Serviços
Objetivo
A parametrização é uma das partes fundamentais do sistema, pois é neste espaço onde as regras de funcionamento são definidas, restrições de operação são estabelecidas, entre outras configurações. Assim, este manual, fará a apresentação das parametrizações de serviços explanando quais seus impactos conforme a opção/preenchimento escolhida.
Sistema
Para acessar as parametrizações de serviços deve-se seguir o seguinte caminho.
- Caminho: E2 Comercial > Início > Parametrização > Serviços.
Parametrização
As configurações referentes a serviços são divididas em algumas abas, todas elas devem ser configuradas.
Geral
Usa equipe na geração de serviços
Selecionando a opção Sim, define se o E2COD irá utilizar a equipe que já vem parametrizada nos parâmetros do E2COM ou se deverão ser configuradas novamente nos parâmetros do E2COD.
Solicitação de Fornecimento RN 1000
Selecionando a opção Sim, o encerramento do mês no CRM não irá obrigar a inserção dos Prazos de Vistoria. Selecionando a opção Não, será obrigatório que os serviços de Vistoria Boletim cadastral BT/AT e Vistoria de Ligação BT/AT estejam com prazos informados para que seja possível encerrar o Mês do CRM.
Gerar solicitações para
- Boletim cadastral: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação de uma UC classificada como baixa tensão, este será o serviço de ligação.
- Boletim vistoria: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação de uma UC classificada como baixa tensão, este será o serviço de vistoria.
- Boletim cadastral – Irrigante: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação de uma UC classificada como baixa tensão irrigante, este será o serviço de ligação.
- Boletim vistoria – Irrigante: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação de uma UC classificada como baixa tensão irrigante, este será o serviço de vistoria.
- Construção do padrão de medição: selecionando a opção Sim, poderá selecionar o serviço utilizado para lançamento de uma ODS de Medição em E2COM > CRM > Iniciar atendimento > Selecionar consumidor > Consumidor > Outros > Lançar ODS – medição.
- Serviço corte: selecionando a opção Sim, será possível definir o serviço que será lançado para suspensão de fornecimento de energia. Caso contrário, selecionando a opção Não, não será lançado serviço no E2COD e o resultado do corte deverá ser lançado pelo sistema E2COM.
- Equipe corte: selecionar a equipe responsável pela suspensão de fornecimento de energia, caso o parâmetro Serviço corte seja ativado.
- Troca de titularidade: selecionando a opção Sim, será possível definir o serviço que será lançado para realização de uma troca de titularidade. Caso contrário, selecionando a opção Não, esta opção ficará desativada e esse processo será realizado sem a realização de serviço, ou seja, não será gerado serviço para o E2 COD.
- Equipe troca de titularidade: selecionar a equipe responsável pela troca de titularidade, caso o parâmetro Troca de titularidade seja ativado.
- Análise de serviço da UC: definição descontinuada.
- Coletar memória de massa: define o serviço utilizado para o processo de coleta de memória de massa.
Aferição de medidores
- Troca medidor: define o serviço que será utilizado no processo de troca de medidor.
- Inspeção: define o serviço que será utilizado no processo de inspeção.
- Reinstalação de medidor aferido: define o serviço que será utilizado no processo de reinstalação de medidor aferido.
- Retirada de medidor: define o serviço que será utilizado no processo de retirada de medidor.
- Instalação do novo medidor: define o serviço que será utilizado no processo de instalação de um novo medidor.
- Troca de medição – aferição externa: define o serviço que será utilizado no processo de aferição externa.
- Instalação do novo medidor em série: define o serviço que será utilizado no processo de instalação de medidor para aferição em série.
- Retirada de medidor em série: define o serviço que será utilizado no processo de retirada de medidor instalado para aferição em série.
- Tempo de aferição em série: define, em dias, o tempo para realização da aferição em série.
- Prazo máximo para o cons. contestar o laudo: define, em dias, o prazo máximo para que o consumidor realize a contestação do laudo da aferição.
Troca de modalidade tarifária
- Tipo boletim: define o serviço que será utilizado no processo de troca de modalidade tarifária.
Gerar solicitações para alta tensão
- Boletim cadastral AT: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação de uma UC classificada como alta tensão, este será o serviço de ligação.
- Boletim vistoria AT: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação de uma UC classificada como alta tensão, este será o serviço de vistoria.
- Boletim cadastral AT – Irrigante: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação de uma UC classificada como alta tensão irrigante, este será o serviço de ligação.
- Boletim vistoria AT – Irrigante: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação de uma UC classificada como alta tensão irrigante, este será o serviço de vistoria.
Programa de universalização (RN 488/12)
- Boletim cadastral: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação com o programa de incentivo Universalização 488/12, este será o serviço de ligação.
- Boletim vistoria: define qual serviço será utilizado para o pedido de ligação com o programa de incentivo Universalização 488/12, este será o serviço de vistoria.
