Itens
Objetivo
A parametrização é uma das partes fundamentais do sistema, pois é neste espaço onde as regras de funcionamento são definidas, restrições de operação são estabelecidas, entre outras configurações. Assim, este manual, fará a apresentação das parametrizações de itens explanando quais seus impactos conforme a opção/preenchimento escolhida.
Sistema
Para acessar as parametrizações de itens deve-se seguir o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Início > Parametrização > Itens.
Parametrização
Consumo
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Baixa/Alta convencional: definição de item para contabilização de consumo baixa ou alta tensão convencional, ocorrendo o lançamento em fatura, conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta (sazonal): definição de item para contabilização de consumo na ponta, ou seja, consumo em período de maior utilização da rede. Seu lançamento em fatura ocorre, conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta (sazonal): definição de item para contabilização de consumo fora de ponta, ou seja, consumo em período de menor utilização da rede. Seu lançamento em fatura, ocorre conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Incremental (sazonal): definição de item para contabilização de consumo de energia especial incremental, seu lançamento em fatura, ocorre conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Interruptível (sazonal): definição de item para contabilização de consumo de energia especial interruptível, seu lançamento em fatura, ocorre conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Observação
Para conferir se uma UC utiliza energia especial e qual o tipo, basta acessar o cadastro da UC de alta tensão.
- Caminho: E2 Comercial > Alta tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Duplo clique no cadastro.
Navegar até a aba Sazonal e observar o campo Energia especial.
- Irrigação (sazonal/convencional): definição de item para contabilização de consumo irrigante, ocorrendo o lançamento em fatura, conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Irrigação BT (a) dedução do total: definição de item para contabilização de consumo irrigante, utilizando dedução do total. Seu lançamento em fatura, ocorre conforme ocorrência deste tipo de consumo; sua configuração será com ação diminui.
Exemplo
O item na fatura se comportará da seguinte forma.
- kWh: todo o valor consumido de kWh, incluindo o período reservado.
- Irrigação BT (b) consumo separado: definição de item para contabilização de consumo irrigante, utilizando consumo separado. Seu lançamento em fatura, ocorre conforme ocorrência deste tipo de consumo; sua configuração será com ação soma.
Exemplo
O item na fatura se comportará da seguinte forma.
- kWh: consumo fora do período reservado.
- Irrig: consumo no período reservado.
Energia compensada
Baixa tensão
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Consumo: definição de item para contabilização de consumo compensado, baixa tensão convencional, exclusivo para UCs GDs. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TUSD: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, que foi compensado, baixa tensão convencional com valor referente a TUSD, exclusivo para UCs GDs. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TE: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, que foi compensado, baixa tensão convencional com valor referente a TE, exclusivo para UCs GDs. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Branca na ponta: definição de item para contabilização de consumo compensado no posto tarifário ponta, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TUSD: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário ponta, com valor referente a TUSD, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TE: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário ponta, com valor referente a TE, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Branca INT: definição de item para contabilização de consumo compensado no posto tarifário intermediário, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TUSD: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário intermediário, com valor referente a TUSD, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TE: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário intermediário, com valor referente a TE, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Branca fora ponta: definição de item para contabilização de consumo compensado no posto tarifário fora ponta, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TUSD: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário fora ponta, com valor referente a TUSD, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TE: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário fora ponta, com valor referente a TE, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Reservado
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Reservado: definição de item para contabilização de consumo compensado no horário reservado, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TUSD: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto horário reservado, com valor referente a TUSD, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TE: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto horário reservado, com valor referente a TE, exclusivo para UCs GDs baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Alta tensão
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Na ponta: definição de item para contabilização de consumo compensado no posto tarifário ponta, exclusivo para UCs GDs alta tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TUSD: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário ponta, com valor referente a TUSD, exclusivo para UCs GDs alta tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TE: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário ponta, com valor referente a TE, exclusivo para UCs GDs alta tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora ponta: definição de item para contabilização de consumo compensado no posto tarifário fora ponta, exclusivo para UCs GDs alta tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TUSD: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário fora ponta, com valor referente a TUSD, exclusivo para UCs GDs alta tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- TE: definição de item para contabilização da abertura do item de consumo, compensado no posto tarifário fora ponta, com valor referente a TE, exclusivo para UCs GDs alta tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Observação
Caso não seja realizado o preenchimento destes itens, o sistema não emitirá mensagem de alerta solicitando o preenchimento dos mesmos. Pois, para o sistema, os itens preenchidos em outros campos referentes a consumo, posto tarifário ponta, fora ponta, intermediário e horário reservado, já atendem as necessidades para lançamento nas faturas.
Os itens apresentados nesta sessão, foram desenvolvidos para que as distribuidoras pudessem distinguir as configurações de descrição, cClass, CST e cBenef dos itens comuns, e assim no momento de geração da GIA (Guia de Informações e Apuração do ICMS) a partir dos dados da NF3e, tais informações constassem corretamente. Ou seja, energia fatura separada de energia compensada.
