apresentação das parametrizações de cálculo de fatura explanando quais seus impactos conforme a opção/preenchimento escolhida.
Sistema
Para acessar as parametrizações de cálculo de fatura deve-se seguir o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Início > Parametrização > Cálculo de fatura.
Parametrização
Nº meses para faturar por média
Definição quanto a quantia de meses, que serão utilizados para cálculo de faturas lançadas por média.
Nº meses para média análise leitura
Definição quanto a quantidade de meses para cálculo da média de leitura, o resultado deste cálculo, será utilizada como base para o envio da leitura para a análise de leitura.
Limite baixa renda regional
Definição descontinuada.
Programa de baixa renda
Definição descontinuada.
Consumo proporcional aos dias do mês, art. 285
Definição quanto a forma como o sistema irá tratar leitura fora da margem aceitável de variação do período de leitura. Esta parametrização encontra-se bloqueada, pois não é mais opcional esta definição.
Conforme estabelece o artigo 285, caso a leitura ocorra com menos de 27, o consumo será faturado conforme a leitura coletada e o custo de disponibilidade não será aplicada. Já se a leitura ocorrer com mais de 33 dias, então se fará a proporcionalização até o limite de dias aceito e o restante da leitura será faturado na competência seguinte.
Escrita fiscal
Definição fixada para utilização do aplicativo E2 Contábil.
Forma de apuração livros
- Competência: definindo esta opção, o sistema considerará a competência mensal para apuração dos livros fiscais.
- Vencimento: definindo esta opção, o sistema irá considerar o vencimento das notas fiscais de energia elétrica, para apuração dos livros fiscais.
Forma de consumo mínimo
Deve-se definir a opção Mínimo da classe, para que assim o sistema considere a faixa de consumo mínima, conforme os cadastros de cada classe de consumo efetuados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Classes.
Reativa no contrato em experiência
Definição que estabelece se a energia reativa, será faturada para UCs em contrato de experiência. Optando-se entre Faturar pela medição mensal ou Não faturar, aplica-se a cobrança sobre a energia reativa ou não.
Tem programa social para zerar fatura
Definição aplicada em distribuidoras que participem de programa de incentivo com base no consumo de energia elétrica. Ao selecionar "Sim", deverá ser informado o valor de consumo (kWh). Caso o consumo da fatura seja inferior a este valor, a fatura terá valor zerado.
Tarifa proporcionalizada na troca de período
Definição descontinuada.
Gerar desconto pagamento em dia
Definição quanto a concessão de desconto no faturamento seguinte, para UCs de consumidores que efetuaram o pagamento dentro do prazo de vencimento da fatura.
Faturar desligados com item fixo
Definição descontinuada.
Mínimo em contratos de energia especial
Definição quanto a porcentagem mínima, que será considerada para faturamento de energia especial das UCs de média tensão.
Iluminação pública incide sobre retenções
Definição quanto aos valores da taxa de iluminação pública, estarem presentes na base de cálculo das retenções de tributos.
Devolver correção valor retificado pago
Definição quanto ao cálculo de correção e juros, a serem devolvidos em faturas retificadas.
Calcular correção de valor retificado a maior
Definição quanto ao cálculo da correção do valor, a ser devolvido ao consumidor por conta de pagamento anterior a maior da fatura, ou seja, após retificação foi gerado valor menor, consequentemente uma devolução deve ser feita.
Tarifa de cálculo da UFER
- Tarifa de fornecimento da UC: definindo esta opção, o sistema considerará a tarifa normal de fornecimento estabelecida no cadastro da UC.
- Tarifa TE da UC: definindo esta opção, o sistema irá considerar a tarifa TE do subgrupo tarifário da UC estabelecida no cadastro da UC.
- Tarifa TE do subgrupo B1: definindo esta opção, o sistema irá considerar a tarifa TE do subgrupo tarifário B1, desconsiderando a tarifa configurada no cadastro da UC. Caso pertença ao grupo de alta tensão, sempre será utilizada a tarifa B1.
Tarifa de cálculo da DMCR (ponta)
- Tarifa kW - mesmo posto horário: definindo esta opção, o sistema considerará a tarifa de kW na ponta, conforme cadastrado na tabela tarifária através do caminho E2 Comercial > Início > Mais opções > Preços > Tarifas > Lançar preços.
- Tarifa kW - fora de ponta azul: definindo esta opção, o sistema considerará a tarifa de kW fora de ponta, conforme cadastrado na tabela tarifária através do caminho E2 Comercial > Início > Mais opções > Preços > Tarifas > Lançar preços.
Período de teste tarifa azul
Esta definição trata exclusivamente do período de experiência aplicado ao contrato azul, determinando se este período terá influência no faturamento das demandas ponta e fora ponta.
- Demanda ponta e fora de ponta: definindo esta opção, o sistema verificará se o consumo ponto e fora de ponta é menor que o contratado, caso sim, será faturado apenas o lido para ponta e fora de ponta.
- Exclusivamente demanda ponta: definindo esta opção, o sistema verificará se o consumo ponto e fora de ponta é menor que o contratado, caso sim, será faturado apenas o lido para ponta. Já para o consumo fora de ponta, será faturado o contratado.
Aplicar desconto tarifário sobre reativas
Definição quanto a aplicação de descontos tarifários na energia reativa, conforme cadastrado em E2 Comercial > Início > Mais opções > Preços > Descontos tarifários.
Aplicar desconto irrigante sobre inadimplentes
Definição quanto a aplicação do desconto para UCs irrigantes, ainda que o consumidor possua faturas em aberto.
Abertura TUSD/TE nos itens
Definição quanto a apresentação dos valores de TUSD e TE, caso opte-se por Sim, será lançado o mesmo item duas vezes, porém em cada apresentação se observará a identificação TUSD e TE indicando os valores específicos para cada um.
Aplicar bandeiras tarifárias e A partir de
Definição quanto a inserção do acréscimo a ser aplicado sobre o consumo, de acordo com as bandeiras tarifárias estabelecidas pela ANEEL. Quando optado por Sim, o sistema, no momento da abertura do faturamento, confere se há bandeira diferente de verde e havendo então aplica os acréscimos. Já o campo A partir de, define a partir de quando se aplica esta verificação.
Precisão da proporcionalização da tarifa
Definição quanto a qual ação o sistema irá adotar, no momento em que alcançar a 5ª casa decimal no valor da fatura. Caso opte-se pela opção Arredondar na 5ª casa decimal, o sistema verificará se o valor da 5ª casa decimal está entre 0 e 4, o passando para um número abaixo. Mas se estiver entre 5 e 9, o passará para um número acima. Já se a opção escolhida for Truncar na 5ª casa decimal, o sistema apenas manterá o valor apresentado na 5ª casa decimal.
Atende a norma ABRACE
Definição quanto a aplicação do que estabelece a norma ABRACE.
Forma de faturamento ILP
Para conferência dos detalhes de parametrização referente a iluminação pública, acessar o manual exclusivo Iluminação pública.