Outros
Religações automáticas
- Gera serviço religação automática: selecionando a opção Sim, será possível definir o serviço que será utilizado para as religações automáticas de UCs com o fornecimento de energia suspenso. Na qual foram quitadas suas dívidas, que originaram o corte. Os campos Agendar religações automáticas e Define intervalo serv. Relig. Auto ficará disponível para configuração.
- Equipe: selecionar equipe responsável pelo serviço parametrizado no campo Gera serviço religação automática.
- Agendar religações automáticas: selecionando a opção Sim, será possível configurar os campos, Horas de verificação da arrecadação, e Verificar somente em dias úteis. O primeiro é responsável por configurar o horário que o sistema irá verificar a baixa das faturas revisadas. Já o segundo, define se a verificação será feita somente em dias úteis.
- Define intervalo ser. relg. auto: selecionando a opção Sim, será possível configurar o campo Intervalo geração do serviço, este campo irá definir em minutos, de quanto em quanto tempo o sistema estará conferindo se existe uma possível UC para religar e estará gerando o processo.
- Considerar como dívida fat. venc.: selecionando este parâmetro, será considerado como dívida faturas vencidas e não reavisadas quando o campo estiver como Sim, consequentemente o campo Se vencidas à ficará habilitado para configuração, neste campo deverá informar a quantidade de dias após o vencimento que o sistema deve considerar uma fatura como vencida.
- Posto de atendimento: define os postos de atendimento para a geração dos serviços.
Vistoria de aumento de carga
- Serviço: define o serviço que será utilizado para o serviço de aumento de carga.
Obras de alteração de carga
- Finalidade: definir a finalidade para geração de obra para alteração de carga.
- Tipo de projeto: definir o tipo de projeto para geração de obra para alteração de carga.
Vistoria de padrão de medição
- Serviço: define o serviço utilizado para realização de vistoria da UC, gerada no caminho E2COM > Comercial > Vistoria da UC.
- Equipe: define equipe responsável pelo serviço de Vistoria da UC.
Mudança de padrão de medição
- Mudança de padrão: define o serviço que será utilizado no processo de mudança de padrão de medição da UC.
- Equipe: define equipe responsável pelo serviço de mudança de padrão.
- Reformar padrão – Ligação direta: define o serviço que será utilizado no processo de o Reformar padrão – Ligação direta.
- Equipe: define equipe responsável pelo serviço de Reformar padrão – Ligação direta.
- Reformar padrão – Padrão temporário: define o serviço que será utilizado no processo de o Reformar padrão – Padrão temporário.
- Equipe: define equipe responsável pelo serviço de Reformar padrão – Padrão temporário.
- Desligamento por reforma no padrão: define o serviço que será utilizado no processo de Desligamento por reforma no padrão.
Solicitações
Geral
- Equipe (serviços via internet): define a equipe responsável pela realização dos serviços solicitados por meio da Agência Virtual.
- Define ocorrências ao cadastrar solicitações: selecionando este CheckBox, será apresentada uma tela ao selecionar o serviço solicitado pelo E2COD, para inserir os serviços efetuados.
- Imprimir boletim e protocolo ao gravar os boletins: definição descontinuada
- Imprimir protocolo ao cadastrar solicitações: selecionando este CheckBox, será apresentado o protocolo de serviço para impressão no cadastro da solicitação de serviço.
- Gerar descrição fixa nas solicitações: selecionando este CheckBox, define que ficará fixo o tipo de serviço em sua descrição, ou seja, ficará fixo no campo descrição do protocolo de serviço.
- Exibir mensagem de dívidas na solicitação: selecionando este CheckBox, define que será exibida uma mensagem das dívidas do consumidor ao fazer uma solicitação de serviço.
- Guarda leitura/lacres no corte: selecionando a opção Sim, no lançamento do resultado do corte, uma janela será apresentada para informar os dados.
- Local lacre: definir o local onde o lacre do corte será inserido. Este campo ficará disponível para configuração apenas se o campo Guardar leitura/lacres no corte for selecionado como Sim.
- Guarda motivo cancelamento no corte: selecionando a opção Sim, caso ocorra o cancelamento do corte, no momento do lançamento uma janela será apresentada para informar o motivo do cancelamento.
- Gerar descrição fixa nas solicitações de obra “Alteração de Carga/ Solicitação Fornecimento”: selecionando a opção Sim, no momento da realização de vistoria, para uma solicitação de fornecimento ou alteração de carga, caso o processo seja reprovado e encaminhado para obra, ao gerar um novo processo de vistoria vinculado a este, pelo sistema E2 Administrativo, gerará uma observação fixa automática Gerado por necessidade de obra ou Geração automática – Encaminhado obra. Caso selecionar a opção Não, o processo irá seguir seu fluxo normal, sem gerar uma descrição fixa e trazendo as descrições antigas do E2COM e E2ADM.
CRM
Gerar solicitações no CRM para ocorrências emergenciais de
- Interrupção do fornecimento: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Reclamação > Qualidade > Interrupção no Fornecimento - Falta de energia.