Consumo tarifa branca
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Fora de ponta: definição de item para contabilização de consumo no posto tarifário fora ponta, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta TUSD: definição de item, para contabilização da abertura do item de consumo fora ponta, com valor referente a TUSD. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta TE: definição de item, para contabilização da abertura do item de consumo fora ponta, com valor referente a TE. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Intermediária: definição de item para contabilização de consumo no posto tarifário intermediário, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Intermediária TUSD: definição de item, para contabilização da abertura do item de consumo intermediário, com valor referente a TUSD. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Intermediária TE: definição de item, para contabilização da abertura do item de consumo intermediário, com valor referente a TE. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta: definição de item para contabilização de consumo no posto tarifário ponta, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta TUSD: definição de item, para contabilização da abertura do item de consumo ponta, com valor referente a TUSD. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta TE: definição de item, para contabilização da abertura do item de consumo ponta, com valor referente a TE. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Complemento mínimo: definição de item para contabilização de consumo mínimo, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Complemento mínimo TUSD: definição de item, para contabilização da abertura do item de consumo mínimo, com valor referente a TUSD. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Complemento mínimo TE: definição de item, para contabilização da abertura do item de consumo mínimo, com valor referente a TE. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Consumo energia de reserva
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Baixa/Alta convencional: definição de item para contabilização de consumo no horário reservado, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta: definição de item para contabilização de consumo reservado no posto tarifário fora ponta, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta: definição de item para contabilização de consumo reservado no posto tarifário ponta, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Consumo TUSD/TE
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Baixa/Alta convencional TUSD: definição de item para contabilização de consumo convencional, com valor referente a TUSD, aplicado tanto para alta quanto para baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Baixa/Alta convencional TE: definição de item para contabilização de consumo convencional, com valor referente a TE, aplicado tanto para alta quanto para baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta TUSD (sazonal): definição de item para contabilização de consumo sazonal no posto tarifário ponta, com valor referente a TUSD. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta TE (sazonal): definição de item para contabilização de consumo sazonal no posto tarifário ponta, com valor referente a TE. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta TUSD (sazonal): definição de item para contabilização de consumo sazonal no posto tarifário fora ponta, com valor referente a TUSD. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta TE (sazonal): definição de item para contabilização de consumo sazonal no posto tarifário fora ponta, com valor referente a TE. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Irrigação TUSD (sazonal/convencional): definição de item para contabilização de consumo irrigante, com valor referente a TUSD, aplicado tanto para sazonalidade quanto para convencional. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Irrigação TE (sazonal/convencional): definição de item para contabilização de consumo irrigante, com valor referente a TE, aplicado tanto para sazonalidade quanto para convencional. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Irrigação consumo separado TUSD: definição de item para contabilização de consumo separado irrigante, com valor referente a TUSD, aplicando item com ação de soma. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Irrigação consumo separado TE: definição de item para contabilização de consumo separado irrigante, com valor referente a TE, aplicando item com ação de soma. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Energia especial TUSD: definição de item para contabilização de consumo com valor referente a TUSD, de UC alta tensão, que utilize energia especial e especialidade de cálculo para isenção de ICMS.
- Energia especial TE: definição de item para contabilização de consumo com valor referente a TE, de UC alta tensão, que utilize energia especial e especialidade de cálculo para isenção de ICMS.
Demanda
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Máxima: definição de item para contabilização de demanda máxima faturada, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Máxima não lida: definição de item para contabilização de demanda máxima não faturada, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta (sazonal): definição de item para contabilização de demanda sazonal faturada no posto tarifário ponta, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta não lida (sazonal): definição de item para contabilização de demanda sazonal não faturada no posto tarifário ponta, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta (sazonal): definição de item para contabilização de demanda sazonal faturada no posto tarifário fora ponta, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta não lida (sazonal): definição de item para contabilização de demanda sazonal não faturada no posto tarifário fora ponta, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Complementar máxima: definição de item para contabilização de demanda complementar, aplicada a UCs alta tensão reconhecidas como sazonais, que não registraram dentro de doze ciclos de fraturamento, no mínimo, três demandas faturadas maiores ou iguais às contratadas.
- Complementar na ponta: definição de item para contabilização de demanda complementar na ponta, aplicada a UCs alta tensão reconhecidas como sazonais, que não registraram dentro de doze ciclos de fraturamento, no mínimo, três demandas faturadas maiores ou iguais às contratadas.
- Complementar fora de ponta: definição de item para contabilização de demanda complementar fora ponta, aplicada a UCs alta tensão reconhecidas como sazonais, que não registraram dentro de doze ciclos de fraturamento, no mínimo, três demandas faturadas maiores ou iguais às contratadas.
- Máxima (multa demanda): definição de item para contabilização de multa por quebra de contrato de demanda. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta (multa demanda): definição de item para contabilização de multa por quebra de contrato de demanda, referente ao valor no posto tarifário ponta. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta (multa demanda): definição de item para contabilização de multa por quebra de contrato de demanda, referente ao valor no posto tarifário fora ponta. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Consumo reativo
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Baixa/Alta convencional: definição de item para contabilização de consumo reativo, tanto de alta quanto baixa tensão. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- UFER na ponta: definição de item para contabilização de consumo reativo excedente, o chamado UFER, especificamente no posto tarifário ponta. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- UFER fora de ponta: definição de item para contabilização de consumo reativo excedente, o chamado UFER, especificamente no posto tarifário fora ponta. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- UFER horário reservado: definição de item para contabilização de consumo reativo excedente, o chamado UFER, especificamente no horário reservado. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Demanda reativa
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Máxima: definição de item para contabilização de demanda reativa máxima faturada, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- DMCR na ponta: definição de item para contabilização de demanda reativa máxima faturada, especificamente no posto tarifário ponta. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- DMCR fora de ponta: definição de item para contabilização de demanda reativa máxima faturada, especificamente no posto tarifário fora ponta. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Ultrapassagens
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Máxima: definição de item para contabilização de ultrapassagem máxima de demanda faturada, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Na ponta (sazonal): definição de item para contabilização de ultrapassagem máxima de demanda faturada, especificamente no posto tarifário ponta. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Fora de ponta (sazonal): definição de item para contabilização de ultrapassagem máxima de demanda faturada, especificamente no posto tarifário fora ponta. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Acréscimos de valores de consumo
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Encargo aquisição emergencial: se trata de um item utilizado para atendimento de resolução antiga e já revogada. Contudo, há a necessidade de mante-lo no sistema, pois caso haja pagamentos de faturas antigas este item será utilizado.
- Encargo capacidade emergencial: se trata de um item utilizado para atendimento de resolução antiga e já revogada. Contudo, há a necessidade de mante-lo no sistema, pois caso haja pagamentos de faturas antigas este item será utilizado.
- Adicional bandeira amarela: definição de item para contabilização de adicional de bandeira amarela, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Adicional bandeira vermelha: definição de item para contabilização de adicional de bandeira vermelha, seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
Impostos
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- ICMS: definição de item para contabilização de ICMS na fatura, seu lançamento é efetuado conforme legislação estadual em vigor.
- PIS/PASEP: definição de item para contabilização de PIS/PASEP na fatura, seu lançamento é efetuado conforme legislação federal em vigor.
- COFINS: definição de item para contabilização de COFINS na fatura, seu lançamento é efetuado conforme legislação federal em vigor.
- CSLL: definição de item para contabilização de CSLL na fatura, seu lançamento é efetuado conforme legislação federal em vigor.
- IRRF consumo: definição de item para contabilização de IRRF sobre o consumo na fatura, seu lançamento é efetuado conforme legislação federal em vigor.
- IRRF demanda: definição de item para contabilização de IRRF sobre a demanda na fatura, seu lançamento é efetuado conforme legislação federal em vigor.
- (-) Abatimento base ICMS: definição de item para atendimento a medida provisória (MP) 255/2022, onde houve a decisão de reduzir a alíquota do ICMS aplicado sobre serviços essenciais de 25% para 17%, assim para cálculo dessa diferença cobrada a mais, deve-se cadastrar este item com ação negativa.
- (+) Abatimento base ICMS: definição de item para atendimento a medida provisória (MP) 255/2022, onde houve a decisão de reduzir a alíquota do ICMS aplicado sobre serviços essenciais de 25% para 17%, assim para cálculo dessa diferença cobrada a mais, deve-se cadastrar este item com ação positiva.
Transferência indicadores
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
Observação
Os valores de DIC e FIC são calculados a partir do sistema E2 COD Indicadores e posteriormente encaminhados ao E2 Comercial.
- DDIC mensal: definição de item para contabilização do indicador DIC mensal; este será lançado em fatura como um crédito em função de eventual violação dos indicadores e prazos estabelecidos pela ANEEL.
- FFIC mensal: definição de item para contabilização do indicador FIC mensal; este será lançado em fatura como um crédito em função de eventual violação dos indicadores e prazos estabelecidos pela ANEEL.
- DMIC mensal: definição de item para contabilização do indicador DMIC mensal; este será lançado em fatura como um crédito em função de eventual violação dos indicadores e prazos estabelecidos pela ANEEL.
- DICRI mensal: definição de item para contabilização do indicador DICRI mensal; este será lançado em fatura como um crédito em função de eventual violação dos indicadores e prazos estabelecidos pela ANEEL.
- DDIC trimestral: definição de item para contabilização do indicador DIC trimestral; este será lançado em fatura como um crédito em função de eventual violação dos indicadores e prazos estabelecidos pela ANEEL.
- FFIC trimestral: definição de item para contabilização do indicador FIC trimestral; este será lançado em fatura como um crédito em função de eventual violação dos indicadores e prazos estabelecidos pela ANEEL.
- DDIC anual: definição de item para contabilização do indicador DIC anual; este será lançado em fatura como um crédito em função de eventual violação dos indicadores e prazos estabelecidos pela ANEEL.
- FFIC anual: definição de item para contabilização do indicador FIC anual; este será lançado em fatura como um crédito em função de eventual violação dos indicadores e prazos estabelecidos pela ANEEL.
Consumidor Livre
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Encargo de conexão (kWh ponta): definição de item para contabilização do consumo de energia no posto tarifário ponta, para os consumidores livres.
- Encargo de conexão (kWh fora ponta): definição de item para contabilização do consumo de energia no posto tarifário fora ponta, para os consumidores livres.
- Demanda ponta: definição de item para contabilização da demanda faturada no posto tarifário ponta, para os consumidores livres.
- Demanda fora de ponta: definição de item para contabilização da demanda faturada no posto tarifário fora ponta, para os consumidores livres.
- Demanda ponta (Multa demanda): definição de item para contabilização de multa por quebra de contrato, referente a demanda faturada no posto tarifário ponta, para os consumidores livres.
- Demanda fora de ponta (Multa demanda): definição de item para contabilização de multa por quebra de contrato, referente a demanda faturada no posto tarifário fora ponta, para os consumidores livres.
- Ultrapassagem ponta: definição de item para contabilização de ultrapassagem de demanda, no posto tarifário ponta, para os consumidores livres. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Ultrapassagem fora de ponta: definição de item para contabilização de ultrapassagem de demanda, no posto tarifário fora ponta, para os consumidores livres. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- UFER ponta: definição de item para contabilização de consumo reativo excedente, o chamado UFER, especificamente no posto tarifário ponta, para consumidores livres. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- UFER fora de ponta: definição de item para contabilização de consumo reativo excedente, o chamado UFER, especificamente no posto tarifário fora ponta, para consumidores livres. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- DMCR ponta: definição de item para contabilização de demanda reativa máxima faturada, especificamente no posto tarifário ponta, para consumidores livres. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- DMCR fora de ponta: definição de item para contabilização de demanda reativa máxima faturada, especificamente no posto tarifário fora ponta, para consumidores livres. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Contrato de conexão: definição de item para contabilização do valor referente ao contrato de conexão informado no cadastro do consumidor livre.
Observação
O Contrato de Conexão é um documento que formaliza as condições para a conexão do consumidor livre ao sistema elétrico. Ele é firmado entre o consumidor e a distribuidora (ou transmissora), estabelecendo as responsabilidades de cada parte em relação à conexão, incluindo aspectos técnicos, prazos, encargos e limites operacionais.
- Encargo conta COVID: definição de item para contabilização do encargo conta COVID, especificamente de consumidores livres. O encargo conta COVID, foi criado para arrecadação de recursos a fim de cobrir déficits ou antecipar receitas de distribuidoras por conta da pandemia de coronavírus (COVID-19)
- Escassez hídrica: definição de item para contabilização do encargo conta escassez hídrica, especificamente de consumidores livres. Este encargo foi criado por conta das condições extremas e adversas para geração de energia, o que tornou sua geração ainda mais custosa.
Demanda
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- TUSD desconto faturamento mensal ponta: definição de item para aplicação de desconto e recuperação do faturamento mensal, no posto tarifário ponta, aplicado aos consumidores livres.
- TUSD desconto faturamento mensal fora ponta: definição de item para aplicação de desconto e recuperação do faturamento mensal, no posto tarifário fora ponta, aplicado aos consumidores livres.
- TUSD recupera ajuste retroativo ponta (+): definição de item para aplicação de recuperação e ajuste retroativa do faturamento, no posto tarifário ponta, aplicado aos consumidores livres.
- TUSD recupera ajuste retroativo fora ponta (+): definição de item para aplicação de recuperação e ajuste retroativa do faturamento, no posto tarifário fora ponta, aplicado aos consumidores livres.
- TUSD desconto ajuste retroativo ponta (-): definição de item para aplicação de desconto e recuperação retroativa do faturamento, no posto tarifário ponta, aplicado aos consumidores livres.