- Fio partido: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Reclamação > Rede / Manutenção > Cabo partido.
- Postes: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Reclamação > Rede / Manutenção > Poste.
- Transformador: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Reclamação > Rede / Manutenção > Transformador.
- Verificação de leitura do medidor: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Outros > Verificação de leitura do medidor.
- Rompimento elo fusível/disjuntor: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Outros > Rompimento do Elo fusível/Disjuntor.
- Iluminação pública: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Informação > Iluminação Pública.
- Outros: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Reclamação > Qualidade > Outros.
Atendimentos sem UC
Permite que sejam registradas as ocorrências emergenciais por pessoas que não são clientes da empresa. Para isso devem ser configurados os serviços para as ocorrências.
- Falta de energia: define serviço utilizado do tipo emergencial para atendimentos sem UC, em Reclamação > Qualidade > Interrupção no Fornecimento - Falta de energia.
- Fio partido: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Reclamação > Rede / Manutenção > Cabo partido.
- Postes: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Reclamação > Rede / Manutenção > Poste.
- Transformador: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Reclamação > Rede / Manutenção > Transformador.
- Outros: define serviço utilizado do tipo emergencial, em Reclamação > Qualidade > Outros.
CRM – Risco de vida
- Classificação: define a classificação para solicitação do tipo Emergencial > Risco de vida.
Agência virtual
- Posto atendimento WEB: define o posto de atendimento que ficará registrado nas solicitações geradas pela agência virtual.
Desligamento/Religação
Gera serviço de religação
Define o serviço utilizado para a religação normal de UCs com fornecimento de energia suspenso, ou setadas como desligamento programado.
Serviço religação com urgência
Define o serviço utilizado pra religação de urgência para UCs com fornecimento de energia suspenso, ou setadas como desligamento programado.
Serviço religação programada
Define o serviço utilizado para a religação programada para UCs setadas como desligamento programado.
Vistoria de ligação (Contrato novo – BT)
Define o serviço que será utilizado na vistoria de pedido de ligação para UCs de baixa tensão já existentes.
Pedido de ligação (Contrato novo – BT)
Define o serviço que será utilizado no pedido de ligação para UCs de baixa tensão já existentes.
Vistoria de ligação (Contrato novo – AT)
Define o serviço que será utilizado na vistoria de pedido de ligação para UCs de alta tensão já existentes.
Pedido de ligação (Contrato novo – AT)
Define o serviço que será utilizado no pedido de ligação para UCs de alta tensão já existentes.
Suspensão indevida
- Motivo de desligamento: selecionar o motivo de desligamento informado para UCs onde foi constatado o corte indevido.
- Religação: define serviço para religação de UCs cortadas indevidamente.
- Equipe religação: define equipe que realizará o serviço de religação.
- Serv. Efet. No deslig./Relig.: define o serviço que será informado como serviço efetuado na conclusão da religação, para casos em que a UC já está religada.
Encerramento de contrato
- Serviço: define o serviço para o encerramento contratual, o lançamento deste serviço é realizado em E2COM > Comercial > Cobrança > Gerar serviço > Gerar serviço.
- Equipe: definir equipe responsável pelo serviço configurado para o encerramento de contrato.
- Motivo de desligamento: define o motivo de desligamento informado na UC após concluir o serviço de encerramento contratual.
Desligamento técnico
- Equipe: define a equipe responsável pela realização do desligamento técnico, a solicitação é realizada em Baixa tensão > Serviços > Solicitar > Selecionar o serviço para Desligamento técnico.
- Motivo de desligamento: define o motivo de desligamento padrão para o desligamento programado.
- Prazo do aviso de adequação (dias): define o prazo em dias que o consumidor possui para adequação do padrão de medição.
- Gera vistoria deslig. Técnico automático: define se o sistema gera vistoria de desligamento técnico automaticamente.
- Hora de geração serviço vistoria: caso o parâmetro Gera vistoria deslig. Técnico automático esteja com a opção Sim selecionada, definirá a hora que será realizada a geração da vistoria.
Impedimento de leitura
- Prazo do aviso de adequação (dias): define em dias o prazo de adequação do padrão de leitura.
Ligação provisória
- Motivo desligamento: define o motivo informado para a UC até que ela seja ligada.
Horário comercial
Na tabela com os horários da semana, deverá selecionar os checkbox para ajustar os dias e horários em que os atendimentos da distribuidora serão realizados.
A tabela possui quatro colunas de horários, duas referentes ao período matutino e duas para o período vespertino. Ao selecionar o checkbox será possível clicar sobre os horários que estão na mesma linha do checbox para definir os horários de funcionamento. Mas se o checkbox não for marcado, então os campos de horário permanecerão desabilitados para edições.
Usa horário comercial para religação normal
Define se o horário comercial será utilizado para religação normal.
Usa horário comercial para religação de urgência
Define se o horário comercial será utilizado para religação de urgência.