- TUSD desconto ajuste retroativo fora ponta (-): definição de item para aplicação de desconto e recuperação retroativa do faturamento, no posto tarifário fora ponta, aplicado aos consumidores livres.
kWh
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- TUSD desconto faturamento mensal ponta: definição de item para aplicação de desconto e recuperação referente ao consumo faturado mensal, no posto tarifário ponta, aplicado aos consumidores livres.
- TUSD recupera ajuste retroativo ponta (+): definição de item para aplicação de recuperação e ajuste referente ao consumo faturado retroativo, no posto tarifário ponta, aplicado aos consumidores livres.
- TUSD recupera ajuste retroativo ponta (-): definição de item para aplicação de desconto e ajuste referente ao consumo faturado retroativo, no posto tarifário ponta, aplicado aos consumidores livres.
TUSD geração/TUST
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Demanda ponta (TUSD geração): definição de item para contabilização de demanda utilizada no posto tarifário ponta, para consumidores livres do tipo TUSD geração.
- Ultrapassagem (TUSD geração): definição de item para contabilização de ultrapassagem de demanda, para consumidores livres do tipo TUSD geração.
- Demanda na ponta (TUST): definição de item para contabilização de demanda utilizada no posto tarifário ponta, para consumidores livres do tipo TUST.
- Demanda fora de ponta (TUST): definição de item para contabilização de demanda utilizada no posto tarifário fora ponta, para consumidores livres do tipo TUST.
- Demanda na ponta (Multa demanda): definição de item para contabilização de multa por quebra de contrato, referente a demanda contratada no posto tarifário ponta, para os consumidores livres.
- Demanda fora de ponta (Multa demanda): definição de item para contabilização de multa por quebra de contrato, referente a demanda contratada no posto tarifário fora ponta, para os consumidores livres.
- DMCR na ponta (TUST): definição de item para contabilização de demanda reativa máxima faturada, especificamente no posto tarifário ponta, para consumidores livres do tipo TUST.
- DMCR fora de ponta (TUST): definição de item para contabilização de demanda reativa máxima faturada, especificamente no posto tarifário fora ponta, para consumidores livres do tipo TUST.
- Ultrapassagem na ponta (TUST): definição de item para contabilização de ultrapassagem de demanda, especificamente no posto tarifário ponta, para consumidores livres do tipo TUST.
- Ultrapassagem fora de ponta (TUST): definição de item para contabilização de ultrapassagem de demanda, especificamente no posto tarifário fora ponta, para consumidores livres do tipo TUST.
- Contrato de conexão (TUSD): definição de item para contabilização do valor referente ao contrato de conexão, informado no cadastro do consumidor livre, para consumidores livres do tipo TUSD.
- Contrato de conexão (TUST): definição de item para contabilização do valor referente ao contrato de conexão, informado no cadastro do consumidor livre, para consumidores livres do tipo TUST.
Demanda
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Desconto faturamento mensal ponta: definição de item para aplicação de desconto e recuperação do faturamento mensal, no posto tarifário ponta, aplicado aos consumidores livres do tipo geração.
- Desconto faturamento mensal fora de ponta: definição de item para aplicação de desconto e recuperação do faturamento mensal, no posto tarifário fora ponta, aplicado aos consumidores livres do tipo geração.
- Recupera ajuste retroativo ponta (+): definição de item para aplicação de recuperação e ajuste referente ao consumo faturado retroativo, no posto tarifário ponta, aplicado aos consumidores livres do tipo geração.
- Recupera ajuste retroativo fora ponta (+): definição de item para aplicação de recuperação e ajuste referente ao consumo faturado retroativo, no posto tarifário fora ponta, aplicado aos consumidores livres do tipo geração.
- Desconto ajuste retroativo ponta (-): definição de item para aplicação de desconto e recuperação retroativa do faturamento, no posto tarifário ponta, aplicado aos consumidores livres do tipo geração.
- Desconto ajuste retroativo fora ponta (-): definição de item para aplicação de desconto e recuperação retroativa do faturamento, no posto tarifário fora ponta, aplicado aos consumidores livres do tipo geração.
TUSD suprimento
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Encargo de conexão (kWh ponta): definição de item para contabilização do consumo de energia no posto tarifário ponta, para os consumidores livres do tipo suprimento.
- Encargo de conexão (kWh fora ponta): definição de item para contabilização do consumo de energia no posto tarifário fora ponta, para os consumidores livres do tipo suprimento.
- Demanda ponta: definição de item para contabilização da demanda faturada no posto tarifário ponta, para os consumidores livres do tipo suprimento.
- Demanda fora de ponta: definição de item para contabilização da demanda faturada no posto tarifário fora ponta, para os consumidores livres do tipo suprimento.
- Demanda ponta (Multa demanda): definição de item para contabilização de multa por quebra de contrato, referente a demanda faturada no posto tarifário ponta, para os consumidores livres do tipo suprimento.
- Demanda fora de ponta (Multa demanda): definição de item para contabilização de multa por quebra de contrato, referente a demanda faturada no posto tarifário fora ponta, para os consumidores livres do tipo suprimento.
- Ultrapassagem ponta: definição de item para contabilização de ultrapassagem de demanda, no posto tarifário ponta, para os consumidores livres do tipo suprimento. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Ultrapassagem fora de ponta: definição de item para contabilização de ultrapassagem de demanda, no posto tarifário fora ponta, para os consumidores livres do tipo suprimento. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- UFER ponta: definição de item para contabilização de consumo reativo excedente, o chamado UFER, especificamente no posto tarifário ponta, para consumidores livres do tipo suprimento. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- UFER fora de ponta: definição de item para contabilização de consumo reativo excedente, o chamado UFER, especificamente no posto tarifário fora ponta, para consumidores livres do tipo suprimento. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- DMCR ponta: definição de item para contabilização de demanda reativa máxima faturada, especificamente no posto tarifário ponta, para consumidores livres do tipo suprimento. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- DMCR fora de ponta: definição de item para contabilização de demanda reativa máxima faturada, especificamente no posto tarifário fora ponta, para consumidores livres do tipo suprimento. Seu lançamento em fatura, é efetuado conforme ocorrência deste tipo de consumo.
- Contrato de conexão: definição de item para contabilização do valor referente ao contrato de conexão informado no cadastro do consumidor livre do tipo suprimento.
Geração distribuída baixa tensão
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Crédito do saldo da geração: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração.
- Crédito do saldo da geração meses anteriores: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração, de meses anteriores.
- Crédito do saldo da geração uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora.
- Crédito do saldo da geração meses ant uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD de meses anteriores, utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora.
- Complemento do custo de disponibilidade: definição de item para contabilização de lançamento de custo de disponibilidade, quando a geração GD abater todo consumo na fatura.
- Compl. do custo de disponibilidade TUSD: definição de item para contabilização de lançamento de custo de disponibilidade com abertura do valor pela TUSD, quando a geração GD abater todo consumo na fatura.
- Compl. do custo de disponibilidade TE: definição de item para contabilização de lançamento de custo de disponibilidade com abertura do valor pela TE, quando a geração GD abater todo consumo na fatura.
- Crédito do saldo da geração GD II: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição GD II.
- Crédito do saldo da geração GD II meses ant.: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição GD II, de meses anteriores.
- Crédito do saldo da geração GD III: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição GD III.
- Crédito do saldo da geração GD III meses ant.: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição GD III, de meses anteriores.
- Crédito saldo geração GD II uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD II utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora pertencente ao grupo de transição GD II.
- Crédito saldo geração GD II meses ant. uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD II de meses anteriores, utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora pertencente ao grupo de transição GD II.
- Crédito saldo geração GD III uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD III utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora pertencente ao grupo de transição GD III.
- Crédito saldo geração GD III meses ant. uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD III de meses anteriores, utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora pertencente ao grupo de transição GD III.
- Uso de injeção - TUSDg: definição de item para contabilização do valor referente a cobrança realizada sobre UCs GDs, quando estas injetam energia no sistema.
Geração distribuída alta tensão
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Crédito do saldo da geração convencional: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração sazonal na ponta: definição de item para contabilização da geração de saldo, no posto tarifário ponta, a partir de micro geração de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração sazonal fora ponta: definição de item para contabilização da geração de saldo, no posto tarifário fora ponta, a partir de micro geração de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração convencional meses anteriores: definição de item para contabilização da utilização de saldo gerado em meses anteriores, a partir de micro geração de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração sazonal na ponta meses anteriores: definição de item para contabilização da utilização de saldo gerado em meses anteriores, no posto tarifário ponta, a partir de micro geração de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração sazonal fora ponta meses anteriores: definição de item para contabilização da utilização de saldo gerado em meses anteriores, no posto tarifário fora ponta, a partir de micro geração de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração GD II sazonal na ponta meses anteriores: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD II gerado em meses anteriores, no posto tarifário ponta, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição II de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração GD II sazonal na ponta: definição de item para contabilização de saldo GD II, no posto tarifário ponta, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição II de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração GD II sazonal fora ponta meses anteriores: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD II gerado em meses anteriores, no posto tarifário fora ponta, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição II de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração GD II sazonal fora ponta: definição de item para contabilização de saldo GD II, no posto tarifário fora ponta, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição II de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração GD III sazonal na ponta meses anteriores: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD III gerado em meses anteriores, no posto tarifário ponta, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição III de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração GD III sazonal na ponta: definição de item para contabilização de saldo GD III, no posto tarifário ponta, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição III de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração GD III sazonal fora ponta meses anteriores: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD III gerado em meses anteriores, no posto tarifário fora ponta, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição III de UC alta tensão.
- Crédito do saldo da geração GD III sazonal fora ponta: definição de item para contabilização de saldo GD III, no posto tarifário fora ponta, a partir de micro geração pertencente ao grupo de transição III de UC alta tensão.
- Ultrapassagem - TUSDg: definição de item para contabilização de valor adicional a ser cobrado, quando a demanda de injeção estabelecida for ultrapassada. Esta demanda é cadastrada em E2 Comercial > Alta tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Cadastro > Troca de microgeração > Novo > Aba Contrato injeção. Para apenas consultar qual o contrato cadastrado, acessar E2 Comercial > Alta tensão > Unidade consumidora > Buscar pela UC > Duplo clique > Aba Ligação > Clicar no ícone de Lupa ao lado do campo Microgeração > Aba Contrato injeção.
Geração distribuída irrigante
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Crédito saldo geração irrigante: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração de UC irrigante.
- Crédito saldo da geração irrig. meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo gerado em meses anteriores, a partir de micro geração de UC irrigante.
- Crédito saldo da geração irrig. uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD, utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora irrigante.
- Crédito saldo geração irrig. meses ant. uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD de meses anteriores, utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora irrigante.
- Crédito saldo geração GD II irrig.: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração de UC irrigante pertencente ao grupo de transição II.
- Crédito saldo geração GD II irrig. meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD II gerado em meses anteriores, a partir de micro geração de UC irrigante pertencente ao grupo de transição II.
- Crédito saldo geração GD II irrig. UC vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD II, utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora irrigante pertencente ao grupo de transição II.
- Crédito saldo geração GD II irrig. meses ant. uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD II de meses anteriores, utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora irrigante pertencente ao grupo de transição II.
- Crédito saldo geração GD III irrig.: definição de item para contabilização da geração de saldo, a partir de micro geração de UC irrigante pertencente ao grupo de transição III.
- Crédito saldo geração GD III irrig. meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD III gerado em meses anteriores, a partir de micro geração de UC irrigante pertencente ao grupo de transição III.
- Crédito saldo geração GD III irrig. UC vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD III, utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora irrigante pertencente ao grupo de transição III.
- Crédito saldo geração GD III irrig. meses ant. uc vinc.: definição de item para contabilização do saldo GD III de meses anteriores, utilizado por UCs vinculadas, recebido a partir de sua geradora irrigante pertencente ao grupo de transição III.
Geração distribuída tarifa branca
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Crédito do saldo da geração na ponta: definição de item para contabilização da geração de saldo no posto tarifário ponta, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da ger. NP meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo gerado, no posto tarifário ponta, em meses anteriores, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da geração intermediário: definição de item para contabilização da geração de saldo no posto tarifário intermediário, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da ger. intermed. meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo gerado, no posto tarifário intermediário, em meses anteriores, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da geração fora ponta: definição de item para contabilização da geração de saldo no posto tarifário fora ponta, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da ger. FP meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo gerado, no posto tarifário fora ponta, em meses anteriores, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da geração GD II na ponta (branca): definição de item para contabilização da geração de saldo GD II, no posto tarifário ponta, a partir de micro geração de UC tarifa branca pertencente ao grupo de transição II.
- Crédito do saldo da geração GD II na ponta (branca) meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD II, gerado no posto tarifário ponta, em meses anteriores, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da geração GD II fora ponta (branca): definição de item para contabilização da geração de saldo GD II, no posto tarifário fora ponta, a partir de micro geração de UC tarifa branca pertencente ao grupo de transição II.
- Crédito do saldo da geração GD II fora ponta (branca) meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD II, gerado no posto tarifário fora ponta, em meses anteriores, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da geração GD II intermediário (branca): definição de item para contabilização da geração de saldo GD II, no posto tarifário intermediário, a partir de micro geração de UC tarifa branca pertencente ao grupo de transição II.
- Crédito do saldo da geração GD II intermediário (branca) meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD II, gerado no posto tarifário intermediário, em meses anteriores, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da geração GD III na ponta (branca): definição de item para contabilização da geração de saldo GD III, no posto tarifário ponta, a partir de micro geração de UC tarifa branca pertencente ao grupo de transição III.
- Crédito do saldo da geração GD III na ponta (branca) meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD III, gerado no posto tarifário ponta, em meses anteriores, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da geração GD III fora ponta (branca): definição de item para contabilização da geração de saldo GD III, no posto tarifário fora ponta, a partir de micro geração de UC tarifa branca pertencente ao grupo de transição III.
- Crédito do saldo da geração GD III fora ponta (branca) meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD III, gerado no posto tarifário fora ponta, em meses anteriores, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
- Crédito do saldo da geração GD III intermediário (branca): definição de item para contabilização da geração de saldo GD III, no posto tarifário intermediário, a partir de micro geração de UC tarifa branca pertencente ao grupo de transição III.
- Crédito do saldo da geração GD III intermediário (branca) meses ant.: definição de item para contabilização da utilização de saldo GD III, gerado no posto tarifário intermediário, em meses anteriores, a partir de micro geração de UC tarifa branca.
Aferição
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Crédito compensação laudo aferição: definição de item para contabilização do crédito de laudo de aferição.
- Débito compensação laudo aferição: definição de item para contabilização do débito de laudo de aferição.
Atualização monetária
Multa
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Multa por atraso: definição de item para contabilização, da multa calculada pelo sistema, quando o consumidor pagar a fatura após o vencimento. O valor cobrado pelo atraso será apresentado neste item.
- Multa por atraso (Iluminação Pública): definição de item para contabilização da multa calculada pelo sistema, neste caso, apenas sobre a iluminação pública.
- Multa por atraso cons. anterior: definição de item para contabilização da multa calculada pelo sistema, neste caso, para o consumidor titular anterior da UC. Esse item será utilizado, nos casos em que ocorre a troca de titularidade e o consumidor anterior possui dívidas, neste caso o sistema realiza o cálculo da multa sobre as dívidas e através deste item, faz o lançamento da cobrança para o consumidor anterior.
- Multa por atraso (Outras faturas): definição de item para contabilização da multa calculada pelo sistema, neste caso, apenas sobre outras faturas.
- Multa enc. aquisição emerg.: definição descontinuada.
- Multa enc. cap. emergencial: definição descontinuada.
Juros
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Juros: definição de item para contabilização, dos juros calculados pelo sistema, quando o consumidor pagar a fatura após o vencimento. O valor dos juros cobrado pelo atraso será apresentado neste item.
- Juros (Iluminação Pública): definição de item para contabilização dos juros calculados pelo sistema, neste caso, apenas sobre a iluminação pública.
- Juros por atraso cons. anterior: definição de item para contabilização dos juros calculados pelo sistema, neste caso, para o consumidor titular anterior da UC. Esse item será utilizado, nos casos em que ocorre a troca de titularidade e o consumidor anterior possui dívidas, neste caso o sistema realiza o cálculo dos juros sobre as dívidas e através deste item, faz o lançamento da cobrança para o consumidor anterior.
- Juros/atraso cons. ant.(Iluminação pública): definição de item para contabilização dos juros, apenas sobre a iluminação pública, calculados pelo sistema, neste caso, para o consumidor titular anterior da UC. Esse item será utilizado, nos casos em que ocorre a troca de titularidade e o consumidor anterior possui dívidas, neste caso o sistema realiza o cálculo dos juros sobre as dívidas e através deste item, faz o lançamento da cobrança para o consumidor anterior.
- Juros por atraso (Outras faturas): definição de item para contabilização dos juros calculados pelo sistema, neste caso, apenas sobre outras faturas.
- Juros (Parcelamento): definição de item para contabilização dos juros calculados pelo sistema, quando o parâmetro localizado em E2COM > Comercial > Parametrização > Taxas e serviços > Juros e correção no parcelamento estiver com a opção Somente no pagamento selecionada. Será utilizado este item para cobrança dos juros na fatura seguinte a cada quitação de parcela da dívida total.
IGP-M
Itens de correção com base no IGP-M, para serem utilizados para cálculos específicos que utilizam o IGP-M.
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Correção monetária: definição de item para contabilização de correção monetária, quando o pagamento da fatura é realizado com atraso, e quando o cliente opta por fazer a cobrança de correção.
- Correção monetária (Iluminação Pública): definição de item para contabilização de correção monetária, neste caso, apenas sobre a iluminação pública.
- Correção por atraso cons. anterior: definição de item para contabilização da cobrança da correção, calculados pelo sistema, neste caso, para o consumidor titular anterior da UC. Esse item será utilizado, nos casos em que ocorre a troca de titularidade e o consumidor anterior possui dívidas, neste caso o sistema realiza o cálculo da correção sobre as dívidas e através deste item, faz o lançamento da cobrança para o consumidor anterior.
- Correção/atraso cons. ant.(Iluminação pública): definição de item para contabilização da cobrança da correção, sobre a iluminação pública dos consumidores que deixaram de ser titulares de uma UC e tinham faturas em aberto durante a troca.
- Correção por atraso (Outras faturas): definição de item para contabilização da cobrança da correção sobre outras faturas.
- Correção do desvio de energia: definição descontinuada.
- Correção monetária (Parcelamento): definição de item para contabilização da correção calculada pelo sistema, quando o parâmetro localizado em E2COM > Comercial > Parametrização > Taxas e serviços > Juros e correção no parcelamento estiver com a opção Somente no pagamento selecionada. Será utilizado este item para cobrança da correção na fatura seguinte a cada quitação de parcela da dívida total.
- Débito juros/corr. Do valor retificado pago: definição de item para contabilização, quando ocorrer uma retificação de fatura paga em que o consumidor pagou a mais, será devolvido o valor pago a mais na próxima fatura, e esse valor pode ser devolvido/corrigido. É por este item que o valor de juros e correção será lançado.
- Débito diferença a maior na correção IGPM: definição de item para contabilização, referente à compensação de valores na correção de valores IGP-M.
- Correção de valor de duplicidade: definição de item para contabilização, que será utilizado para ajustar o valor de duplicidade quando necessário.
- Crédito correção comp. Laudo aferição: definição de item para contabilização da correção do crédito do laudo de aferição.
- Débito correção comp. Laudo aferição: definição de item para contabilização da correção do débito do laudo de aferição.
IPCA
Itens de correção com base no IPCA, para serem utilizados para cálculos específicos que utilizam o IPCA.
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Correção monetária: definição de item para contabilização de correção monetária, quando o pagamento da fatura é realizado com atraso, e quando o cliente opta por fazer a cobrança de correção.
- Correção monetária (Iluminação Pública): definição de item para contabilização de correção monetária, neste caso, apenas sobre a iluminação pública.
- Correção por atraso cons. anterior: definição de item para contabilização da cobrança da correção, calculados pelo sistema, neste caso, para o consumidor titular anterior da UC. Esse item será utilizado, nos casos em que ocorre a troca de titularidade e o consumidor anterior possui dívidas, neste caso o sistema realiza o cálculo da correção sobre as dívidas e através deste item, faz o lançamento da cobrança para o consumidor anterior.
- Correção/atraso cons. ant.(Iluminação pública): definição de item para contabilização da cobrança da correção, sobre a iluminação pública dos consumidores que deixaram de ser titulares de uma UC e tinham faturas em aberto durante a troca.
- Correção por atraso (Outras faturas): definição de item para contabilização da cobrança da correção sobre outras faturas.
- Correção monetária (Parcelamento): definição de item para contabilização da correção calculada pelo sistema, quando o parâmetro localizado em E2COM > Comercial > Parametrização > Taxas e serviços > Juros e correção no parcelamento estiver com a opção Somente no pagamento selecionada. Será utilizado este item para cobrança da correção na fatura seguinte a cada quitação de parcela da dívida total.
- Débito juros/corr. Do valor retificado pago: definição de item para contabilização, quando ocorrer uma retificação de fatura paga em que o consumidor pagou a mais, será devolvido o valor pago a mais na próxima fatura, e esse valor pode ser devolvido/corrigido. É por este item que o valor de juros e correção será lançado.
- Débito diferença a maior na correção: definição de item para contabilização, referente à compensação de valores na correção de valores IPCA.
- Correção de valor de duplicidade: definição de item para contabilização, que será utilizado para ajustar o valor de duplicidade quando necessário.
- Crédito correção comp. Laudo aferição: definição de item para contabilização da correção do crédito do laudo de aferição.
- Débito correção comp. Laudo aferição: definição de item para contabilização da correção do débito do laudo de aferição.
Outros
Todos os itens aqui definidos, são previamente cadastrados em E2 Comercial > Faturamento > Listas > Faturamento > Itens de fatura.
- Desconto no consumo: definição descontinuada.
- Taxa iluminação pública: definição de item para contabilização de iluminação pública.
- Pagto duplicidade (devolução): definição de item para contabilização do valor que deve ser devolvido em uma fatura que o pagamento ocorreu em duplicidade.
- Crédito fatura negativa: definição de item para contabilização quando houver retificação de fatura paga, se essa for retificada a menor, o valor pago a mais é lançado através desse item para que seja devolvido na próxima fatura.
- Débito fatura negativa: definição de item para contabilização quando houver retificação de fatura paga, se essa for retificada a menor, será utilizado esse item para diminuir da fatura retificada o valor cobrado a mais.
- Crédito retificação negativa: definição descontinuada.
- Débito retificação negativa: definição descontinuada.
- Crédito de desconto de pagto em dia: definição de item para contabilização do desconto de pagamento em dia caso o parâmetro Gerar desconto pagto em dia na seção Cálculo de fatura esteja configurado para isso.
- Lacre rompido: definição de item para contabilização da cobrança da taxa referente à violação do lacre.
- Desvio energia(recuperação): definição de item para contabilização utilizado no cálculo da irregularidade de consumo. Cobrando do consumidor a quantidade de kWh de consumo desviado.
- Custo administrativo: definição de item para contabilização do custo administrativo que é passado pela ANEEL. Esse valor será incluído no cálculo da irregularidade de consumo.
- Parcelamento cheque: definição de item para contabilização do parcelamento de cheques, nos casos em que o consumidor paga alguma conta de energia com cheque, sendo que este não tem fundo de modo que vem a retornar. Por esse motivo, agora o valor terá que ser parcelado para ser cobrado do consumidor.
- Parcelamento: definição de item para contabilização do parcelamento do consumidor. Após realizar um parcelamento de fatura em aberto, as parcelas serão automaticamente geradas nas outras cobranças da UC.
- Entrada antecipada parcelamento: definição de item para contabilização da entrada do parcelamento, definida em E2CRM > Iniciar atendimento > Selecionar a UC > Solicitação de serviço > Parcelar dívidas > Selecionar as dívidas em aberto que deseja parcelar > Mais opções > Parcelar contas > Informar os campos necessários incluindo o “Valor entrada” > Gerar entrada.
- Aferição: definição de item para contabilização do serviço de aferição, quando constatado durante a aferição que o medidor estava dentro dos limites permitidos.
- Ligação normal: definição de item para contabilização da taxa de religação normal.
- Ligação urgente: definição de item para contabilização da taxa de religação urgente.
- Desligamento programado: definição de item para contabilização da taxa de desligamento, porém para quando o desligamento for do tipo programado, em que o consumidor pede para ser desligado.
- Religação programada: definição de item para contabilização da taxa de religação programada, quando o consumidor pede para ser religado em determinado dia.
- Visita técnica: definição de item para contabilização da visita técnica, por exemplo, quando o consumidor solicita a religação de sua UC, porém desiste quando a equipe chega ao local. Neste caso a visita pode ser cobrada.
- Participação financeira: definição de item para contabilização quando o consumidor possui negociação em obras no sistema E2Adm.
- Tarifa de correio: definição de item para contabilização do serviço postal, caso o consumidor opte pela entrega da fatura em outro local que não seja na própria UC e a entrega, seja através dos correios.
- Emissão de 2ª via: definição de item para contabilização quando ocorre a solicitação de 2ª Via de sua fatura, sendo realizada a cobrança de uma taxa definida pela ANEEL, neste campo que será cadastrado o item para cobrança da taxa.
- Zeramento da fatura (programa social): definição de item para contabilização de programas sociais que zeram a fatura de energia. Distribuidoras do estado do Paraná, por exemplo, que possuem um programa do governo do estado chamado Luz fraterna.
- Zeramento encargo (programa social): definição descontinuada.
- Retificação fatura: definição de item para contabilização de diferença de retificação de fatura.
- PIS / PASEP faturado: definição descontinuada. O sistema gera um item interno à cobrança de PIS/PASEP.
- COFINS faturado: definição descontinuada. O sistema gera um item interno à cobrança de COFINS.
- Cobrança medição tensão: definição de item para contabilização da taxa a ser cobrada do consumidor quando ele realizar uma reclamação do nível de tensão, e durante a análise for constatado que está dentro dos limites.
- Débito diferença a maior ret. arrecad. definição de item para contabilização de valores recebidos pela arrecadação, no caso em que esse valor é maior que o valor da fatura a que se refere. O item será lançado para o consumidor/UC em Outras cobranças.
- Débito diferença a menor ret. arrecad.: definição de item para contabilização de valores recebidos pela arrecadação, no caso em que esse valor é menor que o valor da fatura a que se refere. O item será lançado para o consumidor/UC em Outras cobranças.
- Penalidade suspensão indevida (Regra própria): definição de item para contabilização para compensação do corte indevido, quando cliente utilizar regra própria.
- Penalidade suspensão indevida (Resolução): definição de item para contabilização para compensação do corte indevido, quando cliente utilizar a regra da resolução configurada no campo Regra para suspensão indevida apresentado na seção Taxas e serviços.
- Taxa auto religado: definição de item para contabilização da taxa de auto religação, quando o consumidor se religa por conta própria.
- Ressarcimento: definição de item para contabilização quando é encerrado um ressarcimento de danos elétricos deferido, e nele foi escolhido que a forma de devolução do dinheiro será em ocorrência na próxima fatura. Dessa forma é usado esse item de fatura, que será lançado para o consumidor.
- Desconto Pagto em dia: definição de item para contabilização do desconto de pagamento em dia caso o parâmetro Gerar desconto pagto em dia na seção Cálculo de fatura esteja configurado para isso.
- 2º BCC reprovado: definição de item para aplicação de cobrança a partir da 2ª vistoria de ligação nova, pois conforme estabelece a resolução 1000, apenas a primeira vistoria é isenta, as demais podem ser cobradas pela distribuidora. Assim como os demais itens de fatura, este deve ser cadastrado em conjunto com a equipe de contabilidade, que determinará com exatidão quais as configurações adequadas para o mesmo. Contudo, algumas das configurações padrões para este item são.
Valores de taxa
Para encontrar os valores a serem preenchidos nos campos de taxa, deve-se consultar a resolução homologatória de reajuste tarifário da distribuidora e navegar até a tabela intitulada Serviços cobráveis (art. 623 da REN 1000/2021).
- Entradas não pagas: definição de item para contabilização de entradas não pagas.
- Medição de tensão – Compensação: definição de item para contabilização da compensação ao consumidor, isso quando houve uma reclamação de nível de tensão e durante a análise é constatado que a tensão está fora dos limites estabelecidos, então a distribuidora tem um prazo para realizar a normalização, de modo que, ao ultrapassar esse prazo, é feita a compensação através deste item de fatura.
- Parcelamento de fatura (Outras faturas): definição de item para contabilização para quando o pagamento da fatura é feito em parcelas, através do cadastro desta configuração desta UC, primeiramente em E2COM > Baixa Tensão > Selecionar UC > Cadastro > Trocas > Parcelamento de faturas, configurar para aceitar o parcelamento. Logo depois, acessar o caminho E2COM > Baixa Tensão > Selecionar UC > Faturamento > Dados de faturamento > Novo e configurar a forma como será feita este parcelamento. O sistema utilizará este item para gerar Outras faturas.
- Zeramento de fatura abaixo do mínimo: definição de item para contabilização, quando a distribuidora utiliza o recurso de zeramento de fatura até R$ XX,XX no parâmetro Quitar faturas por valor mínimo. O sistema lançará este item para zerar a fatura do mês que não atingiu o valor mínimo definido nos parâmetros.
- Faturar valor pendente (mínimo): definição de item para contabilização do valor que será lançado, após zerar a fatura, através do item selecionado para ser faturado no próximo mês.
- 2ª via – declaração quitação anual débitos: definição de item para contabilização da taxa caso o consumidor solicite uma 2ª via da declaração de não débitos em determinado ano.
- Compensação conforme atr. 151: definição de item para contabilização das compensações, caso algum prazo do relatório de qualidade de atendimento seja ultrapassado.
- Vistoria de padrão de medição: definição de item para contabilização do valor da cobrança de vistoria de padrão de medição, caso o parâmetro Cobrar vistoria de padrão da seção Taxas e serviços, esteja configurado como Sim.
- Mudança de padrão de medição: definição de item para contabilização do valor da cobrança da mudança de padrão de medição, caso o parâmetro Cobrar troca de padrão da seção Taxas e serviços. Esteja configurado como Sim.
- Taxa de categorização: definição de item para contabilização do valor da cobrança de categorização do padrão de medição. Geralmente cobrado em situações onde o consumidor opta por uma categorização maior que a necessária para atender sua unidade. Assim como os demais itens de fatura, este deve ser cadastrado em conjunto com a equipe de contabilidade, que determinará com exatidão quais as configurações adequadas para o mesmo. Contudo, algumas das configurações padrões para este item são.
- Taxa de memória de massa: definição de item para contabilização da taxa de solicitação de memória de massa.
- Outros créditos – ICMS em Juízo: definição de item para contabilização utilizado para aplicação na especialidade de cálculo ICMS em juízo.